Duque de Richmond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de armas dos atuais duques de Richmond

O título Duque de Richmond tem o nome de Richmond, em North Yorkshire e foi criado várias vezes no Pariato da Inglaterra para os membros das casas reais Tudor e Stuart .

Henrique Tudor, depois conde de Richmond, tornou-se rei da Inglaterra, em 1485. O título é unido à coroa. Em 1525, seu filho, Henrique VIII concedeu a seu filho ilegítimo Henry Fitzroy, o título de Duque de Richmond e Somerset, com o título subsidiário de conde de Nottingham. Em sua morte, o título foi para a coroa.

Em 1613, Ludovic Stuart, é nomeado 2.º Duque de Lennox, conde de Richmond e Duque de Richmond, em 1623. Em 1641, seu sobrinho James Stuart, 4 º Duque de Lennox foi criado Duque de Richmond. Em 1675, três anos após a morte sem descendentes de Charles Stuart, 3.º Duque de Richmond, Carlos II concedeu a seu filho ilegítimo, Charles Lennox, que teve com Louise Renée de Penancoët de Keroual, os títulos de Duque de Richmond e Lennox. Desde 1675, o título é da família de Charles Lennox.

Os títulos subsidiários associados com o título de Duque de Richmond são Barão Settrington (de Settrington em Yorkshire) e Conde de March. O Duque também tem os títulos subsidiários de Lord Torbolton e Conde de Darnley, que foram criados para o título de Duque de Lennox (Pariato da Escócia). Finalmente, ele detém o título subsidiário de Conde de Kinrara, no Pariato do Reino Unido, criado para o título de Duque de Gordon. A título de cortesia de Conde de March está associado.

Lista dos Duques de Richmond[editar | editar código-fonte]

Duque de Richmond e Somerset, primeira criação (1525)[editar | editar código-fonte]

Duque de Richmond, primeira criação (1623)[editar | editar código-fonte]

Duque de Richmond, segunda criação (1641)[editar | editar código-fonte]

Duque de Richmond, terceira criação (1675)[editar | editar código-fonte]

O herdeiro aparente do título é Charles Henry Gordon-Lennox, Conde de March e Kinrara (* 1955).