Doug

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Doug
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 24 minutos (12 minutos por episódio)
Criador(es) Jim Jinkins
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco (ver abaixo)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Nickelodeon
Transmissão original 11 de agosto de 1991– 26 de junho de 1999
N.º de temporadas 4 (fase nick) + 3 (fase disney)
N.º de episódios 117 (lista de episódios)

Doug é uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jim Jinkins (mesmo criador de Pinky Dinky Doo) e do escritor Joe Aaron.

A série estreou no Nickelodeon em 1991, ficando no ar até 1994. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT, posteriormente, e na Band, dentro do programa PicNick Band. Em 6 de abril de 2009, a TV Cultura volta a exibir a primeira fase, em dois horários: 13h30 e 17h30. Esses episódios foram produzidos entre 1991 até o início de 1995, com 3 episódios não-citados. Em 1996, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade aos produzidos pela Jumbo Pictures. Foram exibidos nos Estados Unidos no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel e pelo SBT e também foi exibido na Rede Manchete através do Clube da Criança.

Atualmente, a fase Nickelodeon é exibida de segunda a sexta as 14:00 na TV Cultura.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A série foi criada pelo artista da Nickelodeon Jim Jinkins em setembro de 1990, e produzido pelas empresas Jinkins Production Company e Jumbo Pictures, Inc. O desenho se originou de um livro chamado Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo próprio Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon.

Jinkins deu o nome de Doug ao personagem principal, depois que seu afilhado, Doug Eckhardt, se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. A ideia para o "Homem Codorna", um super-herói que Doug imagina em alguns episódios, foi baseada em um super-herói inventado por Jim Jinkins, quando ele era mais novo.

Popularidade[editar | editar código-fonte]

