Downton Abbey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Downton Abbey
Informação geral
Formato Minissérie
Gênero Drama
Duração 45-67 min
Criador(es) Julian Fellowes
País de origem  Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Brian Percival
Ben Bolt
Brian Kelly
Andy Goddard
James Strong
Ashley Pearce
Produtor(es) Liz Trubridge
Nigel Marchant
Tema de abertura "Did I Make the Most of Loving You?"
Exibição
Emissora de
televisão original
Reino Unido ITV
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 26 de setembro de 2010 - presente
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 24

Downton Abbey é uma série de televisão britânica produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV. A série se passa em sua maior parte em uma propriedade fictícia, localizada em Yorkshire, chamada Downton Abbey e segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX, a partir de 1912. Ela foi criada por Julian Fellowes, também seu principal roteirista, e estreou em 26 de setembro de 2010. Em Portugal, passou a ser exibida em 10 de outubro de 2011 no canal Fox Life e na SIC em 25 de fevereiro de 2012,[1] [2] e começou a ser exibida no Brasil pelo Globosat HD em maio de 2012[3] com última exibição em 14 de julho de 2012.[4] . Em 04 de abril de 2013, a GNT iniciou a exibição da primeira temporada de Downton Abey [5] .

A recepção ao programa tem sido predominantemente positiva; a audiência é considerada alta para uma série de época e recebeu diversos prêmios e indicações desde a sua primeira temporada. Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde Brideshead Revisited, de 1981,[6] e entrou no Livro Guinness dos Recordes de 2011 como o "programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica" do ano,[7] no qual também recebeu o título de melhor minissérie no Emmy.[8] No ano seguinte, venceu na categoria melhor minissérie ou filme para televisão no Globo de Ouro.[9] Já foram exibidas quatro temporadas no Reino Unido.

Desenvolvimento e época[editar | editar código-fonte]

O Highclere Castle é usado nas filmagens como Downton Abbey.

O projeto de Downton Abbey surgiu em 2008, depois do produtor Gareth Neame requisitar que Julian Fellowes criasse o roteiro de uma série semelhante ao seu filme de 2001 Gosford Park.[10] A série é localizada na fictícia Downton Abbey, uma casa de campo de Yorkshire que pertence ao conde de Grantham. Ela retrata a vida da aristocrática família Crawley e os seus criados durante o reinado de Jorge V, no início do século XX.

A primeira temporada começa com a notícia do naufrágio do Titanic, em 1912, que tem especial impacto sobre o destino de Downton Abbey. A criadagem da família é vasta e possui um elaborado sistema hierárquico, que passa por criadas, lacaios e mordomos.[11] A segunda temporada se passa entre 1916 e 1919, cobrindo a Primeira Guerra Mundial, e o especial de Natal leva seu enredo para o início de 1920.[12] A terceira temporada decorre entre 1920 e 1921, e a quarta começa em Fevereiro de 1922 e decorre até ao verão de 1923.

O Highclere Castle, localizado em Hampshire, é usado nas filmagens exteriores de Downton Abbey e na maior parte das interiores.[13] A área em que os criados moram foi construída nos Ealing Studios.[14]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Família Crawley[editar | editar código-fonte]

Criados[editar | editar código-fonte]

Recorrente e participações especiais[editar | editar código-fonte]

