Duke Nukem 3D

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Duke Nukem 3D
Duke Nukem 3D
Desenvolvedora 3D Realms
Publicadora(s) Apogee Software
Motor Build
Plataforma(s) PC (MS-DOS)
Mac
Sony PlayStation
Sega Saturn
game.com
Sega Mega Drive
Zeebo
Série Duke Nukem
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Um jogador, Multijogador
Classificação Inadequado para menores de 14 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Mídia CD, cartucho
Controles Teclado
Idioma Inglês

Duke Nukem 3D é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela 3D Realms (anteriormente chamada Apogee Software) e lançado em 29 de Janeiro de 1996. O jogo é em 3D (o primeiro jogo 3D foi Driller da Spectrum) possuindo alguns objetos em 2D.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, a jogabilidade de Duke Nukem 3D envolve mover pelos níveis através do ponto de vista do protagonista, atirando nos inimigos que aparecem. O personagem pode se abaixar, pular, nadar, voar e guardar a sua arma.

O ambiente de Duke Nukem 3D é altamente destrutivo e interativo, sendo possível quebrar partes do cenário, destruir paredes, e suas ações deixam marcas no cenário como a marca de sua bala na parede, o sangue dos monstros que espirra e suja as paredes. Dentre as interações com o cenário, a luz deixa as coisas mais fáceis de serem vistas, enquanto fontes de água e hidrantes quebrados recuperam alguns pontos de vida.[1] [2]

Os níveis foram desenvolvidos em uma maneira não-linear permitindo que os jogadores usem dutos de ar, portas de trás e esgoto para evitar inimigos ou encontrar locais secretos. Esses locais contém objetos com o qual o jogador pode interagir, que podem beneficiar o personagem ou simplesmente apresenta alguma diversão (dar gorjeta pras strippers faz Duke provocá-la, e ela responder).

Outros itens podem ser pegos durante o jogo. Um kit médito permite que o jogador cure Duke quando quiser. Esteróides deixam Duke mais rápido. Óculos de visão noturna permitem ver os inimigos no escuro. O dispositivo "HoloDuke" projeta um holograma de Duke que pode ser usado para distrair os inimigos. Botas protetoras permitem que Duke passe por terrenos quentes ou tóxicos. Outros equipamentos aumentam o tempo que Duke pode ficar sem respirar quando está sob a água, e uma jetpack permite que Duke mova verticalmente.

Duke tem um arsenal de 10 armas. Para o corpo-a-corpo básico tem o chute do Duke, que pode ser mais poderoso que armas de fogo. As armas de fogo são a pistola, shotgun e metralhadora, as armas explosivas são lança granadas, lança-míssel e bombas de controle remoto. Há armas futuristas como uma arma de raio para encolher o inimigo e outra para expandi-lo e explodir, e arma de gelo para congelar o inimigo por alguns segundos. Para armadilhas, há bombas de controle remoto e dispositivos que disparam laser quando detectado algum movimento.

O jogo possui uma variedade de inimigos, desde humanos mutantes até aliens. Como é comum em jogos de tiro em primeira pessoa, Duke encontra muitos inimigos de baixo nível e alguns poucos chefes. Assim como Duke, os inimigos possuem uma variedade de equipamentos, com alguns tendo a jetpack para voar.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo é ambientado no século 21, no ano 2008, quando aliens assassinos invadem a Terra com planos para destruir a humanidade usando a força vital das mulheres para se reproduzirem e se tornarem mais fortes. Os aliens dominam a base da EDF no espaço e o exército da Terra é eliminado. Os policiais são transformados em porcos mutantes a serviço dos alienígenas e a Terra só tem uma chance: Duke Nukem, que voltava da base espacial dos temidos rigelatians, raça alienígena que tinha acabado de aterrorizar a Terra, quando recebeu uma mensagem: "socorro, aliens assassinos invadiram a Terra!". Quando ele voltava em sua nave foi surpreendido por um ataque alienígena que explodiu sua nave. Assim inicia-se a aventura.

Cenários[editar | editar código-fonte]

No jogo há cenários como boates, barcos, bares, zonas inundadas, cinemas, sets de filmagem, bancos, as ruas de hollywood, uma estação espacial e a lua. Em alguns lugares era possível encontrar prostitutas seminuas, que recebiam dinheiro em troca de mostrar seus seios.

