Dragon Tales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dragon Tales
Aventuras com Dragões (PT)
Historinhas de Dragões (BR)
Os protagonistas da série da esquerda pra direita: Ord, Quetzal, Max, Emília, Cacau, Zak e Zica
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 15 minutos por episódio
Criador(es) Jim Coane
Ron Rodecker
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Tema de abertura Dragon Tales
Tema de
encerramento
Dragon Tales
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos PBS
Transmissão original 6 de setembro de 1999 - 25 de novembro de 2005
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 156 (lista de episódios)

Dragon Tales, também conhecido como Historinhas de Dragões no Brasil é uma série de desenho animado americana-canadense criada por Jim Coane e Ron Rodecker e desenvolvida pela Sesame Workshop de 6 de setembro de 1999 até 25 de novembro de 2005. A série conta as aventuras de duas crianças Max e Emília que através de uma escama mágica são capazes de se teletransportarem para a Terra dos Dragões, um lugar mágico onde dragões existem.

A série foi baseada a partir de uns esboços feitos por Ron Rodecker após uma cirurgia na Laguna Beach em 1965, que ficaram guardados por um longo tempo até Jim Coane escontrar os tais esboços e decidir adaptá-los numa série infantil.[1] Desde a sua estreia o programa recebeu vários prêmios de melhor série infantil[2] e também bastante elogiado entre os pais e educadores. Além disso o programa rendeu um grande merchandise nos Estados Unidos no inicio da década de 2000 gerando livros, dvds, pelúcias, brinquedos e até jogos eletrônicos. No entanto o show acabou por ser cancelado em 2005 devidos as baixas audiências e também pela produção das novas séries.

No Brasil a série começou a ser exibida pelo Canal Futura em 2000 estando no ar até hoje, e posteriormente pelo Cartoon Network, mais tarde reprisada pela Discovery Kids por alguns anos. E exibida algumas vezes pela Rede Globo. Em Portugal, o show foi transmitido pela SIC.

Origens[editar | editar código-fonte]

A série foi originalmente criada em 1965 pelo artista e educador estadunidense Ron Rodecker,[3] logo após uma cirurgia na Laguna Beach. Ele começou a desenhar vários esboços onde apareciam um dragão azul e barrigudo, que viria a ser um protótipo do personagem Ord, porém os desenhos ficaram guardados desde então. Somente em 1997 foi quando Jim Coane, um produtor da Columbia TriStar Television encontrou os esboços e decidiu adaptá-los para uma série de animação, Rodecker decidiu que o desenho seria voltado para as crianças menores enfatizando temas de amizade e lições de vida buscando os sentimentos das crianças. O desenho teve início a partir de um contrato com a Sesame Workshop (responsável por Sesame Street), que durou três temporadas por cinco anos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª e 2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Nas duas primeiras temporadas são mostradas as aventuras de Max e Emília com os dragões Ord, Cacau, Zak e Zica pela Terra dos Dragões. No primeiro episódio é mostrado a primeira visita de Max e Emília para a Terra dos Dragões após se mudarem a uma nova casa e encontrarem uma escama mágica que os levam pra a Terra dos Dragões onde se tornam amigos dos dragões. Max se torna o melhor amigo de Ord e Emília a melhor amiga de Cacau, enquanto também conhecem o dragão de duas cabeça Zak e Zica.

Após isso vários outros personagens são introduzidos pelas temporadas como o professor dragão Quetzal, a árvore falante Sid, o gigante Mungus, o dragão gigante, o pirata Capitão Simpatia, os irmãos de Cacau, entre vários outros personagens. A cada episódio um dos dragões sempre passam por um desafio de infância e quando superam recebem um brilho de seu medalhão ao final.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

Na terceira temporada é introduzido na turma o jovem Enrique, um menino com sotaque espanhol que se torna amigo de Max e Emília e mais tarde dos dragões passando a acompanhá-los também pela Terra dos Dragões em aventuras se tornando o melhor amigo de Zak e Zica que antes não carregavam ninguém como Ord e Cacau. Vários novos lugares e personagens são introduzidos nesta temporada como a estrela Celeste, além da despedida de uma das irmãs de Cacau.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A série Dragon Tales contém uma quantidade extensiva de personagens. Os personagens principais são os irmãos Max e Emília que são capazes de se teletransportarem para a Terra dos Dragões apenas usando a escama mágica de seu quarto. Além deles existem outros protagonistas como o enorme dragão Ord, a jovem dragão Cacau e os dragões de duas cabeças Zak e Zica que são irmãos e músicos. Os três estudam juntos numa escola de dragões conhecida como a Escola no Céu da qual trabalha o professor dragão Quetzal que sempre os ensina valores de aprendizagem.