  • Allen Leech como Tom Branson, motorista, mais tarde jornalista e marido de Sybil.
  • Jonathan Coy como Mr George Murray, advogado de Robert.
  • Kevin Doyle como Joseph Molesley, mordomo e valete de Matthew.
  • Christine Lohr como Mrs Bird, cozinheira de Matthew.
  • David Robb como Dr. Richard Clarkson, médico.
  • Fergus O'Donnell como John Drake, agricultor na propriedade Grantham.
  • Cathy Sara como Mrs Drake, esposa de Drake.
  • Lionel Guyettcomo Taylor, motorista.
  • Brendan Patricks como Evelyn Napier, pretendente de Lady Mary.
  • Theo James como Mr Kemal Pamuk, diplomata turco.
  • Charlie Cox como Duque de Crowborough, pretendente de Lady Mary.
  • Andrew Westfield como Lynch, cavalariço.
  • Nicky Henson como Mr Charles Grigg, antigo colega de Carson.
  • Bill Fellows como Joe Burns, antigo pretendente de Mrs Hughes.
  • Robert Bathurst como Sir Anthony Strallan, pretendente de Lady Edith.
  • Samantha Bond como Lady Rosamund Painswick, irmã de Robert.
  • Zoe Boyle como Miss Lavinia Swire, noiva de Matthew Crawley.[Nota 3]
  • Cal Macaninch como Henry Lang, valete de Robert.
  • Clare Calbraith como Jane Moorsum, criada.
  • Iain Glen como Sir Richard Carlisle, noivo de Lady Mary.[Nota 3]
  • Maria Doyle Kennedy como Vera Bates, esposa de John Bates.[Nota 3]
  • Paul Copley como Mr Mason, pai de William Mason.
Notas

^ Primeira temporada.
^ Até a segunda temporada.
^ Segunda temporada.
^ Até a terceira temporada.

Exibição e enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada da série estreou em 26 de setembro de 2010 no Reino Unido[21] e retrata a vida da família Crawley e seus criados a partir do dia do naufrágio do RMS Titanic em abril de 1912. Como Robert, Conde de Grantham e senhor de Downton Abbey, teve apenas filhas, seu título, assim como a casa e a fortuna da família, seriam herdados por seu sobrinho, James Crawley, mas ele e o filho Patrick estavam no navio e foram considerados mortos. Patrick estava noivo da filha mais velha de Robert, Lady Mary. Após receber a notícia de sua morte, ela começa a procurar por um novo pretendente adequado. Matthew Crawley, um jovem advogado e primo distante, passa a ser o novo herdeiro presuntivo. A família convida Matthew e sua mãe a visitar Downton Abbey e permanecer por perto para se adaptar ao novo estilo de vida, o que ele tem dificuldade de fazer. Matthew demonstra interesse por Mary, que é inicialmente hostil com ele por sua origem de classe média, ao contrário de sua irmã Edith, que vê nele a chance de conseguir um bom casamento, ao contrário das expectativas dos seus pais.

Enquanto isso, Lord Grantham torna um antigo companheiro de armas, John Bates, seu valete, o que provoca consternação entre os outros criados, incluindo o mordomo Carson, pelo fato de John ter problemas em uma das pernas. A principal criada, Anna Smith, porém, cria uma ligação com ele. Thomas, um lacaio ambicioso que deseja o papel de valete, se une a Sarah O'Brien, empregada pessoal da senhora de Downton Abbey, Cora, para tentar fazer Bates ser demitido. A criada Gwen Dawson sonha em se tornar uma secretária, e conta com a ajuda de Lady Sybil, filha caçula de Robert, que acredita nos direitos femininos, para realizar esse desejo.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada da série estreou em 18 de setembro de 2011 no Reino Unido,[22] e foi seguida por um especial de Natal, exibido na própria data comemorativa.[23] Seu enredo é iniciado durante a Primeira Guerra Mundial, para qual Matthew Crawley, Thomas Barrow e William Mason são recrutados. Lady Sybil, que nunca valorizou as crenças de superioridade da alta sociedade, torna-se uma enfermeira voluntária e ajuda a cuidar dos soldados feridos na guerra. Tom Branson, motorista dos Crawley, simpatiza com a causa socialista e não deseja lutar pela Inglaterra; ele desenvolve sentimentos por Sybil, que fica confusa com a situação. A família Crawley é convencida a transformar Downton Abbey em um local de repouso para oficiais em recuperação, o que muda a rotina da família e dos criados.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada estreou a 16 de Setembro de 2012 no Reino Unido, seguido com um especial de Natal. Nesta temporada, Downton passa por dificuldades financeiras, que com a ajuda de Mattew conseguem ultrapassar. Mary e Matthew estão casados. Tom e Sybil estão casados e regressam a Downton e estão à espera de um filho. Depois de tanto batalhar pela liberdade de seu marido, Anna Bates consegue finalmente que John Bates seja solto. Lady Sybil não resiste e acaba por morrer depois de dar à luz uma menina. No último episódio da temporada 3 (Especial Natal), Mary tem o seu tão desejado filho. Matthew Crawley, quando ia a caminho de Downton sofre um terrível acidente e morre.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências

