Dragnet (1987)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dragnet
Policias da pesada (PT)
Dragnet - Desafiando o perigo (BR)
Pôster de divulgação.
 Estados Unidos
1987 • cor • 106 min 
Direção Tom Mankiewicz
Produção Bernie Brillstein
David Permut
Robert K. Weiss
Roteiro Jack Webb (criador da série)
Dan Aykroyd
Alan Zweibel
Tom Mankiewicz
Narração Dan Aykroyd
Elenco Dan Aykroyd
Tom Hanks
Christopher Plummer
Harry Morgan
Gênero comédia
Idioma Inglês
Distribuição Universal Pictures
Página no IMDb (em inglês)

Dragnet (br.: Dragnet - Desafiando o perigo / pt.: Policias da pesada) é um filme de comédia estadunidense de 1987, dirigido por Tom Mankiewicz. O roteiro do diretor, do protagonista Dan Aykroyd e de Alan Zweibel é baseado na série policial da televisão americana homônima criada e estrelada por Jack Webb. A trilha sonora é de Ira Newborn. O filme foi promovido com a frase "Just the Facts" ("Apenas os fatos"), popularizada pelo programa original.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Dan Aykroyd Sgt. Joe Friday
Tom Hanks Det. Pep Streebek
Christopher Plummer Reverendo Jonathan Whirley
Harry Morgan Capitão Bill Gannon
Alexandra Paul A "Virgem" Connie Swail
Jack O'Halloran Emil Muzz
Elizabeth Ashley Secretária Jane Kirkpatrick
Dabney Coleman Jerry Caesar
Kathleen Freeman Enid Borden
Bruce Gray Mayor Peter Parvin
Lenka Peterson Granny Mundy

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O sargento-investigador do Departamento de Polícia de Los Angeles (sigla em inglês LAPD) Joe Friday é eficiente,inflexível e cumpridor de todas as normas da profissão as quais frequentemente cita textualmente.É sobrinho de outro Joe Friday, policial famoso que trabalhara no mesmo departamento há vinte anos e quem ele procura imitar, inclusive usando roupas e chapéu parecidos. Seu parceiro Frank se aposentou e comprou uma fazenda então o capitão Gannon (antigo parceiro do tio Friday) apresenta o substituto - o jovem Pep Streebek. Pep é eficiente mas desleixado e segue suas próprias regras mas respeita as orientações do sargento. A dupla começa a investigar estranhos crimes na cidade - roubos de uma cobra, um morcego e uma juba de um leão do zoológico, todas as revistas pornográficas chamadas "Bait" que acabaram de sair da gráfica e compostos químicos componentes de um gás letal. Os autores dos crimes são um grupo que se autodenomina P.A.G.A.N (sigla em inglês para "Pessoas contra a Bondade e a Normalidade"), o qual sempre deixa um cartão com a sigla nos locais. Friday e Streebek chegam a Emil Muzz, motorista da revista Bait e suspeito de pertencer aos P.A.G.A.N. e, aos poucos, desvendam uma intricada conspiração criminosa e política.

Notas[editar | editar código-fonte]

O filme repete de forma parodiada vários elementos famosos da série Dragnet: Começa com uma narração sobre Los Angeles e pouco antes do fim apresenta a sentença do vilão e a prisão de destino. A marcante música instrumental de fundo é a mesma da série mas o grupo britânico Art of Noise acrescenta roupagem moderna, num estilo hip-hop e o refrão "Just the facts, ma'am" ("Apenas os fatos, madame") incluido como letra.

A trilha sonora traz a canção "City of Crime", também em estilo hip-hop e com a colaboração de Aykroyd e Hanks que acompanham a performance do baixista/vocalista Glenn Hughes e o guitarrista Pat Thrall. É ouvida nos letreiros finais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]