Duque de Buccleuch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Duque de Buccleuch
Pariato Escócia
Criação Carlos I de Inglaterra
1643
Ordem Nobreza Titulada
Tipo Hereditário
1.º Titular Anne Scott, 1.ª Duquesa de Buccleuch
Linhagem Casa de Stuart
Títulos Subsidiários Condes de Buccleuch
Conde de Dalkeith
Lorde Scott de Buccleuch
Lorde Scott de Whitchester e Eskdaill
Actual Titular Richard Walter John Montagu Douglas Scott, 10.º Duque de Buccleuch e 12.º Duque de Queensberry
Herdeiro Walter John Francis Montagu Douglas Scott, Conde de Dalkeith

O título Duque de Buccleuch (AFI[bəˈkluː]) foi criado no Pariato da Escócia em 20 de abril de 1663, para o duque de Monmouth, o filho ilegítimo mais velho de Carlos II da Inglaterra, que tinha sido casado com Anne Scott, 4.ª Condessa de Buccleuch.

Anne foi titulada Duquesa em direito próprio ao lado de seu marido; logo, o título não foi afetado com confiscação dos bens de Monmouth, condenado à morte em 1685. Ele passou para seus descendentes, que usaram, sucessivamente, os sobrenomes Scott, Montagu-Scott, Montagu-Douglas-Scott e Scott de novo. Em 1810, o 3.º Duque de Buccleuch herdou o ducado de Queensberry, também no Pariato da Escócia, e assim aquele último título separou-se do marquesado de Queensberry. O atual Duque de Buccleuch é uma das cinco pessoas que detém dois ou mais ducados diferentes; os outros são o Duque da Cornualha e Rothesay, o Duque de Hamilton e Duque de Brandon, o Duque de Argyll (que tem dois ducados nomeados Argyll) e o Duque de Richmond, Lennox e Gordon.

Os títulos subsidiários associados com o ducado de Buccleuch são: Condes de Buccleuch (1619), Conde de Dalkeith (1663), Lorde Scott de Buccleuch (1606) e Lorde Scott de Whitchester e Eskdaill (1619). Todos estão no Pariato da Escócia. O duque também tem dois títulos subsidiários do confiscado ducado de Monmouth, que são Conde de Doncaster (1663) e Barão Scott de Tindale (1663); ambos estão no Pariato da Inglaterra. Há muitos títulos subsidiários associados com o ducado de Queensberry; entre eles, Marquês de Dumfriesshire (1683), Conde de Drumlanrig e Sanquhar (1682), Visconde de Nith, Tortholwald e Ross (1682) e Lorde Douglas de Kilmount, Middlebie e Dornock (1682) (todos no Pariato da Escócia).

O condado de Doncaster e a baronia de Scott de Tindale tinham sido perdidos no tempo da confiscação do primeiro duque, mas foram recuperados pelo 2.º Duque de Buccleuch em 1742.

O atual Duque de Buccleuch é o maior proprietário de bens do Reino Unido e o presidente do Grupo Buccleuch, uma companhia com interesses em propriedade comercial, acordos rurais, comida e bebidas.

Os principais sítios da família Montagu-Douglas-Scott são Bowhill, a três milhas de Selkirk (representando a linhagem Scott); o Castelo de Drumlanrig, na região de Dumfries and Galloway (representando a linhagem Douglas); e Boughton House, em Northamptonshire (representando a linhagem Montagu). As três residências estão abertas ao público. A família também possui o Palácio de Dalkeith, em Midlothian, que não é ocupado por tal desde 1914 e que está sendo alugado pela Universidade de Wisconsin. Sua história residência londrina foi Montagu House.

Lordes Scott de Buccleuch (1606)[editar | editar código-fonte]

Condes de Buccleuch (1619)[editar | editar código-fonte]

Duques de Buccleuch, primeira criação (1663)[editar | editar código-fonte]

Duques de Buccleuch, segunda criação (1663)[editar | editar código-fonte]

Herdeiro aparente: Walter John Francis Montagu Douglas Scott, Conde de Dalkeith (n. 1984)