  1. ESTREIA ‘DOWNTON ABBEY’. Fox Life. Página visitada em 17-12-2011.
  2. Maria Espírito Santo (24-02-2012). “Downton Abbey”. Uma mansão de intrigas, agora para todos. Ionline.pt. Página visitada em 28-02-2012.
  3. Fernanda Furquim (01-01-2011). Downton Abbey estreia no Brasil em maio. Veja. Página visitada em 02-03-2012.
  4. Fernando Oliveira (27 de junho de 2012). Globosat HD define data de exibição do último capítulo de ‘Downtown Abbey’. iG. Blog na TV. Página visitada em 29 de junho de 2012.
  5. Téo Moura (03-04-2013). Série britânica “Downton Abbey”, com Maggie Smith, estreia amanhã no GNT. Site Oclumência. Página visitada em 06 de maio de 2013.
  6. Downton Abbey: How Hollywood is snapping up our bright TV drama stars. The Daily Mirror (07-11-2010). Página visitada em 21-09-2011.
  7. Guinness Book of Records: Downton Abbey is most critically acclaimed show on television. Telegraph.co.uk (25-09-2011). Página visitada em 29-02-2012.
  8. Primetime Emmy® Award Database. Emmys.com. Página visitada em 16-12-2011.
  9. Michel Arouca (16-01-2012). Os vencedores do Globo de Ouro 2012. Série Maníacos. Página visitada em 28-02-2012.
  10. a b c d e f g h i j k l Fernanda Furquim (27-09-2010). Downton Abbey: Versão de Assassinato em Gosford Park. Veja. Página visitada em 29-02-2012.
  11. Patrícia Kogut (28-02-2012). CRÍTICA: ‘Downton Abbey’ estreia no Brasil em 2012. E é imperdível. PatriciaKogut.com. Página visitada em 28-02-2012.
  12. Fernanda Furquim (30-09-2011). Downton Abbey chega ao Brasil. Veja. Página visitada em 28-02-2012.
  13. The making of Downton Abbey. Highclere Castle. Página visitada em 28-02-2012.
  14. Downton Abbey: behind the scenes. Telegraph.co.uk (20-09-2010). Página visitada em 28-02-2012.
  15. Find books from Downton Abbey's library in McConnell’s Rare Book Collection!. McConnell Library Archives (07-02-2012). Página visitada em 29-02-2012.
  16. “Downton Abbey”‘s Lady Sybil Crawley Is A Jewelry Model Now. Thefrisky.com (28-02-2012). Página visitada em 29-02-2012.
  17. 'Downton Abbey's' O'Brien: Siobhan Finneran Interview About Her Character We Love To Hate. Thefrisky.com. Página visitada em 29-02-2012.
  18. Jen Blackburn (14-12-2011). Downton Abbey Christmas special. The Sun. Página visitada em 29-02-2012.
  19. a b c David Lowe (19-09-2011). Downton Abbey ladies out of their costumes. The Sun. Página visitada em 29-02-2012.
  20. David Hinckley (08-01-2012). 'Downton Abbey' returns for season 2. NY Daily News. Página visitada em 29-02-2012.
  21. Jason Deans (27-09-2010). Downton Abbey makes stately debut. The Guardian. Página visitada em 02-03-2012.
  22. John Plunkett (19-09-2011). Downton Abbey scares Spooks with 9m viewers. The Guardian. Página visitada em 02-03-2012.
  23. I'm not really posh. TV and Radio. Telegraph.co.uk (27-08-2011). Página visitada em 02-03-2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]