Audio[editar | editar código-fonte]

Outra inovação são as falas do Duke, repletas de palavrões. Existe a opção duke talk, para proibir ou não o duke de falar.

Conversões[editar | editar código-fonte]

Duke Nukem 3D foi portado para diversas outras plataformas.Todas apresentam conteúdo exclusivo.

Duke Nukem 3D (Game.com) foi lançado em 1997 apenas nos Estados Unidos.Diferente de todas as outras versões para console, Duke Nukem não pode rotacionar; ele se move apenas para frente e para trás, e pode desviar para esquerda e direita.Possui 3 episódios e um total de 12 levels, todos modificados para melhor conforto e fácilidade devido a impossibilidade de rotação.

Duke Nukem 3D (Sega Saturn) - A versão para Sega Saturn foi portada pela Lobotomy Software e publicada pela Sega.Essa versão usa o Sega NetLink para partidas on-line, e também adiciona um suporte especial para o analógico do Sega Saturn.Tambem inclui um multiplayer escondido chamado de Death Tank Zwei e um level exclusivo bonus com o nome de "Urea 51".

Duke Nukem: Total Meltdown (com o nome simplificado para Duke Nukem na europa) é a versão do jogo para Playstation que contém todos os três episódios originais além de um novo, intitulado Plug 'n' Pray, que inclui 6 novos levels e um secreto, sendo esse último também incluso na versão para PC.Muitas das músicas foram remixadas e outras originais/exclusivas para essa versão.

Duke Nukem 64 é a versão portada para o Nintendo 64 tendo uma nova carácteristica que é o multiplayer simultaneo para 4-Jogadores.Devido a pequena quantidade de espaço que o cartucho do Nintendo 64 suportava, a música foi removida e muitas características foram censuradas desta versão.Outras novidades incluem um chefe final totalmente em 3D e novas armas.O "Alien Beast" visto no Plutonium Pak, aparece eventualmente nas fases.

Duke Nukem 3D (Mega Drive) foi lançado em 1998 pela empresa brasileira Tectoy.O visual foi drasticamente modificado devido o hardware do console, fazendo-nos lembrar dos antigos jogos do gênero FPS, como Wolfenstein 3D.As fases são totalmente baseadas no episódio Lunar Apocalypse.Esta versão foi lançada apenas na América do Sul.

Duke Nukem 3D (Xbox Live) - A versão para Xbox 360 foi lançada em 24 de Setembro de 2008.Foram adicionadas várias carácteristicas como a possiblidade de voltar até onde o jogador morreu, salvar vídeos do gameplay, um modo cooperative para partidas multiplayer e o "DukeMatch", tambem para partidas on-line.A música recebeu uma qualidade significante devido as modernas ferramentas de MIDI.

Duke Nukem 3D (iPhone/iPod Touch) - Nesta versão temos os três principais episódios e um som principal agora em FX, mais não há música de fundo durante o gameplay. Não há também multiplayer e os quadros-por-segundo caem drasticamente quando se está em um combate com muitos inimigos.

Duke Nukem 3D (Nokia N900) - A versão para o Nokia N900 foi lançada em 29 de Dezembro de 2009.Duke Nukem é controlado usando o teclado Qwerty ou até mesmo a tela touch screen.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Duke Nukem 3D inovou o gênero de FPS por dar ao jogador com a sensação de liberdade causada pela gama de movimentos e a possibilidade de quebrar o cenário.

Polêmica[editar | editar código-fonte]

Em 3 de novembro de 1999, um estudante de medicina Mateus da Costa Meira, então com 29 anos, matou três pessoas e feriu outras quatro durante uma sessão do filme “Clube da Luta” em um cinema de São Paulo. Mateus ficou conhecido como "o atirador do shopping". Foi condenado em 2004 a 120 anos de prisão. Em depoimentos ele teria citado o jogo Duke Nukem 3D, que traz um cinema em um trecho da primeira fase. Mesmo quase quatro anos depois de lançado, o jogo teve a venda proibida.

Referências

  1. The History of Duke Nukem: Duke Enters The Third Dimension. GameSpot. Página visitada em 1 July 2009.
  2. Tim Soete (1 May 1996). Duke Nukem 3D Review for PC. GameSpot. Página visitada em 1 July 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Duke Nukem 3D