Commandos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Duke (Commandos))
Para o artigo acerca do tipo de soldado, ver comandos.

Commandos é uma saga de jogos com uma jogabilidade no estilo de táticas em tempo real, situado durante a Segunda Guerra Mundial, lançada para PC e Mac. As missões, os personagens, os equipamentos e a própria história dos jogos baseiam-se em fatos históricos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.

Existem 4 jogos na saga — Commandos: Behind Enemy Lines, Commandos 2: Men of Courage, Commandos 3: Destination Berlin e Commandos 4: Strike Force — 2 expansões — Commandos: Beyond the Call of Duty (publicado sobre a forma de jogo) e Commandos 3: Road to Berlin. Embora a Pyro Studios, tivesse afirmado após a publicação do Commandos: Beyond the Call of Duty e mais tarde do Commandos 2: Men of Courage, que seriam os últimos jogos desta saga, mais dois jogos foram desenvolvidos.

A saga[editar | editar código-fonte]

A saga foi criada e desenvolvida pela Pyro Studios, uma empresa espanhola de jogos que é hoje considerada uma das melhores a nível mundial.

Commandos: Strike Force[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Commandos: Strike Force

Ao contrário dos outros jogos da saga, Commandos: Strike Force é do estilo FPS (tiro em primeira pessoa), ficando o jogador sem a vista geral do mapa, tal como ficando apenas com o controle de 3 novos personagens: Cpt. Francis "Frank" O'Brien que tem a resistência e audácia de Green Beret dos outros jogos, Ten. William "Bill" Hawkins, exímio atirador de elite e o Cel. George Brown, além de ser líder do esquadrão, é o especialista em sigilo.

Novo Commandos em desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 2018, a editora alemã Kalypso Media Group, adquiriu a licença dos jogos da série Commandos. Em 2020 a editora afirmou estar a trabalhar num novo Commandos[1] e a desenvolvedora será a Claymore Game Studios, um estúdio interno. Ainda não existem detalhes de quando será lançado.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Nos jogos você controla os COMMANDOS, um grupo que, segundo um diálogo entre Sapper e Thief, no terceiro jogo da série, pertence a COMMANDOS CORP. Commandos é um jogo no qual você toma controle de 8 personagens, cada qual com sua função, como por exemplo Spy, pode trocar de roupa e enganar soldados inimigos utilizando de seus uniformes, a visão do jogo é aérea, com exceção do último lançamento, facilitando a interação dos jogadores com o ambiente, cujos cenários são pré desenhados, diferenciando-se dos personagens, que por sua vez são em 3D.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Alcunha Alcunha (português) Nome Jogos em que entrou
Behind Enemy Lines Beyond The Call Of Duty 2: Men Of Courage 3: Destination Berlin 4: Strike Force
Tiny, Green Beret Boina Verde Jerry Mc Hale S S S S N
Fireman, Inferno, Sapper Inferno Thomas Hancock S S S S N
Fins, Diver, Marine Mergulhador James Blackwood S S S S (apenas 1 missão) N
Tread, Driver Motorista Samuel Brooklyn S S S N N
Frenchy, Spooky Espião René Duchamp S S S S N
Duke Atirador Sir Francis T. Woolridge S S S S N
Lips, Seductress Sedutora Natasha Nikochevski N S (apenas 1 missão) S N N
Lupin, Thief Ladrão Paul Toledo N N S S N
Whiskey Whiskey Whiskey (cão) N N S N N
Green Beret(SF) Boina Verde(SF) Francis O'Brien N N N N S
Sniper(SF) Atirador(SF) Williams Hawkins N N N N S
Spy(SF) Espião(SF) George Brown N N N N S

Referências

  1. Nunes, Tiago (9 de abril de 2020). «Um novo Commandos está em desenvolvimento». GameHub.pt. Consultado em 18 de abril de 2020