Dora the Explorer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Dora the Explorer
Dora the Explorer
Dora, a Exploradora (PT)
Dora, a Aventureira (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 minutos
Criador(es) Chris Gifford
Valerie Walsh Valdes
Eric Weiner
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) George S. Chialtas

Gary Conrad Henry Lenardin-Madden Sherie Pollack Arnie Wong

Produtor(es) Nickelodeon Animation Studios
Apresentador(es) Dora e Botas
Elenco Caitlin Sanchez
Kathleen Herles
Harrison Chad
Jake Burbage
Ashley Fleming
Jose Zelaya
Marc Weiner
Sasha Toto
Regan Mizrahi
Tema de abertura "Dora, a aventureira"
por Joshua Sitron e Billy Straus
Tema de
encerramento
"Dora, a aventureira"
(instrumental quando não é exibido um jogo)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Nickelodeon
Transmissão original 14 de Agosto de 2000 - presente
N.º de temporadas 8
N.º de episódios 118
Cronologia
Programas relacionados Go, Diego, Go

Dora the Explorer (br: Dora, a Aventureira / pt: Dora, a Exploradora) é uma série de televisão animada criada por Chris Gifford, Valerie Walsh e Eric Weiner e produzida pela Nickelodeon Animation Studios. O primeiro episódio da série foi ao ar em 1999 porém tornou-se uma série regular a partir de 2000. O show é exibido na rede de televisão Nickelodeon no bloco Nick Jr..

O desenho tem caráter educativo e apresenta Dora, uma simpática menina e seu amigo Botas, um macaco de botas vermelhas. Juntos Dora e Botas viverão aventuras pelo infinito mundo ajudando seus amigos e ensinando os telespectadores a falarem inglês.

Alguns profissionais ligados a necessidades educativas especiais recomendam esse desenho para crianças com autismo, devido aos apoios visuais durante toda a comunicação dos personagens com a criança espectadora.

No Brasil a série começou a ser exibido pela Nickelodeon (em canal fechado) no bloco Nick Jr.. Alguns anos depois ela começou a ser exibida pela RedeTV! (em canal aberto) no bloco TV Clubinho por um curto tempo em 2006 e desde 2010 é exibido pela TV Cultura (também em canal aberto) no bloco Quintal da Cultura.

A série também foi vendida em DVD no Brasil e já foi lançado um "Pack: Dora, a aventureira" com dois DVDS tendo no total 8 episódios outros 2 DVDS também foram lançados.

Em Portugal a série começou a ser exibida pela Nickelodeon no bloco Nick Jr.. Depois o desenho começou a ser exibido na RTP2 no programa ZigZag. Logo após, com a estreia do canal Nick Portugal, o programa passou a ser exibido na Nick Portugal.

Estrutura dos episódios[editar | editar código-fonte]

Cada episódio segue sempre um padrão regular, com algumas variações, em termos de enredo e lugares.

  • Os episódios sempre começam com Dora e um amigo (geralmente Botas) se apresentando até um problema ocorrer e eles precisarem viajar até um determinado local para desfazer esse problema.
  • Dora pede para que o telespectador chame o Mapa. O Mapa sai e canta sua música (que geralmente é encurtada em alguns episódios) e ele mostra 3 lugares dos quais Dora tem que percorrer (com algumas exceções em alguns episódios) sendo que o último é o local do qual Dora quer ir.
  • Durante o percurso Dora e Botas muitas vezes encontram problemas pelos caminhos e pedem ajuda aos telespectadores para resolvê-los ou encontrá-los.
  • Ao chegarem em um dos lugares Dora e Botas passam por um desafio para atravessá-lo sempre com a ajuda do telespectador e após resolvê-lo o Trio aparece comemorando a vitória deles.
  • Sempre ao saírem de algum local Dora pergunta ao telespectador para onde é que eles vão e ela espera um pouco aguardando a resposta.
  • Durante o caminho geralmente aparece uma pessoa, animal ou até mesmo objeto que falam inglês e que somente Dora consegue compreendê-los. Ela pede ajuda ao telespectador traduzindo o que a pessoa diz para resolver o problema.
  • Durante o caminho Raposo aparece e tenta roubar o objeto de alguém. Dora pede ao telespectador para falar "Raposo não pegue!" 3 vezes para impedi-lo de roubar o objeto. Quando ele é impedido Raposo estala os dedos falando "Puxa vida!" e vai embora, mas quando não é impedido (por falta de tempo) ele pega o objeto e o joga bem longe para que ninguém o ache. Quando isso acontece Dora pede outra vez ajuda aos telespetadores para achá-lo.
  • Também quando é preciso de algum objeto do qual Dora e Botas não tem em suas mãos para resolver um problema Dora pede para que o telespectador chame a Mochila. Do mesmo jeito que o Mapa a Mochila canta uma música (que geralmente é encurtada em alguns episódios) e depois pede ajuda ao telespectador para achar o objeto que a Dora quer no meio de vários.
  • Finalmente ao chegarem no local do qual eles queriam ir Dora, Botas e os personagens que apareceram no episódio cantam comemorando "Conseguimos!" e vão recapitulando o trajeto percorrido.
  • Após terminarem a viagem Dora, Botas e o acompanhante do episódio aparecem juntos no final e perguntam ao telespectador qual foi a parte favorita dele e eles esperam um pouco aguardando a resposta, depois Dora, Botas e o acompanhante dizem suas partes favoritas e se despedem.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Dora Marques - Dora, a personagem principal, é uma jovem que embarca em uma viagem em cada episódio, a fim de encontrar alguém ou algo que precise de ajuda. Ela pede aos telespectadores em casa para ajudá-la a encontrar novas maneiras de chegar a lugares com a ajuda do mapa. Ela também ensina os telespectadores a língua inglesa (na dublagem original é espanhol), introduzindo-lhes palavras e frases curtas no idioma. Dora tem uma visão positiva dos personagens que ela conhece, nem sequer guarda rancor contra a raposa travessa, Raposo, que constantemente tenta roubar itens de seus amigos. Dora conserva seus valores familiares, a quem ela ama de forma aberta, embora ela passe pouco tempo dentro de casa. Ela tenta apresentar tradições e costumes para aqueles que não estão familiarizados com eles. Dora tem seu apreciador que é Botas, que se tornou seu melhor amigo quando ela salvou as botas vermelhas dele de serem roubadas por Raposo. Dora gosta de esportes. Ela jogou num time de beisebol com Botas e seus outros amigos e foi treinada por seu pai. Ela adora e se destaca no futebol. Dora também é música, hábil em tocar flauta de madeira. Dora é americana (na versão original ela é latina). Nos conceitos iniciais de Dora, ela era uma menina loira de ascendência europeia. O personagem foi originalmente baseado em uma sobrinha, Lilli, de Rick Velleu, um dos criadores do programa.
  • Botas (Boots) - O macaco Botas, que Dora encontrou um dia na floresta, é seu melhor amigo. Ele é simpático e entusiasmado, e normalmente usa suas botas vermelhas, daí o seu nome. Ele é azul com a barriga amarela. Seus pais são semelhantes, com variações nos olhos, roupa, altura e pele. Botas está presente com Dora na maioria de suas aventuras, e ele a ajuda a resolver enigmas. Ele também gosta de beisebol e está na equipe de Dora. Ele gosta de andar no Red, o caminhão de bombeiros. Botas é atlético e energético. Ele realiza uma série de acrobacias, flips, cambalhotas e piruetas ao longo do caminho até seu destino. Seu peso leve também o faz fácil de transportar, mesmo para Dora. Dora muitas vezes atua como a voz da razão. Botas gosta de muitas coisas. O mais importante, porém, é que Botas ama Dora, tal como ele expressa em inúmeros episódios.
  • Raposo (Swiper) - Raposo é uma raposa que usa máscara azul e luvas, é o antagonista da série e aparece em quase todos os episódios. Raposo só rouba ou tenta roubar itens-chave que ajudam Dora em suas aventuras. Para evitar que Raposo pegue suas coisas, Dora deve dizer a frase: "Raposo, não pegue!". Normalmente, ela consegue impedi-lo de roubar seus itens, e Raposo vai para longe, estalando os dedos e dizendo: "Puxa vida!". Às vezes, no entanto, ele pega o item antes que Dora diga a frase. Raposo nunca parece realmente desejar o objeto que ele rouba, já que ele joga o objeto fora ou o esconde de Dora. Ele vive em uma toca em cima do Monte Blueberry. Raposo é rápido e ágil, e construiu alguns veículos e aparelhos para ajudá-lo a roubar coisas. Apesar de roubar objetos de Dora, ela demonstra que quer ser amigo dele e sempre tenta ajudá-lo assim como ela faz com os outros amigos dela. Da mesma forma, se Dora precisar da ajuda dele, ele irá ajudá-la da mesma maneira.
