DualShock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O DualShock (oficialmente DUALSHOCK e ocasionalmente referido como Dual Shock) é uma linha de gamepads vibrativos produzidos pela Sony para os consoles de videogame PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4[1] O DualShock foi introduzido no Japão no fim do ano de 1997 e lançado para a América em maio de 1998, alcançando sucesso crítico. Primeiramente introduzido como um periférico secundário para o primeiro PlayStation, uma versão revisada do PlayStation veio junto com o controle e subseqüente e gradualmente eliminou o controle digital que estava primeiramente incluído com o hardware, como também o Sony Dual Analog Controller.

Modelos[editar | editar código-fonte]

DualShock para PlayStation.
DualShock 2 para PlayStation 2.
DualShock 3 para PlayStation 3.
DualShock 4 para PlayStation 4.

DualShock[editar | editar código-fonte]

O DualShock (CPH-1200) é um controle capaz de fornecer vibração de acordo com o que é exibido pelo jogo (caso seja compatível). Ele é chamado de DualShock por que emprega o uso de dois motores vibratórios, um com vibração fraca -semelhante a de um telefone celular- e um motor com vibração mais forte -semelhante ao do Rumble Pak, acessório do Nintendo 64.

O DualShock diferentemente do Rumble Pak, que utiliza baterias, utiliza a energia fornecida pelo PlayStation para a função de vibração. Alguns DualShocks fabricados por terceiros utilizam baterias ao invés da fonte de alimentação do PlayStation. A vibração característica do DualShock é semelhante ao que foi apresentado na primeira edição do japonês Dual Analog Controller, um recurso que foi retirado pouco depois que o controlador foi lançado.

O controlador foi amplamente apoiado; logo após o seu lançamento, novos títulos, incluindo Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, Crash Bandicoot: Warped, Tomb Raider III: The Adventures of Lara Croft, Spyro the Dragon, e Tekken 3 deram apoio à função de vibração e/ou as alavancas analógicas. Alguns jogos projetados originalmente sem suporte ao controle foram relançados para serem compativeis com o Dual Shock, como por exemplo Resident Evil. Muitos jogos aproveitaram a presença dos dois motores para fornecer os efeitos de vibração, incluindo Gran Turismo e Quake II. Lançado em 1999, o jogo de PlayStation, Ape Escape tornou-se o primeiro jogo a forçar o uso de um controlador DualShock.

DualShock 2[editar | editar código-fonte]

Quando o sistema de entretenimento PlayStation 2 foi anunciado, o controle analógico DualShock 2 (SCPH-10010) incluído no pacote era externamente quase idêntico ao DualShock para a PlayStation, excepto na cor, que era preta (as outras cores e transparências vieram mais tarde), no número de parafusos (menos um), e na adição do logo "DualShock 2" junto ao cabo. Outra diferença entre o DualShock e o DualShock 2 é que o conector que é ligado à consola tem a mesma forma do cartão de memória: o conector do DualShock forma um semi-círculo e o do DualShock 2 é quadrado. Também os analógicos são perceptivelmente mais firmes e rígidos, para movimentos mais exactos.

Internamente, o Dual Shock 2 é mais leve que o DualShock e todos os botões (menos os botões Select, Start, modo Analog, L3 e R3), são lidos como valores analógicos. Ou seja, em vez de o botão apenas indicar está actualmente pressionado ou não, também indica a pressão exercida sobre ele.

DualShock 3[editar | editar código-fonte]

A Tokyo Game Show 2007 fez o anuncio do DualShock 3 (CECHZC2J), que é um controlador para o PlayStation 3 que incorpora o recurso wireless e design do Sixaxis acrescenta capacidade rumble e possui uma Bateria e é Carregado por um caboUsb. Foi lançado no Japão em 11 de novembro de 2007 na cor preta, com um preço de varejo JP¥ 5500. O controlador estava programado para estréia na América do Norte e Europa em 15 de abril de 2008 por um preço de varejo de U$ 54,99. Foi também empacotado com o game Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots temático com o PlayStation 3 de 80 GB, que foi lançado em 12 de junho de 2008. A Tokyo Game Show 2007 descreveu o controlador como sendo capaz de fazer vibrações comparável ao DualShock 2. Segundo a GameSpot, o DualShock 3 possui um "rumble de toque fraco", enquanto vários outros efeitos reportados e mais refinados do que a vibração do DualShock 2, em particular com a demonstração de Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots.

DualShock 4[editar | editar código-fonte]

Anunciado oficialmente no PlayStation Meeting 2013, no dia 20 de fevereiro, apesar de suas imagens terem vazado semanas antes do evento, é o controlador do PlayStation 4 e tem as mesmas funções de seus antecessores, além de uma superfície touch pad, botões melhorados, uma adequação para a navegação em redes sociais (com um botão Share para rápido acesso às mesmas) e melhorias no design. O que a Sony realmente pecou na produção do DualShock 4 foi nas borrachas dos dois analógicos. Jogar algum jogo por pouco tempo já é o suficiente para as borrachas se partirem. Ao que parece, esse problema será resolvido em lotes futuros do console de última geração da Sony. O controlador quebrou vários rumores de que a Sony iria abandonar o logotipo DualShock.

Referências

  1. Chris Morell. DualShock 3 para PS3 (em inglês) GamePro.
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.