Dr. Oetker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Dr. August Oetker KG
Sociedade limitada
Slogan Quality is the best recipe
Indústria Processamento de alimentos
Fundação 1891
Sede Flag of Germany.svgBielefeld, Alemanha
Empregados 23,000
Produtos fermento em pó, misturas para bolos, iogurtes, pizza congelada, pudim
Renda líquida €7.7 bilhões
Página oficial Dr. Oetker

Dr. Oetker é uma empresa alemã que produz fermento em pó, misturas para bolos, iogurtes, pizzas congeladas e pudim.

Também estão incluídos no portfólio uma empresa de frete marítimo, um banco, uma editora, uma empresa de equipamentos de segurança, uma cervejaria e uma série de hotéis de alta classe em toda a Europa.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Vista da fábrica da Dr. Oetker em Bielefeld, Alemanha.

A empresa foi fundada pelo Dr. August Oetker, em 1891, o primeiro produto desenvolvido foi "Backin", uma quantidade fixa de fermento em pó que, quando misturado com 500g de farinha e outros ingredientes, produziu um bolo.

Primeira Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

O filho do Dr. Oetker, Rudolf, morreu na Primeira Guerra Mundial. No entanto Rudolf, e sua mulher, Ida, tiveram dois filhos, Rudolf-August e Ursula. Ida Oetker se casou com o Dr. Richard Kaselowsky, e posteriormente teve mais quatro filhos.

A expansão internacional[editar | editar código-fonte]

Rudolf August Oetker, neto do Dr. August Oetker, conduziu a empresa entre 1944 e 1981, e durante este período, alcançou o seu maior crescimento. A empresa expandiu sua presença internacional, com a aquisição de muitas empresas ao redor do mundo. Quando Rudolf Oetker deixou o cargo de sua posição de liderança, a 4 ª geração da família Oetker assumiu. A propriedade familiar estabeleceu o princípio de gerenciamento que "os interesses da empresa têm prioridade sobre os da família" (Annual Report Dr. August Oetker KG, 2005).

Dr. August Oetker, o bisneto do fundador, lidera a empresa desde 1981. Sob seu comando foi aberta uma investigação sobre a história da empresa durante a 2ª Guerra Mundial, e descobriu-se que o diretor-executivo da companhia na época, Richard Kaselowsky, filiou-se ao Partido Nazista e doou grandes somas de dinheiro ao líder da SS, Heinrich Himmler. [1]

Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

A empresa participa do fundo de compensação por trabalho forçado,[2] uma organização de empresas alemãs assumiu a responsabilidade por trabalhos forçados durante a Segunda Guerra Mundial.

Atuação no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a empresa tem uma fábrica em São Paulo. É a principal fornecedora de sobremesas em pó, pizzas congelada e chás. Estabeleceu-se no Brasil a partir de 1954.[3]

Referências

  1. LIMA, Cláudia de Castro. Os aliados ocultos de Hitler. Revista Super Interessante, São Paulo, n. 333, p. 24-35, mai, 2014.
  2. [1]
  3. Dr. Oetker no Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]