Doyle Wolfgang von Frankenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Doyle Wolfgang von Frankenstein
Doyle Wolfgang von Frankenstein.jpg
Informação geral
Nome completo Paul Caiafa
Nascimento 15 de Setembro de 1964 (50 anos)
Origem Lodi
País Estados Unidos Estados Unidos
Gênero(s) punk rock, heavy metal, horror punk
Instrumento(s) guitarra
Período em atividade 1980 — atualmente
Afiliação(ões) The Misfits, Kryst The Conqueror, Gorgeous Frankenstein, Doyle
Página oficial www.GorgeousFrankenstein.com

Doyle Wolfgang von Frankenstein (nascido Paul Caiafa; Lodi, 15 de setembro de 1964) é um guitarrista dos Estados Unidos.

Ele aprendeu a tocar guitarra com Jerry Only e Glenn Danzig com treze anos de idade, já que estava presente as sessões de Static Age.

Irmão mais novo de Jerry Only um dos fundadores do The Misfits, Doyle era originalmente roadie da banda e foi ensinado a tocar guitarra por Glenn e Jerry. Foi o terceiro guitarrista da banda, e ele entrou para banda em 1980 substituindo Bobby Steele na guitarra. Seu primeiro concerto com a banda foi no Halloween de 1980 quando ele tinha dezesseis anos, e ele gravou discos como Walk Among Us e Earth A.D./Wolfs Blood. Em 1987, quatro anos após a dissolução do Misfits, Jerry e Doyle e formaram a banda de heavy metal, Kryst the Conqueror, um projeto cristão. Um álbum completo, Deliver Us From Evil, foi gravado, porém, nunca foi liberado em sua totalidade, uma das músicas tem a participação de Dave "The Snake" Sabo guitarrista do Skid Row. Depois de uma longa briga na justiça pelos direitos do nome da banda, Doyle e Jerry voltam a ativa em 1995, com o vocalista Michale Graves e o baterista Dr. Chud, com quem gravaram os álbuns American Psycho(1997) e Famous Monsters(1999). Doyle deixou a banda em 2001 por diversos motivos, entre eles para tratar de uma tendinite no cotovelo. Em dezembro de 2004, ele se reuniu com Glenn Danzig para repertorio de 30 minutos em que tocaram clássicos do Misfits. Foi a primeira vez em mais de vinte anos que os dois se reuniram. “Isso será o mais próximo de uma reunião do Misfits que vocês verão”. Disse Glenn à imprensa norte-americana da época. Em 2007 ele produziu novo projeto de Doyle Gorgeous Frankenstein. Segundo Doyle, por volta de 2002, era para ter havido uma reunião do grupo com Glenn Danzig, mas Jerry Only e seu empresário estragaram tudo. De acordo com ele, a idéia na época, era realizar uma turnê e gravar um disco inédito.

Em 2007 ele criou a banda Gorgeous Frankenstein, que lançou apenas um álbum em 2008 chamado também "Gorgeous Frankenstein". Em 2013 a banda mudou de nome, e passou a se chamar apenas "Doyle" banda que ele vem tocando desde então.

Durante o último quarto de 2011, Glenn e Doyle tocaram canções do Misfits em quatro ocasiões diferentes, como parte da turnê Danzig Legacy. O primeiro dos quatro shows, que ocorreu em 7 de outubro em Chicago. onde uma multidão esgotou cerca de 5000 ingresos. O último show do Danzig Legacy aconteceu no Halloween no Anfiteatro Gibson, em Los Angeles, com uma multidão de mais de 7000 pessoas.

Em 2012, mais uma vez, Doyle tocou músicas do Misfits durante a turnê Danzig Legacy.

Doyle namora a vocalista da banda de death metal Arch Enemy, Alissa White-Gluz, desde o início de 2013

Discografia[editar | editar código-fonte]

The Misfits[editar | editar código-fonte]

Kryst The Conqueror[editar | editar código-fonte]

Gorgeous Frankenstein[editar | editar código-fonte]

Doyle[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.