Drepanidini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.


Como ler uma caixa taxonómicaDrepanidini
Pseudonestor xanthophrys.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Fringillidae
Tribo: Drepanidini
Géneros
Ver texto

Drepanidini é uma tribo de aves passeriformes fringilídeas nativas do Hawaii. O grupo inclui 30 espécies, metade delas desaparecidas e as restantes em risco de extinção, que habitam as florestas montanhosas do arquipélago. Os drepanidíneos são por vezes considerados como família própria - Drepadinidae.

O grupo é muito próximo dos fringilídeos do grupo dos Carduelis, conforme demonstrado por estudos de hibridização de DNA. A grande variedade de formas de bicos, desde pequenos e espessos como o dos pintassilgos a longos e curvos como o dos beija-flores, é resultado da radiação adaptativa de um antepassado comum, que evoluiu de forma a preencher os diversos nichos ecológicos do arquipélago. Os machos são aves de plumagem muito colorida e variável de espécie para espécie, e as fêmeas, em geral, são mais baças.

Os depanidíneos são um grupo em declínio acentuado, devido às perturbações ecológicas resultantes de interferência humana. As primeiras extinções desta tribo devem-se aos resultados dramáticos da chegada de espécies invasoras, em particular ratos, com os primeiros colonos polinésios. As extinções mais recentes devem-se a introdução de outras espécies de roedores e mustelídeos, degradação de habitat e diversas epidemias de malária aviária.

Géneros[editar | editar código-fonte]

O sinal + indica géneros monoespecíficos.
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies