Drama Desk Award

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Drama Desk Award
Descrição Excelência no teatro
Apresentação The Drama Desk
Local Nova York
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 1955
Página oficial

Drama Desk Award é um prêmio de teatro criado em 1955, concedido anualmente ao teatro nova-iorquino e o único que premia peças da Broadway, off-Broadway, off-off-Broadway e peças encenadas por organizações sem fins lucrativos legítimas.[1] É considerado um dos mais importantes prêmios teatrais dos Estados Unidos[2] e complementa os Prêmios Tony, que são outorgados apenas a peças e musicais encenadas na Broadway.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente conhecido como Vernon Rice Awards, em homenagem ao crítico Vernon Rice do New York Post, o nome foi mudado para o atual durante a temporada teatral de 1963/1964. Em seus primeiros anos, havia um número pequeno de categorias concorrentes, mas atualmente ele é distribuído em mais categorias que os Tony. Até 1975, apenas os premiados eram anunciados; a partir deste ano, passou a haver o anúncio dos indicados antes da premiação final.[3]

O Drama Desk é composto de críticos de teatro, repórteres e editores e cerca de 140 ou mais deles são votantes nos indicados.[4] Através dos anos, o prêmio tem sido um primeiro degrau rumo ao estrelato de artistas como Andrew Lloyd Webber, Edward Albee, George C. Scott, e Dustin Hoffman. Peças encenadas off-Broadway como Flores de Aço e Conduzindo Miss Daisy conseguiram fama internacional após serem agraciados com ele.

Entre alguns dos premiados através dos anos estão Alan Arkin, Michael Bennett, Bob Fosse, Joel Grey (diretores), Kevin Kline, Michael Crawford, Nathan Lane (atores) e Angela Lansbury, Glenn Close e Julie Andrews (atrizes).[5]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. McKinley, Jesse. "Modern Millie Leads Drama Desk Awards", The New York Times, May 20, 2002. Retrieved June 8, 2009.
  2. "Baylor's Traveling Lady Production Receives Drama Desk Nomination", Baylor University, April 28, 2006. Retrieved June 8, 2009.
  3. Riedel, Michael. "Backstage brouhaha at the Drama Desk Awards", Los Angeles Times, April 18, 2009
  4. "Utopia sweeps Drama Desk Awards", Variety, May 20, 2007. Retrieved June 8, 2009.
  5. See How it All Began. Página visitada em 03/06/2011.