Dormindo com o Inimigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dormindo com o Inimigo
Sleeping with the Enemy
Pôster promocional
 Estados Unidos
1991 • cor • 97 min 
Direção Joseph Ruben[1]
Produção Leonard Goldberg
Roteiro Ronald Bass
Bruce Joel Rubin (sem crédito)
Baseado em Sleeping with the Enemy de Nancy Price [2]
Elenco Julia Roberts
Patrick Bergin
Kevin Anderson
Gênero Drama
Suspense
Idioma Inglês
Música Jerry Goldsmith
Cinematografia John Lindley
Edição George Bowers
Lançamento Estados Unidos 8 de fevereiro de 1991
Portugal 29 de março de 1991
Brasil abril de 1991
Orçamento US$19 milhões[3]
Receita US$174,999,005[3]
Página no IMDb (em inglês)

Sleeping with the Enemy (br/pt: Dormindo com o Inimigo) é um filme de suspense psicológico americano de 1991, baseado no romance homônimo da escritora Nancy Price,[4] dirigido por Joseph Ruben e estrelado por Julia Roberts. Roberts interpreta uma mulher que escapa de seu abusivo, marido obsessivo de Cabo Cod para Cedar Falls, Iowa, onde ela capta a atenção de um professor de teatro universitário gentilmente.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Martin Burney é um homem de boa aparência, bem sucedido e sedutor que a princípio parece ser o homem que Laura sempre quis ter, porém, após o casamento, ele se mostra um marido compulsivo, ciumento e violento que provoca dia a dia o medo em sua esposa, até o ponto em que, durante uma noite tranquila em que os dois estão velejando, acontece uma tempestade e a jovem aproveita para simular seu afogamento e desaparecer, na intenção de fugir de casa, mas fazendo seu marido acreditar que ela está morta, pois só assim ela o impediria de a perseguir.

Abandonando seu passado e seguindo uma nova vida longe de seu suposto viúvo, Laura passa a atender por Sara Waters e logo compra uma nova casa numa cidade do interior e começa a fazer amizade com seu vizinho Ben Woodward, um atraente e divertido professor universitário de dramaturgia que logo se interessa por ela, motivando-a a seguir em frente. Apesar de que ter adotado uma nova personalidade e físico distintos, seu pesadelo conjugal ressuscita quando Martin se dá conta de que fora enganado e que sua ex-mulher está viva e esta logo comprova que seu ex-marido a está buscando. As coisas ficam mais complicadas quando ele descobre que ela tem outro, no caso seu vizinho Ben, por quem ela se apaixona e começa a viver uma amizade colorida, colocando em risco a vida tanto de Ben, quanto da própria Laura, que está sujeita a sofrer as consequências de sua farsa caso seja encontrada por Martin.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

Dormindo com o Inimigo recebeu mista de críticas negativas, o filme detém actualmente uma classificação de 23% 'podre' no Rotten Tomatoes.[6]

Famoso crítico Roger Ebert deu ao filme 1,5 estrelas em seu lançamento, chamando-o de "um filme de terror disfarçado, uma versão da velha fórmula exploração onde a vítima pode correr até o mercado, mas ela não pode se esconder".[7]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

A abertura do filme acabou com as 11 semanas de Home Alone em º1 nas bilheterias.[8] No final de seu prazo, o filme tinha arrecadou $101,599,005 na bilheteria doméstica; com um total internacional de $73,400,000, bruto mundial do filme foi $ $174,999,005; baseado em um orçamento de $19 milhões, o filme foi um sucesso de bilheteria.[9]

Home media[editar | editar código-fonte]

O filme alcançou o 1º lugar nas paradas de aluguel.[10]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de Jerry Goldsmith ganhou o BMI Film Music Award em 1992. O filme foi também nomeado para o Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films Saturn Award de 1992 em quatro categorias: Melhor Atriz (Roberts), Melhor Ator Coadjuvante (Bergin), Melhor Filme de Terror e Melhor Música (Goldsmith).

Remakes[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Línguagem Elenco Diretor Bilheteria
1995 Yaraana Hindi(India) Rishi Kapoor, Madhuri Dixit, Raj Babbar David Dhawan Below Average
1996 Agni Sakshi Hindi(India) Jackie Shroff, Nana Patekar, Manisha Koirala Partho Ghosh Hit
1996 Daraar Hindi(India) Rishi Kapoor, Juhi Chawla, Arbaaz Khan Abbas-Mustan Flop
1997 Pelli Telugu(India) Naveen, Maheswari, Prudhvi Raj Kodi Ramakrishna
1997 Khilona Urdu Meera, Saud Sangeeta Hit
1998 Aval Varuvala Tamil(India) Ajith Kumar, Simran Raajkapoor Average
2002 Koi Mere Dil Se Poochhe Hindi(India) Aftab Shivdasani, Esha Deol, Sanjay Kapoor Vinay Shukla Flop
2013 Coreia Im Sang-soo
2013 "Loobat Al Mawt"(seriado) ar:لعبة الموت Libanês, Sírio & Egipcio Cyrine Abdelnour, ar:عابد فهد, ar:ماجد المصري Laith Hajo, Samer Barqawi

Referências

  1. Granville, Kari (8 de fevereiro de 1991). Joseph Ruben Finally Gets His Crane : Movies: A veteran director of low-budget fare makes it to majors with 'Sleeping With the Enemy.' The Los Angeles Times. Página visitada em 12 de dezembro de 2013.
  2. Nancy Price. Nancy Price - Biography Nancypricebooks.com. Página visitada em 12 de dezembro de 2013.
  3. a b Sleeping with the Enemy no Box Office Mojo
  4. Nancy Price. Nancy Price - Biography Nancypricebooks.com. Página visitada em 12 de dezembro de 2013.
  5. Granville, Kari (25 de fevereiro de 1991). Kevin Anderson Breaks Through : Thanks to 'Sleeping With the Enemy,' Stage Veteran Is a 'New Face' No More The Los Angeles Times. Página visitada em 12 de dezembro de 2013.
  6. Sleeping with the Enemy (em inglês) no Rotten Tomatoes
  7. Sleeping With The Enemy :: rogerebert.com Ebert, Roger (8 de fevereiro de 1991).
  8. WEEKEND BOX OFFICE : 'Sleeping,' 'L.A.' Knock 'Home' Out The Los Angeles Times (12 de fevereiro de 1991).
  9. Sleeping with the Enemy (em inglês) no Box Office Mojo
  10. Hunt, Dennis (5 de setembro de 1991). Video Rental Chart : Sales Reduce 'Home' Rentals The Los Angeles Times.. Página visitada em 12 de dezembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]