Duane Carey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Duane Carey

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 30 de Abril de 1957 (57 anos)
Saint Paul, EUA
Missões STS-109
Insígnia
da missão
STS-109 patch.svg

Duane Gene "Digger" Carey (Saint Paul, 30 de abril de 1957) é um ex-astronauta estadunidense[1] .

Formou-se no Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva dos Estados Unidos em 1981 e como piloto de treinamento em 1983, servindo na Louisiana e na Coréia do Sul. Completando o treinamento de piloto de F-16 em 1988, foi enviado para serviço na Espanha. Em 1991, foi selecionado para o curso na Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia.

Depois da graduação no curso, trabalhou como piloto de testes experimentais nos F-16 e como oficial de sistemas de segurança. Tenente-coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, ele acumulou 3700 horas de vôo em 35 aeronaves diferentes.

Em 1996, ele foi selecionado para o curso de trenamento de astronautas da NASA. Após os dois anos de curso e avaliação no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, foi qualificado como piloto-astronauta, trabalhando em terra nos primeiros anos na agência, na Divisão de Astronautas, no Departamento de Operações e Sistemas de Espaçonaves.

Foi ao espaço em março de 2002, com piloto do ônibus espacial Columbia na mssão STS-109[2] , que fez reparos e instalou softwares e equipamentos mais modernos no telescópio espacial Hubble, e na qual ele passou dez dias em órbita.

Carey retirou-se da NASA em 2004 e atualmente ensina crianças em escolas americanas sobre suas experiências como astronauta.

Referências

  1. Duane Carey (em inglês) (11 de Abril de 2011). Visitado em 13 de Maio de 2012.
  2. Biographies of U.S. Astronauts / Carey Duane Gene "Digger" (em inglês) (24 de Janeiro de 2010). Visitado em 13 de Maio de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]