Dunstervillea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDunstervillea
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Dunstervillea
Espécies
Dunstervillea mirabilis

Dunstervillea é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). O gênero Dunstervillea foi proposto por Garay em Venezuelan Orchids Illustrated 5: 70. em 1972. A Dunstervillea mirabilis Garay é a espécie tipo deste gênero. O nome do gênero é uma homenagem a G.C.K Dunsterville, coletor de orquídeas da Venezuela.[1]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de gênero monotípico, cuja única espécie é minúscula, epífita, de crescimento monopodial, habitando as extremidades dos galhos das árvores em áreas quentes e úmidas da Amazônia venezuelana e brasileira, em baixas altitudes.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresentam bastas raízes carnosas e retorcidas, pseudocaule ereto com folhas vagamente lembrando um leque, lateralmente comprimidas, imbricadas, equitantes, carnosas, elípticas. A inflorescência curta, delicada, ereta, brota das axilas das folhas superiores, alarga-se na extremidade de onde nascem poucas flores fasciculadas cujos ovários encontram-se envolvidos por brácteas grandes e rígidas.

As flores são minúsculas, de tamanho similar às menores Pleurothallis, totalmente brancas, com sépalas e pétalas parecidas, oblongo-lineares, agudas, com carenas dorsais, as pétalas ligeiramente mais largas. labelo carnoso, na base com esporão cônico internamente pubescente, rigidamente preso à base da coluna, no disco com calo formado por duas lamelas algo irregulares estreitas com carenas transversais. coluna apoda e roliça com grande cavidade estigmática, antera branca comportando quatro polínias duras e globosas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Dunstervillea — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]