Doutor Silvana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dr. Silvana (ou Dr. Sivana, no original) é um personagem originalmente da Fawcett Comics, e adquirido pela DC Comics. Ele é um vilão do Capitão Marvel. Sua primeira aparição foi em Whiz Comics #2 (1940).

Origem Pré-Crise[editar | editar código-fonte]

Boa parte dos fãs de quadrinhos consideram a "verdadeira" biografia de Silvana é a Pré-Crise nas Infinitas Terras e não a que atualmente aparece nos quadrinhos DC.

Thaddeus Bodog Silvana era considerado o homem mais inteligente do mundo. Não havia quase nada que ele não pudesse fazer, exceto salvar a esposa da morte. Entristecido, ele decidiu que a Terra simplesmente não era mais um lugar para ele viver. Assim, ele criou uma astronave. Ele levou o filho Magnífico Silvana (Magnificus Sivana, no original) e a filha Linda Silvana (Beautia Sivana, no original) e se mudou para Vênus logo antes de a Primeira Guerra Mundial começar. Recuperando-se um pouco da sanidade, ele deixou alguns robôs para cuidar as crianças dele em Vênus enquanto ele voltava ao Planeta Terra. Ele se casou novamente e teve mais duas crianças: uma filha, Geórgia Silvana, e um filho, Thaddeus Bodog Silvana Junior. Porém, esta segunda esposa morreu também. Agora absolutamente insano, ele enviou também essas duas crianças para Vênus e decidiu conquistar o mundo. O primeiro plano dele envolveu um "silenciador de rádio" que pararia qualquer estação de rádio de transmitir permanentemente. Ele, felizmente, foi detido pelo Capitão Marvel que tinha ganhado então recentemente seus poderes. Dr. Silvana se tornou depressa o nêmese do Capitão Marvel, dando ao super-herói vermelho-e-ouro o apelido de "O Grande Queijo Vermelho." Depois de resgatados de Vênus, Magnífico e Linda se tornaram aliados da Família Marvel, ajudando-os a parar os planos perversos do pai. Geórgia e Junior, entretanto, eram perversos da mesma maneira que o pai, ajudando-o a tentar conquistar o mundo.

Suspendium[editar | editar código-fonte]

Em 1953, Silvana propôs o seu esquema mais brilhante. Ele havia inventado um novo elemento chamado Suspendium que poderia pôr qualquer um até mesmo a poderosa Família Marvel, em animação suspensa. E assim um dia, Silvana apanhou a Família Marvel, Magnífico, Linda e, a bem dizer, todo o elenco da revista em um globo gigantesco de Suspendium. Durante a celebração, Silvana Junior deu um tapa nas costas de Dr. Silvana "Aí, velhão! Conseguiu!".

O tapinha enviou o gênio maligno de peso leve nos controles do globo, e logo os Silvanas foram apanhados também. Eles ficaram como estavam durante 20 anos até o globo finalmente derreter, em 1973 (ano em que Capitão Marvel começou a ser publicado pela DC Comics). Dentro de literalmente minutos, Dr. Silvana estava de volta em forma, enquanto já tentando reconquistar o mundo novo que ele e os outros se achavam. Nota: O Suspendium foi a explicação que a DC Comics encontrou para explicar porque o elenco de Capitão Marvel não havia envelhecido desde que parou de ser publicado pela Fawcett Comics em 1953. Atualmente, segundo a nova cronologia, O Capitão Marvel e Dr. Silvana só fizeram suas aparições há cerca de 5 anos.

Outros grupos[editar | editar código-fonte]

Além do grupo que ele formou com as crianças dele, Dr. Silvana era um membro de outro grupo vilão importante—The Monster Society Of Evil (a Sociedade Monstro Do Mal), presumidamente o time de vilão mais poderoso de todos os tempos em qualquer revista em quadrinhos. A Sociedade Monstro Do Mal consistiu em quase todo vilão que a Família Marvel alguma vez enfrentou. Numerou aproximadamente 30 membros, e incluiu perversos como Adão Negro, Capitão Nazista, e Sr. Átomo. O grupo foi liderado por Sr. Cérebro, porém. Em uma piada típica de Capitão Marvel, foi revelado Sr. Cérebro (depois de 25 números, um enredo cômico sem precedente durante uma era de Segunda Guerra Mundial) ser uma minhoca alienígena de três polegadas.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]