DreamLinux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
DreamLinux  v  e 
Logotipo
Captura de tela
Dreamlinux 3.5
Arquiteturas x86
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 5.0 / 1 de janeiro de 2012; há 154 semanas e 4 dias
Língua natural Português e Inglês
Família Debian
Núcleo Linux
Método de atualização dpkg
Gerenciamento de pacotes APT
Interface Xfce e Gnome
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Descontinuada
Website www.dreamlinux.info (em inglês)., acessado pela última vez há 289 semanas
Posição no Distrowatch 19ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês).
Origem comum  Brasil
Portal do Software Livre

Fundada em 2010, a Empresa Liderada Pelo Presidente Luiz Henrique da Costa Moreira e Pelo Vice-Presidente Johnathan Robert

Dreamlinux é o nome de uma distribuição Linux baseada nas distribuições Debian, Morphix e Knoppix, do tipo Live CD. Utiliza a estrutura modular encontrada no Morphix que prevê a reunião de módulos distintos que são fundidos a partir do momento em que o sistema é iniciado. Assim, uma distribuição Dreamlinux, enquanto usado como Live CD, contém no seu cerne, ao menos três módulos; o módulo base, contendo o núcleo Linux e alguns aplicativos de modo texto, o mainmodule ou módulo principal, que contém o ambiente gráfico e customizações diversas da interface e os minimódulos que trazem conjuntos de aplicativos específicos, como OpenOffice, por exemplo. Após a instalação ele possui uma arvore de diretórios semelhante ao Debian. Esta estrutura modular permite que a distribuição possa ser facilmente modificada e remasterizada a partir de outros recursos, também presentes no Dreamlinux, chamados MKDistro, e Live Remaster que possibilita customizações rodando o sistema em Live CD. Ele traz o xfce4,baseado na biblioteca GTK, como ambiente gráfico padrão, ele possui aplicativos baseados nesta biblioteca, como, Evince visualizador de arquivos no formato pdf, Brasero gravador de CD/DVD, Orange, navegador de arquivos thunar, Gogh, Gsumi, Gimp, Gxine. Além de outros aplicativos baseados em bibliotecas diversas, como, OpenOffice, Iceweasel, Blender, MPlayer, etc. 'Da distribuição Debian, o Dreamlinux traz as facilidades como a total compatibilidade com o sistema apt-get de instalação automática de pacotes, tendo o synaptic como gerenciador grafico de pacotes. Do Knoppix, o Dreamlinux traz a detecção de hardware. O prefixo "Dream", sonho, em inglês, resume a filosofia do projeto, que é tentar obter um ambiente graficamente apresentável e moderno, mais as melhores tecnologias disponíveis já desenvolvidas para Linux, que aliadas à capacidade do software MKdistro traz o poder de otimizar o sistema e a partir dele criar outros com grande facilidade.

A versão atual do DreamLinux é a 5.0 lançada em 14 de Novembro de 2014

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.