Ord é o melhor amigo de Max, enquanto que Cacau é a melhor amiga de Emília tanto que eles os carregam em suas costas pela Terra dos Dragões. Posteriormente entra na turma Enrique, um garoto que passa a ser amigo de Zak e Zica. Além disso existem inúmeros outros personagens recorrentes no desenho como o gigante Mungus, a árvore falante Sid, a unicórnio Eunice, os irmãos de Cacau, Kiki e Finn, entre outros.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Estados Unidos e o Canadá Brasil Portugal
Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada Estreia de temporada Final de temporada
1 40 6 de Setembro de 1999 28 de Abril de 2000
2 25 4 de Junho de 2001 8 de Outubro de 2002
3 29 21 de Fevereiro de 2005 1 de Abril de 2005

Lugares da Terra dos Dragões[editar | editar código-fonte]

  • Desfiladeiro colorido: é um lugar cheiro de cores e pedras coloridas onde aparecem bichos de acordo com a cor e formas deliciosas conforme diz Ord
  • Floresta Dente de Leão: é um lugar com grandes árvores de dente de leão que rugem se você invadir o espaço, Ord é alergico a essas flores
  • Fonte musical: é uma fonte mágica que toca alegres canções para os dragões
  • Floresta da Escuridão: é uma floresta muito escura e que no meio dela existe uma árvore de estrelas semente e que se um dragão pega uma pode se realizar um desejo
  • Montanhas Três Irmãs ou Pico Gelado: é um lugar que neva sempre seja primavera ou seja verão está sempre nevando por lá
  • Caverna dos Cristais: é uma caverna cheia de cristais coloridos e também existe uma fonte dentro dela que limpa tudo que é impossível de limpar e o objeto fica novo
  • Ilha de Algodão: é um parque que fica nas nuvens e tem vários brinquedos
  • Lagoa do Dragão: e uma lagoa cheia de peixes e bichos bem estranhos

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Canadá Voz Original Brasil Dublador Brasileiro Portugal Dobrador Português
Emilia Andrea Libman Lina Mendes Sandra de Castro
Max Danny McKinnon Caio César Rita Mendes
Enrique Aida Ortega Charles Emmanuel Romeu Vala
Ord Ty Olsson Márcio Chaves Pedro Giestas
Cacau Chantal Strand Flávia Saddy Patrícia Bull
Zak Jason Michas Marcelo Garcia Carlos Rodrigues
Zica Kathleen Barr Aline Ghezzi Ana Vieira
Quetzal Eli Gabay Mauro Ramos José Jorge Duarte
Lorka Lenore Zann José Leonardo Carla de Sá
Narrador N/A Marco Ribeiro Miguel Ângelo
Pai de Emília e Max ????

Jogos[editar | editar código-fonte]

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

Mesmo com seu sucesso a série poderia seguir para uma 4ª ou 5ª temporada e até mesmo ganhar um filme, porém como a 3ª temporada não deu a audiência esperada ela acabou sendo adiada para a produção de novos desenhos. Até o momento não se tem previsão de retorno do desenho.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No filme Click é possível ver cenas de Historinhas de Dragões sendo exibidas na televisão da família.
  • Já foram vendidos brinquedos de pelúcia da série produzidos pela Hasbro nos Estados Unidos, mas ele nunca chegaram a serem comercializados em outros países.
  • Em 2006 com o término da série foi feita uma peça de teatro de Historinhas de Dragões nos Estados Unidos, onde os dragões eram pessoas fantasiadas de bonecos e as crianças eram atores normais.
  • Em alguns episódios de Sesame Street (versão americana de Vila Sésamo) é possível ver os personagens fazendo referências a série. Inclusive em um dos episódios Ord faz um cameo com Ênio.

Referências

  1. Millennium Web Catalog. 0-infoweb.newsbank.com.dbpcosdcsgt.co.san-diego.ca.us. Retrieved on 2011-10-13.
  2. Dragon Tales Parents' Choice. Visitado em November 11, 2011.
  3. http://rrodecker.com/about.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]