Douro Litoral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antiga província do Douro Litoral
Mapa da área do Douro Litoral.

O Douro Litoral é uma província histórica (ou região natural) portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936.

No entanto, as províncias tiveram pouca atribuição prática na organização burocrática (e desapareceram do vocabulário administrativo, mas não do vocabulário quotidiano dos portugueses e como indicação precisa da identidade dos elementos autóctones do território português, porque são as divisões identitárias mais precisas) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Tem a sua capital na cidade do Porto, cidade em relação à qual todos os concelhos do Douro Litoral têm uma forte relação socio-económica.

Faz fronteira a Norte com o Minho, a Este com Trás-os-Montes e Alto Douro, a Sudeste com a Beira Alta, a Sul com a Beira Litoral e a Oeste com o Oceano Atlântico.

É constituída por 23 concelhos, integrando a totalidade do distrito do Porto, e ainda quatro concelhos do distrito de Aveiro e dois do de Viseu.

A província em causa, conta provavelmente com 24 municípios, posto que foi entretanto criado um novo concelho, na área do distrito do Porto (a Trofa, em 1997, por secessão de Santo Tirso).

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com o Minho, formava uma unidade geográfica maior: o Entre Douro e Minho.

Actualmente, reparte-se pela região Norte (Portugal) de Portugal: a totalidade do Grande Porto, dois concelhos do Ave (Santo Tirso e a Trofa), e a maior parte do Tâmega (exceptuados os concelhos mais setentrionais de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena), e dois concelhos do Entre Douro e Vouga (Arouca e Santa Maria da Feira).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Douro Litoral