Dr. Dre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dr. Dre
Dr. Dre nos bastidores de um show em 2008
Informação geral
Nome completo André Romelle Young
Nascimento 18 de fevereiro de 1965 (49 anos)
Compton, Califórnia
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Rap
Gangsta rap
G-funk
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1983 - atualmente
Gravadora(s) Epic Records
Ruthless Records
Priority Records
Death Row Records
Aftermath Entertainment
Interscope Records
Afiliação(ões) Arabian Prince,Snoop Dogg,2pac Eminem, G-Unit, Eazy-E, 50 Cent, N.W.A., Warren G, Ice Cube, King T, The Game, Busta Rhymes, Eve, Raekwon, Nas, The Firm, RBX, D.O.C., Nate Dogg, MC Ren, Mel-Man, Tha Dogg Pound
Influência(s) George Clinton, Isaac Hayes, Curtis Mayfield, Grandmaster Flash
Página oficial www.dre2001.com

Dr. Dre (nome artístico de Romell Andre Young ; Compton, 18 de fevereiro de 1965) é um rapper, produtor musical e ator estadunidense. Surgiu na cena musical no fim da década de 1980 é um dos mais conhecidos de entre os produtores de rap da atualidade. É considerado pela revista Rolling Stone como o 56º maior artista de todos os tempos, estando na frente de rappers como Eminem, Tupac Shakur e Jay-Z.

História[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira na música como DJ em um clube de Los Angeles chamado Eve After Dark. Também tocavam neste mesmo clube os DJ's Yella e Unknown. O responsável por esse clube, conhecido como Lonzo, contratou Dr. Dre e Yella, juntamente com Cli-N-Tel (um amigo do colégio de Andre) para formar o grupo World Class Wreckin' Cru. A produção acontecia nos fundos do clube, onde havia um mini-estúdio de 4 canais onde foram gravadas as primeiras músicas do grupo. Eles entraram no top 40 R&B de sucessos com o single Turn Off The Lights.

Logo, o World Class Wreckin Cru deixou de ser uma prioridade para Dr. Dre e Yella quando eles formaram, afiliado ao selo de gravadora Ruthless Records fundado por Eazy E com dinheiro obtido pela venda de drogas, o grupo N.W.A (abreviação de Niggaz With Attitude que significa Negros de Atitude cujos membros são Dr. Dre, DJ Yella, MC Ren, Ice Cube e o próprio Eazy E). Suas músicas viraram hinos das ruas (embora grupo não tenha tido apoio da média nem da MTV) e seus membros viraram os mais notórios representantes do que viria a ser batizado de gangsta rap: um gênero musical do hiphop com letras de hedonismo e violência. Seus protagonistas justificavam o estilo chocante das músicas dizendo que eles apenas estavam "contando como a coisa é". O Grupo N.W.A lançou 3 álbuns (nessa ordem): N.W.A And The Posse, Straigh Outta Compton e Efil4Zaggin (Niggaz4Life ao contrário), todos produzidos pelo Dr. Dre e DJ Yella. Durante seu tempo na Ruthless, Dr. Dre também produziu o álbum do grupo "Above The Law" e do rapper The D.O.C.

Dentro do N.W.A. houve desentendimentos entre os membros. Ice Cube havia deixado o grupo após o segundo álbum e o Dr. Dre após o 3o em 1991 - foi o fim do N.W.A.

Após isso, Dr. Dre fundou, juntamente com Marion Suge Knight, ou Suge Knight, o selo de gravadora Death Row Records e o primeiro CD lançado por ela foi do próprio Dre, chamado The Chronic. Os singles desse CD foram "Fuck Wit Dre Day", "Let Me Ride", "Nuttin' But A ‘G’ Thang" (esse, em destaque, já foi eleito o melhor single da década de 90 e é considerado o melhor single de rap de todos os tempos) e "Lil’ Ghetto Boy". Depois, Dr. Dre também produziu o álbum de Snoop Dogg chamado Doggystyle, mixou o álbum do Tha Dogg Pound e contribuiu com algumas faixas para outros artistas, inclusive o viciante single de Tupac chamado California Love (junto de Roger Troutman). A MTV nomeou The Chronic o terceiro melhor álbum de hip hop de todos os tempos.[1]

Anos depois, começou a haver desentendimentos entre os dois fundadores. Dr. Dre achava que estava ganhando pouco por ser o produtor criador dos grandes sucessos que impulsionavam as vendas de discos e, descontente com a maneira como Suge Knight controlava a Death Row, ele sai de lá declarando que "o gangsta rap estava morto". Por esse motivo e outros, como Tupac, um dois mais conhecidos artistas, havia morrido e Suge vai para prisão, a Death Row decai. Pouco tempo depois, Dre funda a Aftermath Entertainment existente até hoje e lança Dr. Dre Presents the Aftermath, uma compilação que fez sucesso com a faixa "Been There, Done That". De lá vieram grandes nomes do Hip Hop americano como Eminem e 50 Cent.

Pela Aftermath Entertainment foi lançada a seqüência do The Chronic chamada 2001 (ou Chronic 2001 como é chamado pelos fãs). Hoje, Dr. Dre, conhecido como um dos melhores "criadores de sucessos" do mundo da música, e considerado o melhor produtor de rap, está prestes a lançar seu próximo CD, o terceiro e possivelmente último, chamado Detox, que contará com a presença dos rappers Eminem e 50 Cent, entre outros.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio Ano Posição na Billboard 200 Certificação
The Chronic 1992 3 [2] RIAATriple Platinum.png 3× Platina
2001 1999 2 [3] RIAASextuple Platinum.png 6× Platina
Detox 2011 12 [4] RIAADouble Platinum.png 2× Platina

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
1996 Set It Off Black Sam
2000 Up In Smoke Tour Dr. Dre
2001 Training Day Paul
The Wash Sean

Referências

  1. http://www.mtv.com/bands/h/hip_hop_week/2005/greatest_albums_0505/index9.jhtml
  2. [1], Billboard 200 em Fevereiro de 1993
  3. [2], Billboard 200 em Dezembro de 1999
  4. [3], Billboard 200 em Maio de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dr. Dre