DuckDuckGo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Duck Duck Go)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
DuckDuckGo
Gênero Serviços (motor de busca)
Cadastro Não
País de origem  Estados Unidos
Idiomas vários
Lançamento 25 de setembro de 2008
Posição no Alexa Aumento 752 (Agosto de 2014)[1]
Desenvolvedor Gabriel Weinberg
Proprietário DuckDuckGo, Inc.
Página oficial duckduckgo.com

DuckDuckGo é uma ferramenta de busca baseado em Valley Forge, Pensilvânia. Este motor de busca tem a particularidade de utilizar informações de origem Crowdsourcing (como a Wikipedia) para melhorar a relevância dos resultados. A filosofia deste motor de pesquisa enfatiza a privacidade e não registra as informações do usuário.[2]

História[editar | editar código-fonte]

DuckDuckGo foi fundada por Gabriel Weinberg, um empreendedor cujo último risco (The Names Database) foi adquirida pela United Online (NASDAQ:UNTD) em 2006 por US$ 10 milhões [3] . Weinberg tem um Bacharel em Física e um Mestrado em Tecnologia e Política do MIT[4] . O projeto inicialmente foi auto-financiado pelo Weinberg e intencionava lucrar através de publicidade [5] . O motor de busca é escrito em Perl, um servidor Nginx e funciona principalmente em FreeBSD.

DuckDuckGo é construído primariamente sobre APIs de grandes fornecedores (como Yahoo! Search BOSS). Devido a isto, TechCrunch caracteriza este serviço como um "motor de busca híbrido"[6] [7] Duck Duck Go também produz as suas páginas de conteúdo próprio semelhante a sites como o Mahalo, Kosmix e SearchMe [8] .

Alguns repórteres intitularam o nome "Duck Duck Go" como parvo ou ridiculo para um motor de busca [9] . Quando questionado sobre o nome, Weinberg explicou, "um dia apareceu do nada na minha cabeça e eu gostei. O FAQ da companhia diz: "Eu gostei. É derivado de Duck Duck Goose, mas não é uma metáfora" [10] .

Não são conhecidas estatisticas exactas do número de visitas ao Duck Duck Go, contudo Compete.com obteve uma estimativa de 199.441 visitas [11] e Alexa relatou um crescimento de 134% em 3 meses [12] .

Recursos[editar | editar código-fonte]

DuckDuckGo resulta de um mashup de várias fontes, incluindo Yahoo! Search BOSS, Wikipedia, e do seu própro rastreador Web crawler (DuckDuckBot)[13] utilizando informacão obtida a partir de crowd-sourced websites(e.g. Wikipedia) para popular as caixas "Zero-click info", caixa que contêm um resumo de tópicos e assuntos relacionados com a pesquisa [14] . Além disso, Duck Duck Go oferece a possibilidade de mostrar sites comerciais ou não-comerciais via links na sua home page [15] .

DuckDuckGo mantém uma política de respeito pela privacidade dos usuários. DuckDuckGo não guarda os endereços de IP nem o histórico dos usuários e utliza cookies apenas quando necessário. Weinberg cita: "Por padrão, DuckDuckGo não armazena ou partilha informação pessoal. Essa é nossa política de privacidade." [16] .

Referências