A popularidade de Doug desenvolve mercadorias, como roupas, brinquedos e uma série de livros. Doug tinha também um longa-metragem lançado em 1999 em filme. Um videogame chamado Doug's Big Game também foi lançado em 2000. Um musical ao vivo de 30 minutos chamado "Disney's Doug Live!" foi criada e realizada no Disney-MGM Studios em Orlando, na Flórida. O espectáculo decorreu de 15 de março de 1999 a 6 de maio de 2001.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Douglas Yancey "Doug" Funnie: Garoto de 11 anos e meio, é o personagem principal da série. Ele mora com sua mãe Theda, seu pai Phil, suas irmãs Judy e Cleopatra e seu cachorro Costelinha na Rua Jumbo, 21, na cidade fictícia de Bluffington. Narra seu cotidiano ao escrever em seu diário todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas. Ele tem um cachorro chamado Costelinha. Doug gosta de imaginar coisas, como o que poderia acontecer no futuro, também gosta de imaginar que é um super-herói chamado Homem-Codorna, o agente secreto Smash Adams, o espião secreto Camaleão ou o aventureiro Race Canyon. Não gosta de seu nome do meio (Yancey).
  • Costelinha: É o cachorro de estimação de Doug. Algumas vezes age como um ser humano, só que não fala e é azul. Sua casinha de cachorro tem a aparência de um iglu. Ele tem habilidades como jogar xadrez e dançar. Costelinha mostra o valor de uma amizade fiel e desinteressada. Em todos os perigos que Doug enfrenta, ele está presente, seja na vida real ou na imaginação de Doug. Na imaginação de Doug, Costelinha é Cãodorna ou Costelinha Adams, o cão secreto.
  • Skeeter Valentine: O melhor amigo de Doug. Skeeter foi quem ensinou Doug a pedir um sanduíche no Honker Burger, quando ele tinha acabado de se mudar para Bluffington. Foi ele também quem ajudou Doug a aprender a dançar. Também mostrou ao amigo a banda do momento, Os Beets. Ele tem um irmão mais novo chamado Dale. Assim como Doug, Skeeter tem um super-herói preferido chamado Mosquito Prateado, paródia do Surfista prateado de Stan Lee e Jack Kirby. Skeeter usa expressões como "Ho-Ho" ou "Legal, cara!". O pai dele tem um temperamento ruim e tem um vocabulário lento. Sua mãe é bondosa e calma.
  • Patrícia "Patti" Maionese: É a melhor amiga de Doug, que é secretamente apaixonado por ela desde seu primeiro encontro com ela. Inteligente, comportada e alegre, é uma boa esportista, que está sempre ganhando competições. Em certos episódios, parece corresponder à paixão de Doug.
  • Roger Klotz: Maior rival de Doug. É um valentão que juntamente aos seus amigos, atormenta Doug com brincadeiras de mau gosto, mas suas artimanhas sempre acabam se voltando contra ele, que mora com sua mãe e sua gata Fedida. Apesar de Roger implicar com Doug, ele às vezes se mostra um bom amigo. Como mostra em um episódio ("Roger, meu cunhado"), ele tem uma grande paixão por Judy. Nas histórias do Homem Codorna ele é o Doutor Klotzenstein, uma referência ao Doutor Victor Frankenstein.
  • Sr. Dink (Buddy Dink): Milionário vizinho dos Funnies, vive as voltas com produtos recém comprados que claro, custaram muito caro, e servem basicamente para impressionar os outros; apesar disso, tem bom coração e é o melhor amigo adulto de Doug, vendo-o como a um filho. Mora com sua esposa, a Sra. Dink.
  • Judith Anastasia "Judy" Funnie: Irmã de Doug. Ela tem cerca de 15 anos, tem talento para a dramaturgia, às vezes age como uma atriz dramática e poética. Chega a agir de modo rude com Doug, mas mesmo assim não deixa de ajudá-lo. Odeia quando Doug entra em seu quarto.
  • Beebe Bluff: É amiga de Patti, Doug e Skeeter. Seu pai é o homem mais rico de Bluffington. Em um episódio, ela se mostra apaixonada por Skeeter. Mesmo sendo meio esnobe, procura ser justa com os amigos, tanto que em Doug O Filme, mandou que seu pai deixasse Doug e Skeeter em paz. Foi ela que deu em Doug seu primeiro beijo.
  • Theda Opal Funnie: Mãe de Doug, é a encarregada do depósito de reciclagem da cidade, tarefa esta que ela leva à sério demais.
  • Phillip "Phil" Funnie: Pai de Doug, especialista em fotografia e um grande pensador. Tem a irritante mania de falar tudo em rimas em algumas ocasiões.
  • Chalky Studebaker: É amigo de Doug. Ele gosta de praticar esportes.
  • Dale Valentine: Irmãozinho de Skeeter. Ele tem 2 anos.
  • Fedida: Gata de estimação de Roger. Nos primeiros episódios, Roger achava que era um gato, mas quando o animal ganhou filhotes, descobriu que era uma fêmea.
  • Bill Bluff III: Homem mais rico de Bluffington, é o pai de Beebe. Ele é um descendente do fundador de Bluffington.
  • William "Willie" White: É filho do prefeito de Bluffington e amigo de Roger.
  • Connie Benge: É amiga de Patti e Beebe. Tem uma quedinha pelo Doug.
  • Boomer Bledsoe: Amigo de Roger e Willy.
  • Al e Moo Sleech: Eles são irmãos gêmeos. Eles são inteligentes e se comunicam através de códigos de números. O pai deles é um fabricante de biscoitos.
  • Fentruck: Aluno de intercâmbio vindo da Iakistônia, ficou amigo de Doug ao lhe pedir que escrevesse uma carta para sua irmã mais velha.
  • Loretta Laqueen: Assim como Fentruck, sua família é de origem iakistonesa. Skeeter acabou se apaixonado por ela, apesar de Doug desconfiar a princípio que ela estivesse mentindo.
  • Larry: Membro do clube de Audio Visual (AV) da escola. Depois de um pequeno desentendimento, ele e Doug ficaram bons amigos. Outros membros do clube AV são Elmo,Lincolm e Brian. Seu primeiro nome no desenho foi Ralph.
  • Sr. Bone (Lamar Bone): É vice-diretor da escola onde estudam Doug e seus amigos. Tem um olhar muito desconfiado com Doug, principalmente quando acontece algo de errado na escola. Ele não gosta quando os alunos da escola desobedecem regras.
  • Robert "Bob" White: É o primeiro prefeito de Bluffington. Mas tarde, ele se torna diretor da escola.
  • Sra. Wingo: É professora de Doug e seus amigos. É uma senhora gentil e compreensiva.
  • Sr. Shelap: É o orientador da escola, mas parece se importar mais em ouvir a própria voz do que os outros. Dizem Al e Moo que eles são como são por causa dele.
  • Sra. Dink (Tippingdale Dink) Esposa do Sr. Dink. Ela é séria, sorri poucas vezes, mas nunca ri das piadas do marido. Em um episódio, ela se torna a prefeita de Bluffington.Meio difícil de saber o que ela viu no Sr. Dink.
  • Cléopatra "Dirtbike" Funnie É a irmã bebê de Doug e Judy e a filha caçula da família.
  • Sr. Oggie: Professor de ciências da escola onde estudam Doug e seus amigos. Apareceu em um único episódio, "Doug é o Homem-Codorna".

