Dschinghis Khan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dschinghis Khan
Informação geral
País Alemanha
Gênero(s) Disco, Pop
Página oficial http://www.dschinghis-khan.de

Dschinghis Khan foi uma banda pop alemã criada em 1979 para competir no Festival Eurovisão da Canção 1979. O nome da banda é a pronúncia alemã de Genghis Khan, e foi escolhido para interpretar o tema homónimo Dschinghis Khan, escrita e produzida por Ralph Siegel, com letra de Bernd Meinunger, uma dupla responsável por várias canções daquele certame musical.

Apareceram com a explosão da Disco Music, e, com isso, alcançaram popularidade no mundo todo, especialmente na Europa, Rússia e Japão. Suas músicas falavam geralmente de figuras históricas ou locais com culturas exóticas, como Mongólia, Rússia, Oriente Médio, Japão e México.

A formação original era composta pelos integrantes Steve Bender (1942-2006), Wolfgang Heichel, Henriette Heichel, Leslie Mándoki, Edina Pop e Louis Hendrik Potgieter (1951-1993),que morreu de AIDS. O grupo parou de se apresentar em meados da década de 1980, mas voltou recentemente por causa da popularidade do grupo na Internet. A nova formação da banda contou com Stefan Track substituindo Potgiester como o personagem de Khan. Eles voltaram com uma apresentação no Olympiyski Arena, em Moscow, no dia 17 de outubro de 2005. No dia 7 de maio de 2006, Steve Bender (conhecido como o "careca" do grupo) morreu de câncer.

Curioso observar que a música Moskau, que era relacionada a Moscou, e que foi um dos maiores hits do grupo nas décadas de 1970 e 1980, era proibida na Rússia por ser considerada "Anti-Soviética". Com esta mesma música, foi lançado no Brasil pela RGE no início da década de 1980 um grupo "cover" chamado de Brazilian Genghis Khan, que fez grande sucesso nas rádios e programas de auditório brasileiros, principalmente entre 1984 e 1985, tendo como principal sucesso o hit Comer, Comer. O quarteto, liderado pelo argentino Jorge Danel, era formado por Genghis (Omar Leon), Thor (Jorge Danel), Tuly (Heloísa Nascimento) e Tania (Tânia Brasil).

Atualmente, a banda alemã ainda tem integrantes da década de década de 1980. Wolfgang Heichel,Henriette Heichel e Edina Pop ainda estão no grupo musical e fazem shows e apresentações, como a abertura do Eurovision de 2009. Os três integrantes agora atuam com um grupo de bailarinos e cantores que foi intitulado The Legacy of Dschinghis Khan, que se vestem com figurinos orientais estilizados, evocando a música que fez o grupo estourar na década de 1970.

Flag of Germany.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.