Doug Bradley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Doug Bradley
Doug Bradley em San José, 2007
Outros nomes Douglas William Bradley
Nascimento 07 de setembro de 1954 (59 anos)
Liverpool, Inglaterra Inglaterra
Ocupação Ator e Dublador
Atividade 1973 - presente
Página oficial
IMDb: (inglês)


Douglas William Bradley (Liverpool, 7 de setembro de 1954) é um ator inglês, conhecido por dar vida ao ícone do terror Pinhead em oito filmes da série Hellraiser (desistiu de parcipar do nono), e também ao Capitão Elliot Spenser, antes de libertar seu lado negro, em Hellraiser II - Renascido das Trevas (1988) e Hellraiser III - Inferno na Terra (1992). Doug conseguiu alcançar a mesma façanha de Robert Englund, que fez o mestre dos sonhos Freddy Krueger em oito produções consecutivas para o cinema, Bradley trabalhou junto com Englund em 1997 no filme "Killer Tongue - Lingua Assassina".

Além de passar a maior parte do tempo numa misteriosa caixa, Doug também fez sucesso na Inglaterra ao estrelar uma linha de produtos de segurança, como um professor de academia, e emprestou sua voz na narração de músicas do grupo de metal Cradle of Filth.

Nas telas, o ator participou de vários curtas de terror, como "Red Lines" e "On the Edge", sendo o dono de uma produtora de animação de CGI chamada Renga Media.

Amigo do famoso escritor e cineasta Clive Barker, Doug Bradley participou de dois curta-metragem dirigido por Barker, "Salome" (sua estréia nas telas) e "The Forbidden", enquanto ainda aguardava a pós-produção da antologia "Book of Blood", fazendo pequenas participações em filmes como "Profecia - A Guardiã do Destino", "Pumpkinhead - de Volta das Cinzas" e "Cabana Macabra", "Tamora Gamble" e "C.F.".

A Dimension Films havia anunciado que Bradley voltaria a viver Pinhead num remake de Hellraiser, sem revelar datas. Ao invés da refilmagem, foi lançado um filme com roteiro original (Hellraiser: Revelations) em 2011, sem a participação do autor.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.