A fase Nickelodeon[editar | editar código-fonte]

A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem título, um estudante chamado Douglas Yancey Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são seu cachorro Costelinha, seus amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise, e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida, e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos.

A irmã mais velha de Doug, Judy, é uma fonte constante de conflito. Ela é uma atriz dramática (possivelmente uma beatnik) que sempre usa roupa roxa e óculos escuros, até mesmo dentro de casa. A existência de Doug é praticamente ignorada por ela, já que os interesses dele são infantis, aos olhos dela.

Alguns episódios mostram a versão super-herói de Doug, o Homem Codorna. Doug fantasia que é o Homem Codorna, imaginando versões ao estilo quadrinhos dos fatos que vão acontecendo. O Homem Codorna usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça. Skeeter também possui um personagem no estilo, o Mosquito Prateado (uma paródia do Surfista Prateado da Marvel Comics). Sua banda favorita é Os Beets, outra paródia, dessa vez em uma mistura entre Os Beatles e Ramones.

A imaginação de Doug reage a várias situações de sua vida, o ajudando a superar seus medos. Em um episódio, temendo uma visita ao dentista, ele imagina ser um agente secreto ao estilo James Bond, fazendo menção à cena do laser em Goldfinger.

Outro tema recorrente da série é o amor de Doug por Patti. Alguns episódios são focados inteiramente nisso, mostrando tentativas de Doug para se aproximar de Patti, ou de tentar evitar que ela descubra seus sentimentos em relação a ela. Geralmente, esses episódios têm um desfecho mostrando uma esperança otimista para Doug.

Um detalhe notável sobre o design dos personagens é o uso de nomes e cores de pele incomuns. Doug é de pele clara, enquanto seu vizinho Sr. Dink é roxo, Skeeter é verde, Patti é marrom-claro e Roger é verde-claro.

Outras excentricidades incluem a trilha sonora, incluindo a música de abertura, que é constituída de melodias feitas basicamente com vozes, e o uso de sons e barulhos para vários personagens (como Skeeter, que usa um característico ho-ho! como interjeição).

A série foi produzida numa parceria entre a Jumbo Pictures e a Ellipse Programmé para o canal pago Nickelodeon. Cerca de 52 episódios foram produzidos.

O criador Jim Jinkins atualmente trabalha na Disney, no programa Playhouse Disney.

A fase Disney[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 1996, a Disney comprou a Jumbo Pictures e iniciou a produção de novos episódios de Doug, rebatizado inicialmente de Brand Spanking New! Doug, e depois renomeado mais uma vez como Disney's Doug. Os novos episódios traziam uma irmã caçula para Doug, Motoneta Cleópatra, e também avançou a idade do personagem central para 12 e meio. Também remodelou alguns personagens: Patti ganhou um novo penteado, usa calça azul e tem brincos, Beebe tem um telefone sem fio, usa calça roxa, usa sapatos brancos sem meia, a mãe de Roger ficou rica, Roger usa roupa de manga curta, uma cinta e um colete ao invés de jaqueta, Judy usa sandália preta ao invés de botas roxas e uma roupa de manga curta, Skeeter usa roupa com manga comprida e um colete roxo, e tem um "O" estampado em sua camiseta ao invés de um "raio", Connie emagreceu, entre outras mudanças. Praticamente todos os personagens ganharam novas roupas, e todos os estudantes foram para outra escola. Em 1999, depois de 65 novos episódios e um longa-metragem, Disney's Doug foi cancelado. Durante a exibição do programa, o mesmo foi indicado para 4 Emmys.

Muitos fãs desaprovaram essa nova versão de Doug por causa das mudanças que ocorreram na estrutura da história. Doug se tornou menos imaginativo, fazendo com que os episódios tivessem menos cenas "fantasiadas" em sua mente; outra diferença é a importância do diário de Doug, que é bem menos valorizado do que no original. Doug foi um dos Nicktoons a ser vendido para uma companhia externa, além de Os Padrinhos Mágicos para o Disney Channel e Disney XD.