  • Trio Party (Fiesta Trio) - Sempre que Dora e Botas são bem sucedidos em uma determinada parte de sua busca o Trio Party aparece de aparentemente do nada para felicitar Dora e comemorando por um segundo com uma música. O Trio Party é um grupo de três animais de pequeno porte: um gafanhoto, um caracol, e um sapo.
  • Mochila (Backpack) - Mochila roxa de Dora que oferece o que a Dora precisa para completar suas missões. A mochila é uma mochila mágica conhecida por produzir itens enormes como escadas múltiplas, dois trajes espaciais completos (cada um para Dora e Botas) e outros itens que simplesmente não poderia caber dentro dela. Mochila parece ter um monte de espaço extra dentro de seu tecido a ser realizado em uma área tão pequena. Foi dada a Dora como um presente por sua mãe e pai. Para fazer a Mochila abrir Dora pede os telespectadores em casa para dizer "Mochila". A mochila em seguida canta uma música (muitas vezes cortadas nos episódios) e pede os telespectadores em casa para escolher o que Dora precisa entre o conteúdo da mochila. Depois de escolher o objeto todo o resto dos objetos volta para a Mochila que diz: "Nham, nham, nham, nham, nham! Delicious!" ("Delicioso!")
  • Mapa (Map) - O Mapa é quem fornece orientação de viagens e conselhos. O Mapa fica constantemente guardado em um bolso lateral na mochila e para fazer o Mapa sair Dora pede os telespectadores em casa para dizer "Mapa". O Mapa em seguida canta uma música (muitas vezes cortadas nos episódios) e mostra aos telespectadores 3 locais onde Dora terá que passar e em alguns episódios ele avisa se terá estrelas nas missões ou não. O Mapa é praticamente mágico já que a cada episódio ele mostra lugares diferentes dos mostrados no episódio anterior.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Isa - Isa é uma iguana 9 anos de idade e uma amiga muito próxima de Dora e Botas. Isa é uma jardineira habilidosa que gosta de fazer as plantas crescerem principalmente flores de todos os tipos. Às vezes suas habilidades para resolver problemas para seus amigos. Isa também parece ter um pouco de uma queda por Botas, pois eles se conheceram quase no mesmo dia que Dora. Ela trata bem tanto a Dora quanto o Botas, mas igualmente Isa sempre cumprimenta Botas mais timidamente do que Dora.
  • Tico - Tico é um esquilo amigo de Dora que vive na floresta e que fala inglês (na dublagem original: espanhol) e raramente português. Ele usa um colete colorido listrado e geralmente é visto dirigindo seu pequeno carro amarelo. Ele tem a pele roxa, um corpo redondo e pequenos braços e pernas triangulares. A função de Tico no desenho é para ajudar Dora a ensinar as palavras e frases em inglês. Sempre que Dora vai alertar Tico sobre alguma coisa ela sempre pede que os telespectadores em casa para dizer juntamente com dela uma palavra em inglês. Em alguns episódios um personagem de língua inglesa diferente aparece no lugar de Tico (como o Mister Tucan).
  • Benny - Benny é um Touro amigo da Dora, que mora em um celeiro, adora comer, e muitas vezes faz passeios em um balão de ar quente. Ele é azul com chifres um pouco amarelos, anda sobre as patas traseiras, é um pouco mais alto do que Dora e usa uma bandana azul com bolinhas brancas em volta do pescoço. Benny, por vezes, fornece Dora com algo que ela precisa em sua busca atual.
  • Velho Duende Rabugento - Um duende amarelo, peludo e rabugento que vive debaixo de uma ponte da qual Dora e Botas atravessam na maioria de suas aventuras. Sempre que eles tentam passar pela ponte Rabugento aparece e lhes propõe um desafio para atravessarem-na. Mesmo sempre razinza e rabugento como seu nome sugere no fundo ele é um ser bom.
  • Diego - Primo da Dora. Mora no "Centro de Resgate de Animais" e vive salvando os animais dos perigos junto de sua irmã mais velha Alicia e o Bebê Onça. Além de falar inglês Diego também tem o dom de falar com os animais (que nesta série são incompreensíveis, mas que em Go, Diego, Go falam a língua humana). Ele também é o protagonista do spin-off Go, Diego, Go.
  • Mommy - Mãe da Dora. Trabalha como arqueóloga.
  • Daddy - Pai da Dora.
  • Grandma - Avó da Dora. Foi uma exploradora como a neta na sua infância e foi ela quem deu o bolso de estrelas para ela ser uma caçadora de estrelas aventureiras.
  • Alicia/Deise (prima da Dora)
  • Blue (Trem azul)
  • Red (Carro de bombeiro vermelho)

Dublagem[editar | editar código-fonte]

  • Estúdio: Audio News
  • Mídia: TV Paga
  • Direção: Aline Ghezzi
  • Tradução: Sandra Brum
Personagem Dublagem Brasil
Dora Marques Adriana Torres
Botas

Caio César

Mapa Rodrigo Antas
Raposo Marco Ribeiro
Maribel July Povoas
Valn Márcia Coutinho
Mochila Fernanda Baronne
Diego Matheus Périssé

Vozes Adicionais:
Aline Ghezzi, Bia Menezes, Renan Ribeiro

Fonte: Nickelodeon

Ligações externas[editar | editar código-fonte]