Dr. Mabuse, der Spieler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dr. Mabuse, der Spieler
Dr. Mabuse, o Jogador (PT/BR)
 Alemanha
1922 • p&b • 270 min 
Direção Fritz Lang
Produção Erich Pommer
Roteiro Thea von Harbou
Fritz Lang
Norbert Jacques
Elenco Rudolf Klein-Rogge
Aud Egede-Nissen
Gertrude Welcker
Alfred Abel
Bernhard Goetzke
Gênero Policial
Idioma Alemão (intertítulos)
Cinematografia Carl Hoffmann
Estúdio UFA
Lançamento 26 de maio de 1933 (Alemanha)
Cronologia
Último
Último
O Testamento do Dr. Mabuse (1933)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Dr. Mabuse, der Spieler (em português: Dr. Mabuse, o Jogador) é um filme policial alemão de 1922 dirigido por Fritz Lang. Trata-se do primeiro filme baseado no personagem Dr. Mabuse, criado pelo escritor luxemburguês Norbert Jacques. É um filme mudo, filmado em 16 quadros por segundo. Seria sucedido por O Testamento do Dr. Mabuse (1933) e Os Mil Olhos do Dr. Mabuse (1960).

O filme tem cerca de quatro horas e é dividido em duas partes, intituladas Der große Spieler: Ein Bild der Zeit (O Grande Jogador: Uma Imagem do Tempo) e Inferno: Ein Spiel von Menschen unserer Zeit (Inferno: Um Jogo para as Pessoas de Nosso Tempo). O título do filme é ambíguo. Der Spieler significa "o jogador" em alemão, mas também pode ser traduzido como "o apostador", "o ator" ou "o marionetista". O personagem-título, que dissimula, brinca com as emoções e engana as pessoas, é provavelmente tudo isso de alguma forma.

O filme foi incluído no livro 1001 Filmes para Ver antes de Morrer, sendo o primeiro de cinco filmes de Lang a ser incluído na compilação.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Schneider, Stephen Jay. 1001 Movies You Must See Before You Die. [S.l.]: Octopus Publishing Group, London, April 10, 2010. 37 p. ISBN 9781844036905 Página visitada em 2012-09-23.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]