A série foi produzida pela Jumbo Pictures para a Walt Disney Television.

Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Doug's Halloween Adventure (1994)
  • Doug's Christmas Story (1994)
  • Doug's Secret Christmas (1996)

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem
Em inglês (nos Estados Unidos) Em português (no Brasil)1 Em português (no Portugal)
Doug Funnie Chris Miller (1991-1994) Bill Fagerbakke (1996-1999) Sérgio Rufino
Fábio Lucindo (versão Disney)
Carlos Macedo
Patti Maionese Eleonora Prado
Skeeter Valentine Fred Willard Carlos Falat Rui Paulo
Roger W. Klotz Fred Newman (1991-1994) Thomas McHugh (1996-1999) Marcelo Campos
Marcelo Pissardini (versão Disney)
Costelinha Patrick Stewart (1995-2013) Mike Henry
Beebe Bluff Alex Borstein Márcia Regina
Adriana Pissardini (versão Disney)
Judy Funnie Ryan Newman Letícia Quinto
Raquel Marinho (versão Disney)
Theda Opal Funnie Mila Kunis Nair Silva
Neuza Azevedo (versão Disney)
Phill Funnie Patrick Warburton Celso Alves
Bruno Rocha (versão Disney)
Sr. Dink Fred Willard Paulo Porto
Paulo Porto e Cassius Romero (versão Disney)
Sra. Dink Alex Borstein Zaíra Zordan
Cleopatra Motoneta Frank Welker
Sra. Wingo Doris Belack Maximira Figueiredo
Helena Samara (versão Disney)
Bill Bluff Doug Preis
Prefeito Robert White Greg Lee
Willy White Doug Preis Vagner Fagundes
Rogério Vieira (versão Disney)
Boomer Bledsoe Chris Phillips
Al & Moo Sleech Eddie Korbich Hermes Baroli
Lamar Bone Doug Preis Carlos Silveira
Chalky Studebaker Doug Preis Mauro Eduardo Lima
Vagner Fagundes (versão Disney)
Connie Benge Becca Lish Cláuda Carli
Fernanda Bullara (versão Disney)
Treinador Spitz Jeff Bergman

No Brasil, ambas as fases do programa foram dubladas no estúdio Álamo.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira fase produzida para o canal Nickelodeon, teve um total de 52 episódios divididos em 4 temporadas, com duas estórias de 11 minutos por episódio. Na sua segunda fase, agora produzida para a Walt Disney Television, teve 65 episódios divididos em 3 temporadas, com uma história por episódio. Walt Disney Television também produziu um longa-metragem intitulado Doug's 1st Movie.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O episódio piloto (número 0) da fase Nickelodeon nunca foi exibido.
  • Toddy (personagem que só aparece no episódio O fã-clube de Doug) é dublado por Fátima Noya, que inclusive faz algumas pontas no desenho e até dubla outros personagens da Nick como Tommy (Os Anjinhos) e Curtis )Ei Arnold!). Ficou famosa principalmente por dublar o Gohan (criança).
  • Na fase Nickelodeon era mencionado em vários episódios o personagem Skunk Beaumont, que nunca aparecia em cena, embora sua voz tenha sido ouvida no episódio A Culpa Não Foi de Doug. Só a partir da fase Disney, ele começa a aparecer, como um garoto de pele laranja, sempre com uma camisa escrito Boom, chinelos e falando como um hippie, aparecendo com frequência na sala de detenção, embora não se saiba o porquê disso.
  • Ned Cauphee era o membro da turma de Roger que menos tinha destaque, tanto que nem seu sobrenome era citado. Só na fase Disney é que esse fato é revelado, e mais: ele tem cerca de doze irmãozinhos, todos também usando monóculo.
  • No episódio "Doug é o Homem Codorna", é citado que o Dr. Klotzenstein tem outra identidades: Klotzilla (Godzilla), Barão Von Klotz (Barão von Kahlden), e Ciklotz (Ciclope), mas apenas Klotzilla chegou a aparecer.
  • No episódio Um Fim de Semana Perdido em que o Doug foi sorteado e ganhou um videogame dizia "Super Pretendo", que pode se referenciar ao console Super Nintendo.

Referências

  1. Doug (em português). TV Cultura. Página visitada em 18 de setembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]