Dr. Kildare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dr. James Kildare é um personagem fictício, protagonista de uma série de filmes norte-americanos nas décadas de 30 e 40, de um programa de rádio nos anos 50 e uma popular série de televisão nos anos 60 - além de uma série de histórias em quadrinhos baseada nessa série. O personagem foi criado por Frederick Schiller Faust, mais conhecido por seus contos de faroeste.

Os filmes[editar | editar código-fonte]

Richard Chamberlain (à esquerda), Daniela Bianchi e Raymond Massey, intépretes da série Dr. Kildare, em 1964

O personagem começa a série de filmes como um mero interno, e, com o tempo se torna um médico. Seu mentor é o Dr. Leonard Gillespie. Após os dez primeiros filmes, o personagem de Kildare não mais aparece, com o foco passando para Gillespie.

Filme da série incluem:

Filmes posteriores, sem a presença de Kildare:

A série de televisão[editar | editar código-fonte]

Dr. Kildare foi um drama médico exibido pela NBC de 27 de Setembro de 1961 a 9 de Setembro de 1965, por 5 temporadas. Na mesma época, estreou na ABC outra série médica, Ben Casey, e ambas rapidamente se tornaram um sucesso, ajudando a formar a base para o surgimento de várias séries que lidavam com a vida de médicos e enfermeiras.

"Kildare" contava a história de um jovem interno, James Kildare, interpretado por Richard Chamberlain, que trabalhava num grande hospital metropolitano, o Blair General e tentava, ao mesmo tempo, aprender sua profissão, lidar com os problemas dos pacientes e ganhar o respeito de seu supervisor, o Dr. Leonard Gillespie, interpretado por Raymond Massey.

No primeiro episódio da série, Gillespie diz à um sério e iniciante Kildare:

Nosso trabalho é manter as pessoas vivas, não dizer a elas como viver.

Kildare simplesmente ignora o aviso, o que seria a base para a maior parte das histórias das quatro temporadas que se sucederiam. A série foi a grande responsável por fazer de Chamberlain - que havia vencido outros 35 candidatos ao papel - um dos maiores ídolos juvenis dos anos 60, chegando à gravar uma música, intitulada Three Star Will Shine Tonight, tomando como base a música-tema do seriado.

Em 2006, Chamberlain reprisaria o papel numa paródia de Grey's Anatomy exibida no TV Land Awards, ao lado de outros médicos famosos da televisão, vindos de séries como "Julia", "St. Elsewhere", "M*A*S*H" e "The Love Boat".

Elenco, por ordem alfabética[editar | editar código-fonte]

Richard Chamberlain (ao centro) e Raymond Massey (à direita) em foto do primeiro episódio de Dr. Kildare, em 1961
Ator Personagem Duração
Cynthia Stone Sra. Salt
Eddie Ryder Dr. Simon Agurski (1961-1962)
Jean Inness Enfermeira Fain (1965-1966)
Jo Helton Enfermeira Conant (1995-1999)
John Napier Ken Cleveland (1965-1966)
Joan Patrick Susan Deigh, a recepcionista (1961-1962)
Joanna Pettet Yvonne Barlow (1961)
Jud Taylor Dr. Thomas Gerson (1961-1962)
Ken Berry Dr. Kapish
Lee Kurty Enfermeira Zoe Lawton (1965-1966)
Raymond Massey Dr. Leonard Gillespie
Richard Chamberlain Dr. James Kildare
Robert Paget Dr. John Ross
Steve Bell Dr. Quint Lowry (1965-1966)

Dr. Kildare em outras mídias[editar | editar código-fonte]

A editora Dell Comics publicou um gibi baseado na série, mas este teve vida curta. Durou apenas nove edições, de 1962 a 1965.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]