Ducado de Naxos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Δουκάτον Νάξου
Ducato di Nasso

Ducado de Naxos

estado cliente da República de Veneza

Labarum.svg
1207 – 1579 Flag of the Ottoman Empire (1453-1517).svg

Brasão de Naxos

Brasão

Localização de Naxos
Ducado def Naxos, 1450, ressaltado no Mar Egeu
Continente Europa
País Grécia
Capital Naxos(ilha)
Língua oficial grego, vêneto
Religião Ortodoxia arménia, Cristianismo ocidental
Governo Não especificado
Período histórico Idade Média
 • 1207 conquista pelos cruzados
 • 1579 Dissolução

O ducado de Naxos ou ducado do Arquipélago (em grego Δουκάτον Νάξου / Doukáton Náxou ou Δουκάτον Αρχιπελάγους / Doukáton Arkhipelágous, em italiano ducato di Nasso ou ducato dell'arcipelago) foi um Estado marítimo criado pelos interesses da República de Veneza após a Quarta Cruzada, centrado nas ilhas de Naxos e Paros.

História[editar | editar código-fonte]

O nascimento do império colonial veneziano[editar | editar código-fonte]

Com a conquista em 1204 de Constantinopla pela Quarta Cruzada e a criação de um novo Império Latino após a queda do Império Bizantino, Veneza tornou-se dona de "um quarto e meio do Império do Oriente", expandindo as suas posses e criando um vasto império marítimo que a tornava dona do mar Egeu e do Mediterrâneo oriental. Ao adquirir e organizar as novas posses, a República Veneziana adotou o sistema feudal dos aliados francos, deste modo incentivando os investimentos privados das grandes famílias patrícias na nova colônia e garantindo-se um controle indireto da mesma: o interesse da república não era de fato tanto o domínio territorial, quanto a disponibilidade de bases numerosas e seguras para a frota e o controle das rotas comerciais.

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.