Ducati Monster 696

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Ducati Monster 696 é uma motocicleta da categoria naked fabricada pela Ducati. Substituiu o modelo Monster 695.

A filosofia 'menos é mais' guia a incessante busca por motos compactas e de alto desempenho, característica de todas as motos Monster da Ducati. Porém estes novos modelos obtiveram sucesso em ser ainda mais 'enxutas' que suas predecessoras.

Cada um dos componentes foi redesenhado e re-desenvolvido e mais que nunca, a forma possui função. Com todos os detalhes que ainda não haviam se encaixado no conceito das Monster sendo eliminados, 'menos é mais' também significa 'menos é Monster'. Menos peso somado com mais força é igual a pilotagem extremamente divertida. Conceito Monster story

Em 1992 a Ducati revelou um novo protótipo que se tornaria um ícone. A criação da Ducati obteve a admiração das massas e da mídia internacional na Feira Internacional de Motocicletas em Colônia. A Monster 900 foi a motocicleta que realmente criou um novo nicho - estilo dramático, minimalista em dimensões mas recheada de soluções inovadoras de engenharia.

O estilo radical da Monster também forneceu inspiração para um setor completo de peças, especializado em personalização para esta lendária máquina. Por esta razão, raramente duas Monsters serão iguais. Este divisor de águas radical e renovador também influencionou outros fabricantes, mas como diz o ditado: a cópia é a maior lisonja...

A Monster se caracteriza por uma história longa e bem-sucedita, pela introdução ao longo dos anos de numerosos cilindros e incontáveis opções de cores, mas acima de tudo por uma constante evolução tecnológica que este ano nos traz o surgimento de duas versões: a Monster 696 e a Monster 1100, representantes de uma nova era de Monsters.

Monster ART

'Logomania' é a segunda coleção de projetos inovadores Monster Art, e é um impressionante tributo aos famosos logos Ducati e esquemas de cor que compreendem mais de 50 anos de autêntica herança da marca.

Mudar a cor e tipografia de quaisquer modelos na linha Monster atual em somente 10 minutos demonstra a genialidade do programa Monster Art e é uma característica que apaixonadamente endossa a cultura de personalização da Monster.

Consistindo em painéis dos tanques, blocos da carenagem, capas de banco e paralamas frontais, os kits se tornaram agora uma tela moderna no mundo da arte motociclística e um método único de personalização das Monster.

Motor

A Monster 696 produz 80cv a 9000 rpm, e 7,0 kgm de torque a 7750 rpm

Evolução Desmodue

O motor 1100 L-Twin está no ápice de mais de três décadas de desenvolvimento da tecnologia Desmo de refrigeração a ar, e sua entrega de torque já impressionou diversos pilotos ao redor do mundo.

A Evolução Desmodue combina o peso reduzido e o ganho de potência para criar o mais perfeito motor para a Hypermotard 1100 EVO. O novo cárter, uma montagem de virabrequim mais leve e uma nova tampa do alternador de magnésio combinados com o uso de magnetos leves na montagem do alternador resultaram na descomunal perda de 5,3 kg de peso. A embreagem e a tampa do alternador possuem acabamento estilo carbono para a 1100 EVO e em dourado para a 1100 EVO SP.

Uma cabeça do cilindro redesenhada, com o design do orifício de admissão aprimorado para um fluxo otimizado combina ainda com uma câmara de combustão modificada para uma queima mais eficiente de combustível. Esta melhoria na eficiência é o resultado de uma taxa de compressão maior e de uma nova ignição com uma vela por cilindro, agora gerenciada por eletrônicos Siemens altamente eficientes.

Constantes investimentos em qualidade pelo design, materiais avançados e técnicas de engenharia permitiram que as revisões tenham uma frequência menor, a cada 12.000 km, fazendo com que os proprietários de motos Ducati aproveitem mais suas máquinas.

