Dr. Luke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dr. Luke
Informação geral
Nome completo Lukasz Gottwald
Também conhecido(a) como Dr. Luke
Origem Nova York, Nova York
País Estados Unidos Estados Unidos
Gênero(s) Pop, eletrônica, pop rock, dance-pop
Ocupação(ões) Produtor musical, compositor, arranjador vocal
Período em atividade 1997 — presente

Dr. Luke, nome artístico de Lukasz Gottwald (Rhode Island, 26 de Setembro de 1973), é um músico, compositor, produtor e empresário norte-americano. Filho de um pai arquiteto e mãe designer de interiores, passou grande parte de seus anos de formação em Nova Iorque. Ele queria ser um baterista, mas seus pais se recusaram a colocar uma bateria em casa. Aos 13, ele pegou uma guitarra de sua irmã mais velha e aprendeu sozinho a tocar, Gottwald é Judeu.

Em 2012 Dr. Luke fundou a sua gravadora à Kemosabe Records pertencente à Sony Music Entertainment.

Luke é conhecido por produzir para artistas como Kesha, Miley Cyrus, Miranda Cosgrove, Christina Aguilera, Adam Lambert, Katy Perry, Kelly Clarkson, Flo Rida, Jibbs, Lady Sovereign, Kelis, Avril Lavigne, Leona Lewis, Britney Spears, Missy Elliott, P!nk, Lil' Mama, Mos Def, Backstreet Boys, Daughtry, The Veronicas, Carlos Santana, Vanessa Hudgens e Sugababes. Dr. Lucas foi o guitarrista na Saturday Night Live Band por dez temporadas (dez anos), deixando a banda no final da temporada 2006-2007. Ele trabalhou no álbum de estréia da cantora americana Ke$ha. Produziu Hits Nº1 na Billboard como "Tik Tok" de Ke$ha, "Hold It Against Me" de Britney Spears, "Girlfriend" de Avril Lavigne e "California Gurls" de Katy Perry.

Dr. Luke assinou recentemente um contrato de 5 anos com a gravadora Sony Music, o que pode ameaçar o sucesso de cantoras famosas como Katy Perry, e Miley Cyrus, que não são da mesma gravadora. A notícia foi publicada pela revista Billboard. Dr. Luke foi responsável pelos hits que consagraram Katy Perry, com "Teenage Dream" e Miley Cyrus com Wrecking Ball e Party in the U.S.A., "Teenage Dream" e "Wrecking Ball" alcançaram o topo da Billboard Hot 100; "Party in the U.S.A." chegou à segunda colocação.

Luke também foi responsável pelo primeiro hit da carreira de Perry, "I Kissed a Girl".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]