Dunga (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Francisco José dos Santos, popularmente conhecido como Dunga (Pindamonhangaba, 2 de março de 1964), é um cantor, compositor, pregador, escritor, locutor de rádio e apresentador de televisão católico que trabalha na TV Canção Nova.

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, no dia 2 de março de 1964. Filho de Francisco dos Santos e Maria Benedita de Lima Santos, viveu sua infância na fazenda Coruputuba. Demonstrou interesse pela música desde pequeno. Quando completou seis anos, sua irmã mais velha, Fia, deu-lhe de presente um disco dos Beatles, um compacto simples, e ele imediatamente começou a cantar junto com um primo. Certo dia, no galinheiro da fazenda, fez uma bateria de latas de tinta, microfones de cabo de vassoura, guitarras de madeira com cordas de arames bem fininhos, e do puleiro fez uma arquibancada e também um palquinho.

Na década de 1980, teve muitos problemas com drogas e bebidas. Mas, aos dezoito anos, teve seu retorno à Igreja Católica e se casou. Cresceu profissionalmente, tornando-se um profissional da mecânica. Era animador de grupo de oração e, na época já casado com Edinéia, teve seu primeiro filho, Felipe. Hoje, o casal tem ainda mais duas filhas: Priscila e Ana Carolina

Recebeu um convite para morar na Canção Nova em 1991, dando início a sua trajetória como missionário da Comunidade Canção Nova, onde ganhou grande enfoque em lidar com a juventude, especialmente com o movimento PHN (Por Hoje Não Vou Mais Pecar). Segundo o próprio cantor, o PHN surgiu da experiência adquirida por ele nas visitas a presídios, Fundação Casa, casas de apoio ao portador de vírus HIV, além de sua própria história de vida. A ideia acabou ganhando força quando Dunga ouviu uma palestra em que padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova, falava aos jovens.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ao longo destes anos de missão, Dunga foi se reafirmando no ministério de Música. Hoje, tem gravados nove CDs:

DVDs[editar | editar código-fonte]

Dunga gravou dois DVDs até agora:

Dunga – Ao Vivo - com imagens inéditas de grandes festivais, shows, galeria de fotos, clipes, entrevistas com legendas e narração em inglês, espanhol e português.

Dunga Eletroacústico (2010) - Gravado em High Definition (HD) com o melhor dos 20 anos de carreira do cantor e ainda outras músicas inéditas. A gravação do DVD aconteceu no dia 17 de julho, no Auditório São Paulo – nas dependências da sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Livros[editar | editar código-fonte]

Tem quatro livros pulbicados pela Editora Canção Nova:

Fonte[editar | editar código-fonte]