Embreagem APTC

A embreagem banhada a óleo oferece um tipo de ação mais fluida que previne a desestabilização da traseira em reduções drásticas, oferecendo ainda o benefício extra de um manete com operação extremamente leve, um grande benefício no tráfego urbano ou em longas jornadas. A embreagem de 21 discos (11 de fricção e 10 de aço) representam uma redução de peso que se converte em força em relação ao sistema seco, bem como oferecendo operação mais silenciosa e menos manutenção.

Sistema de escape

Oferecer um som de escape com tom rico e profundo dentro dos limites das regulações de som e emissões atuais não é nada incomum, mas a Monster 696 definitivamente se destaca com o famoso som dos motores L-Twin da Ducati. Seus silenciadores proeminentes e de alto nível oferecem ainda um toque de estilo inigualável.

O sistema de escape da 696 possui uma sonda Lambda dedicada para cada cilindro, permitindo uma injeção precisa de combustível para uma resposta mais suave do motor, bem como conformidade com os limites atuais de emissões de poluentes.

Cárter mais leve

Os novos cárteres envolvem a caixa de marchas com intervalos muito menores, para criar um perfil externo menor e mais compacto, atingindo considerável diminuição de peso em relação a versões anteriores.

Desmodromics

As incríveis performances das válvulas de nossos motores somente são possíveis devido ao único sistema Desmodromic da Ducati, aonde o fechamento da válvula é ativado mecanicamente.

Em altas rotações é quase impossível que as válvulas se encaixem nos perfis das câmaras se utilizarem o sistema padrão de molas. Com o sistema Desmo, a válvula é fechada mecanicamente com a mesma precisão com que se abriu, permitindo perfis das câmaras mais acentuados e tempos de funcionamento radicais.

Este sistema é utilizado em cada unidade de força Ducati, incluindo os mundialmente famosos motores de MotoGP e Superbike Desmosedici.

Chassis

Estrutura leve

Cada componente da Monster 696 foi cuidadosamente selecionado, tendo este processo resultado numa diminuição geral de peso na moto. Seu peso seco de 161 kg tem efeitos dramáticos não somente na capacidade de manobrar e facilidade de operação, mas também por contribuir diretamente com a performance, frenagens e aceleração.

Freios Brembo

O mais recente lançamento nos equipamentos de frenagem Brembo oferece um poder de frenagem frontal e posterior excepcional, para aumentar a segurança do piloto. Na frente, os discos flutuantes de 320mm são pinçados por 4 pistões em suportes montados em forma radial, enquanto o disco flutuante traseiro de 245mm trabalha em conjunto com um sistema de dois pistões. Este poderoso conjunto de frenagem oferece sensação e controle inigualáveis, tornando a 696 mais segura em relação a um largo espetro de habilidades de pilotagem.

Garfos Showa

Controle espetacular e estabilidade na pista são oferecidos por um dos melhores componentes de suspensão no mercado. Os garfos invertidos Showa de 43mm oferecem um curso de 120mm de viagem cuidadosamente controlada.

Ergonomia

O formato do tanque profusamente esculpido e delgado permite o máximo conforto e controle. O estreitamento da 'cintura' da moto tem o mesmo efeito de diminuir a altura do assento, fazendo com que seja mais fácil os pilotos coloquem os dois pés totalmente apoiados no chão.

A trava de direção foi muito melhorada com úteis 64 graus de giro no guidão para o travamento. A incrível atenção aos detalhes foi focada em maximizar a efetividade do travamento.

Altura do assento

A posição de pilotagem da Monster 696 foi especificamente desenvolvida para colocá-lo firmemente no controle. A altura do assento é de somente 770mm, tornando mais fácil para colocar os dois pés firmemente plantados no chão.

Monster Trellis

O chassis de aço Trellis é um chassis tubular imensamente forte, porém leve que possui o sub-quadro de alumínio, sendo a espinha dorsal estrutural da Monster. Oferecendo rigidez sem paralelos com massa mínima, o design deste chassis é puramente Ducati em sua ingenuidade e simplicidade. O sub-quadro de alumínio economiza em peso e adiciona agradável continuidade com os descansos de pé em alumínio e acabamento fosco no swingarm.

