Draisiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma draisian de 1820, primeiro veículo disposta de roda em linha com tração humana.
O cavalo de madeira (dandy-horse) de Drais (1817)

A Draisiana , ou dresina[1] é um veículo de duas rodas inventado em 1817, precursor da bicicleta, e que foi chamada de draisiana em homenagem ao seu inventor, o barão Karl Drais.

A draisiana é a primeira definição fiável do uso prático de uma bicicleta. Foi o primeiro veículo desse tipo que obteve êxito comercial em sua época, por ser dirigível e com grande interação homem-máquina. Na draisiana a tração era fornecida pelos próprios pés, por meio através de empurrões do condutor contra o solo, semelhantemente ao que se faz num patinete, mas com a alternância das pernas. Não tardou até que fosse desenvolvido um modelo com pedal na roda dianteira, que se denominou por velocípede.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1817, o barão alemão Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn inventou o primeiro veículo de duas rodas em linha, a que chamou laufmaschine ("máquina andante"), precursora da bicicleta e da motocicleta. A laufmaschine consistia de um marco de madeira ao qual se ligavam duas rodas, alinhadas no sentido do giro, um banco e uma alavanca que fazia as vezes de guidão. Para mover-se, o condutor, sentada sobre o banco, com as pernas pendentes uma de cada lado, empurrava alternadamente com os pés no chão, num movimento semelhante a um patinador. Com esse impulso, o veículo adquiria uma velocidade considerável. Os braços se apoiavam em apoios laterais enquanto as mãos operavam a alavanca que permitia direcionar a roda dianteira de acordo com a necessidade de fazer curvas.

Tal invento se baseava na idéia de que uma pessoa, ao caminhar, desperdiça muita força por ter que deslocar seu peso de forma alternada de um pé a outro. Drais logrou criar o primeiro veículo simples que nos permitiu evitar esse trabalho. Essa máquina evoluiu rapidamente até chegar à bicicleta actual.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Draisiana