Dorothy Gale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dorothy Gale
Dorothy Gale com os sapatinhos prateados, illustrada por William Wallace Denslow em 1900
Nacionalidade Americana
Filho(s) Desconhecido
Ocupação Viver aventuras na Terra de Oz
Gênero literário Feminino

Dorothy Gale é um personagem fictício, protagonista na maioria dos Livros de Oz escritos pelo autor americano L. Frank Baum. Dorothy aparece pela primeira vez no clássico infantil de Baum O Maravilhoso Mágico de Oz e reaparece em muitas outras seqüências. Ela também é a protagonista no clássico filme de 1939, uma adaptação do livro.

Os livros clássicos[editar | editar código-fonte]

Dorothy Gale e seu cachorro Totó foram carregados por um ciclone na fazenda dos tios, em Kansas, e acabaram na imaginária Terra de Oz. Dorothy, depois de viver várias aventuras na companhia do Leão Covarde, do Homem de Lata e do Espantalho, finalmente encontrou o Mágico de Oz, que ajudou-os a resolver seus problemas. O Mágico de Oz (Brasil), ou O Feiticeiro de Oz (Portugal), foi escrito por L. Frank Baum (1856-1919) em 1900. Na maioria dos Livros de Oz, Dorothy é a heroína principal das histórias.

Ela aparece junto ao seu trio de amigos e ainda com a líder de Oz, a Princesa Ozma. O sobrenome de Dorothy, Gale (que significa "Ventania"), é pela primeira vez mencionado no livro Ozma of Oz.

As pessoas que conheceram a Terra de Oz somente através do filme feito em 1939 ou do livro clássico de Baum, O Maravilhoso Mágico de Oz, geralmente dizem que a mensagem principal das experiências de Dorothy pode ser resumida pelo sentimento popular Não existe lugar como a nosso lar. Entretanto, no sexto livro de Oz escrito por Baum, The Emerald City of Oz (1910), Dorothy muda-se para Oz levando com ela seu Tio Henry e sua Tia Emma. Ela torna-se uma princesa de Oz e vive permanentemente lá, sem nenhuma intenção de retornar para o Kansas.

Dorothy está presente em quatorze livros sobre Oz escritos por L. Frank Baum e também é um personagem que freqüentemente aparece nos dezenove livros sobre Oz escritos por Ruth Plumly Thompson. Muitos outros livros sobre Oz que também incluem Dorothy Gale foram escritos, até os dias de hoje.

Os filmes de 1910 e de 1914[editar | editar código-fonte]

Em 1910 L. Frank Baum adaptou seu livro The Wonderful Wizard of Oz em um filme, sendo o primeiro a mostrar a personagem Dorothy Gale, interpretada pela atriz Bebe Daniels. Em 1914 L. Frank Baum adaptou seu livro The Patchwork Girl of Oz em um filme dirigido por J. Farrell MacDonald. Dorothy foi representada no filme pela atriz Mildred Harris, que tinha apenas treze anos de idade.

O filme de 1939 - um clássico[editar | editar código-fonte]

Judy Garland como Dorothy

Levado às telas em 1939, nos primórdios do cinema a cores, o filme The Wizard of Oz inicia-se em preto-e-branco e, a partir da chegada de Dorothy em Oz, as cores surgem.

A adaptação comete algumas "infidelidades" com o livro, a exemplo dos sapatinhos prateados que Dorothy passa a usar em Oz. Mágicos, eles pertenciam à Bruxa Malvada do Leste, morta quando a casa cai-lhe sobre a cabeça: no filme, assumem a cor rubra, de forma tão marcante que passaram a ser símbolo de Oz, de Dorothy e da própria série. O homem de lata era um lenhador transformado pela bruxa que acabara perdendo todos os membros em acidentes em seu trabalho - tendo cada parte do corpo então substituída por outra feita de lata. Ele diz ser um homem de lata feito por um lenhador para trabalhar na floresta.

Dorothy é interpretada por Judy Garland. Shirley Temple chegou a ser cogitada para fazer o papel, mas a grande popularidade de Garland, bem como a sua semelhança com a personificação dada à pequena menina da roça pelo ilustrador William Wallace Denslow (compare as duas imagens deste verbete), fizeram com que esta fosse a escolhida.

Judy Garland recebeu um Óscar especial por esse trabalho.

Aparência[editar | editar código-fonte]

No livro original, Dorothy Gale era uma garota mestiça (branco-escuro) com os cabelos ruivos , mas como filme O Mágico de Oz com a intérprete Judy Garland, Dorothy ficou mais conhecida como uma pré-adolescente branca com os cabelos castanho-escuro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]