Downsize (automóvel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Downsizing na indústria automotiva é a prática de redesenhar um veículo para que use uma plataforma menor, mais eficiente retendo o seu volume interior e, frequentemente o nome e o estilo do original. Esse processo começou a ocorrer nos anos 1970, na esteira das duas crises do petróleo, que provocou um grande aumento no preço dos combustíveis alimentando uma demanda por carros menores e mais eficientes.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

General Motors[editar | editar código-fonte]

A General Motors foi uma das primeiras montadoras a anunciar uma estratégia de downsizing para toda a empresa como uma resposta à demanda por carros menores e mais eficientes. Uma estratégia alternativa foi simplesmente ajustar ou levemente reestilizar veiculos menores, e marcas como a do Ford LTD e o Plymouth Fury foram aplicadas a plataformas menores. Os primeiros carros foram downsized em 1977: Plataforma GM B para Buick, Cadillac, Chevrolet, Oldsmobile, e Pontiac. A maioria dos modelos foram diminuídos em algo como 30 cm, ficando 350 kg mais leves.