Dose equivalente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A dose equivalente é uma grandeza física que descreve o efeito relativo dos distintos tipos de radiações ionizantes sobre os tecidos vivos. Sua unidade de medida é o Sievert. A dose equivalente é um valor com maior significado biológico que a dose absorvida.

A dose equivalente E é calculada multiplicando a dose absorvida D por um fator de avaliação ou w_{R} (pelas siglas em inglês de radiation weighting factor). Se obtém multiplicando o fator de qualidade Q (que vale 1 para raios X, raios gama e partículas beta, mas que é maior para prótons, nêutrons e partículas alfa), por um fator modificado N, que vale 1 para fontes externas de radiação, mas que pode tomar outro valor definido por uma autoridade competente quando é usada para fontes internas. Se calcula segundo a seguinte equação:

E_{T,R} = w_R * \ D_{T,R}

Referências[editar | editar código-fonte]

  • ICRP. ICRP Publication 60: 1990 Recommendations of the International Commission on Radiological Protection. Elsevier Science Pub Co (April 1, 1991). ISBN 0-08-041144-4.
  • ICRP. ICRP Publication 92: Relative Biological Effectiveness (RBE), Quality Factor (Q), and Radiation Weighting Factor (wR). Elsevier Science Ltd, Oxford, UK. November 2003. ISBN 0-08-044311-7.