Swingarm em alumínio

O swingarm estilo GP é fundido utilizando alumínio na sua forma mais nobre. Fundido de forma passiva com tratamento de calor, este componente atinge suas melhores características mecânicas, bem como peso final reduzido e manuseabilidade aprimorada.

Suspensão traseira Sachs

Na traseira, uma unidade monoshock da Sachs com link progressivo oferece um amplo espectro de ajustes de mola e amortecedor.

Aros em alumínio

Os aros de 3 pontas super leves em liga de alumínio aumentam a agilidade e reduzem o esforço na pilotagem. O aro dianteiro de 3.5x17" utiliza um pneu 120/60ZR enquanto o aro traseiro de 4.5x17" utiliza pneu 160/60ZR. Ao resistir à tentação de colocar pneus maiores na 696 puramente por estilo, o resultado final traz leveza, confiabilidade e possibilidade de antecipação dos movimentos de direção, em uma gama variada de velocidades com uma estabilidade realmente espetacular.

Especificações:

Chassis QUADRO Trellis - tubular em aço ENTRE-EIXOS 1450mm ÂNGULO DO MOTOR 24° SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo Invertido Showa 43mm CURSO DA DIANTEIRA 120mm ARO DIANTEIRO Aro em liga leve com 3 raios 3.5x17" PNEU DIANTEIRO Pirelli Angel ST 120/60 17" SUSPENSÃO TRASEIRA Link progressivo com suspensão Sachs Monoshock com ajuste de pré-carga e rebote do amortecedor CURSO DA TRASEIRA 148mm ARO TRASEIRO Aro em liga leve com 3 raios 4.5x17" PNEU TRASEIRO Pirelli Angel ST 160/60 17" FREIO DIANTEIRO Dois discos 320mm, pinças radiais com 4 pistões FREIO TRASEIRO Disco de 245mm, pinças de 2 pistões CAPACIDADE DO TANQUE 15 litros / 13,5 litros (versão com ABS) PESO SECO 161 kg / 163 kg (versão com ABS) INSTRUMENTOS Unidade digital com: velocímetro, conta-giros, relógico, aviso de manutenção programada, temperatura de óleo, odômetro de reserva de combustível, temperatura do ar, tempo de volta. Luzes de aviso para baixa pressão de óleo, nível de combustível, reserva de combustível, neutro, indicadores de setas, giros acima do limite, imobilizador. Pronto para utilização do sistema DDA. GARANTIA 2 anos sem limite de quilometragem CORES (QUADRO/RODAS) Red (red / back) - Matt black (matt black / black) - Pearl white (matt black / black) - Monster Art colours (matt black / black) VERSÕES Assento duplo ALTURA DO ASSENTO 770mm Motor TIPO Cilindros L-Twin, duas válvulas Desmodromic por cilindro, refrigerado a ar CILINDRADA 696cc DIÂMETRO x CURSO 88x57,2mm TAXA DE COMPRESSÃO 10,7:1 POTÊNCIA 80 cavalos (58,8 kW) a 9000rpm TORQUE 7,0kgm (50,6 lb-ft) a 7750rpm INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL Injeção eletrônica de combustível Siemens, borboleta de 45mm SISTEMA DE ESCAPE 2 silenciadores de alumínio

Transmissão CÂMBIO 6 marchas RELAÇÕES 1=32/13, 2=30/18, 3=28/21, 4=26/23, 5=22/22, 6=24/26 TRANSMISSÃO PRIMÁRIA Engrenagens, relação 1.85:1 TRANSMISSÃO SECUNDÁRIA Corrente, pinhão de 15 dentes, coroa de 45 dentes EMBREAGEM Embreagem a óleo APTC com controle hidráulico

DDA DDA Pronta para utilização do kit DDA (acessório adquirido separadamente)

DTC DTC Não disponível neste modelo

ABS ABS Disponível como item opcional

fonte:http://www.ducatibrasil.com.br/bikes.asp?type=monster&model=696