Doritos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Doritos (literalmente, a partir de espanhol mexicano Doradito ou Doritos) é um salgadinho de tortilla que foi lançado em 1964 no mercado norte-americano pela Alex Foods, somente na costa oeste, com formato triangular e crocante, no sabor original de milho torrado. No ano seguinte a marca foi comprada pela Frito-Lay, passando a ter uma distribuição mais abrangente. O biscoito foi desenvolvido por Arch West.

Início[editar | editar código-fonte]

Nessa época, o produto era posicionado como aperitivo para latinos, sendo direcionado mais para esse público. Um novo sabor foi adicionado ao produto em 1969 com o lançamento do sabor taco. No ano de 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente. Foi nessa época que ocorreu o lançamento do sabor mais popular do produto, o queijo nacho, que foi relançado em 1992 com o nome de Nacho Cheesier.


Doritos sabor queijo nacho.

Popularidade[editar | editar código-fonte]

No ano de 1973, o ator Avery Schreiber estrelou um comercial que enfatizava o alto barulho de Doritos ao ser mastigado. Em 1982 foi lançado o Doritos Crispy Light. Dois anos depois a marca era a preferida entre os adolescentes norte-americanos e começava sua expansão internacional com seu lançamento na Austrália.
Em 1986, o comediante Jay Leno estrelou um comercial de televisão. Ainda nesse mesmo ano a marca ganhou um novo sabor, o Cool Ranch.
No ano de 1989, a versão Light foi reintroduzida no mercado com o nome Doritos Light Tortilla Chips.
Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Fritolay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. Ela aconteceu em 2 de maio em mais de onze mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de "D-Day", fazendo parte do relançamento do novo Doritos Nacho Cheesier. Ainda nesse mesmo ano foram lançados no mercado, como teste experimental nas cidades de Tulsa e Omaha, os novos sabores Doritos Thins Salted e Salsa N’Cheese.
Em 1993, esses novos sabores foram introduzidos nacionalmente com o comediante Chevy Chase estrelando a campanha televisiva. No ano de 1994 foi lançado o Doritos Cooler Ranch. Uma das campanhas publicitárias mais famosas foi lançada em 1996. No ano seguinte foi introduzida a campanha comercial criada pela agência BBDO. Em 1998 foi lançada a versão sem gordura e o Doritos 3D.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Atualmente existem no Brasil os sabores Queijo Nacho, Sweet Chili (apimentado), Doritos Dippas (Milho Branco).