Dorinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Dora "Dorinha"
Língua original Português
Morada Bairro do Limoeiro
Idade Por volta de 5 a 10 anos
Origem Brasil
Série Turma da Mônica
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Dorinha é uma personagem da Turma da Mônica, uma revista em quadrinhos brasileira. Assim como Luca, ela foi uma personagem criada em 2004 por Mauricio de Sousa com deficiência física, no caso, cegueira. Ela já nasceu com o problema, mas nem assim ela deixa de ser uma criança normal. É orientada por um cão-guia da raça labrador chamado Radar. Por não enxergar, ela desenvolveu sua audição e olfato, e demonstra entender bastante as linguagens dos cães. Ela de vez em quando usa uma bengala quando está sem seu cachorro. Além disso, ela gosta de cachorros como o Radar e o Monicão. Como vários outros personagens da Turma da Mônica, Dorinha foi inspirada em Dorina Nowill, falecida em 2010 e que presidiu o "Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos", conhecida atualmente como "União Mundial dos Cegos". Também deficiente visual, criou a Fundação Dorina Nowill, para cegos.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.