Dorudon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDorudon
Ocorrência: Eoceno
Dorudon atrox

Dorudon atrox
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Archaeoceti
Família: Basilosauridae
Subfamília: Dorudontinae
Miller, 1923
Género: Dorudon
Gibbes, 1845
Espécies
  • Dorudon atrox
  • Dorudon serratus

Dorudon que significa "Dente de Lança" foi um género de cetáceos antigos que viveram na mesma era do grande Basilosaurus há 41 a 33 milhões de anos atrás, no Eoceno. Tinham cerca de cinco metros de comprimento e eram provavelmente carnívoros, alimentando-se de pequenos peixes e moluscos. Os Dorudon viveram em mares quentes de todo o mundo. Os seus fósseis foram encontrados na América do Norte, Egipto, bem como no Paquistão, a parte oriental da fronteira do antigo Mar Tétis.

Inicialmente acreditava-se que os Dorudon eram juvenis de Basilosaurus porque os seus fósseis são semelhantes, mas menores. Mas foram classificados como uma espécie diferente com a descoberta de juvenis Dorudon. Embora se pareçam muito com as baleias modernas, aos Basilosaurus e Dorudon falta-lhes o "órgão de melão", que permite aos seus descendentes, baleias modernas, a utilização do ultra-som de uma forma eficaz. Como outros membros da família Basilosauridae, as suas narinas encontram-se a meio do focinho até a parte superior da cabeça. As crias de Dorudon pode ter sido uma das presas do Basilosaurus, como é comprovado pelas marcas de mordida não cicatrizadas em crânios de alguns Dorudon juvenis.

Dorudon atrox, Senckenberg Museum
Pélvis de Dorudon, um exemplo de um órgão vestigial, de um espécime do Museu Nacional de História Natural (EUA) Washington, DC

Na Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

Os Dorudon podem ser visto em alguns documentários sendo o mais notário deles o Walking with Beasts da BBC no episódio "A Baleia Assassina", bem como no documentário Sea Monsters, também da BBC. Em ambos são vistos em interação com o seu parente o Basilosaurus

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.