Dostana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Dostana (em hindi: दोस्ताना; em urdu: دوستانا; lit. "Amizade") é um filme indiano, tido como controverso no país por sua temática homossexual, produzido pela indústria cinematográfica bollywoodiana, e lançado internacionalmente em 2008 (o segundo com o mesmo título, o primeiro tendo sido lançado em 1980).

O filme relata a história de dois rapazes que fingem serem gays e apaixonados um pelo outro, simplesmente para conseguirem alugar um apartamento em Miami, Flórida, nos Estados Unidos (onde a produção foi filmada).

Inesperadamente, ambos acabam se apaixonando por uma mesma garota, impossibilitados de expressarem seus sentimentos amorosos por ela, dado o fato dela acreditar que ambos efetivamente formam um casal gay. E o desfecho do enredo, no entanto, é bem outro do esperado.

O filme está repleto de cenas homoeróticas que, mesmo sendo suaves, provocaram vários protestos públicos na Índia.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Dostana tem aclamação por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 100% em base de 68 críticas no Rotten Tomatoes. Tem 68% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[1]

Referências

  1. Dostana (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 20 de abril de 2014.

Logações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.