Duque de Wellington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Duques de Wellington)
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de armas dos Duques de Wellington

O Ducado de Wellington, derivado de Wellington, em Somerset, é um título hereditário e o ducado mais antigo do Pariato do Reino Unido. O primeiro detentor do título foi Arthur Wellesley, 1° Duque de Wellington, (17691852), o famoso general e estadista britânico - nascido na Irlanda - que, juntamente com Blücher, derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. Conseqüentemente, inqualificadas referências ao Duque de Wellington quase sempre se referem a ele.

História[editar | editar código-fonte]

Os títulos Duque de Wellington e Marquês Douro foram concedidos a Arthur Wellesley, 1° Marquês de Wellington no dia 11 de maio de 1814. Os títulos subsidiários do Duque de Wellington são:

O viscondado de Wellesley e a baronia e o condado de Mornington estão no Pariato da Irlanda. O restante está no Pariato do Reino Unido. Os Duques de Wellington também têm títulos estrangeiros: Príncipe de Waterloo (Reino Unido dos Países Baixos da dinastia de Orange, depois da batalha na parte que se tornaria Bélgica, em 1815), Duque de Ciudad Rodrigo (Espanha, 1812), Duque da Vitória, Marquês de Torres Vedras (Portugal, 1812) e Conde de Vimeiro (Portugal, 1811). Estes foram conferidos ao primeiro duque por seus serviços e por seu comando geral vitorioso na Guerra Peninsular (na Espanha e em Portugal) e na Batalha de Waterloo.

O sítio principal da família Wellesley é Stratfield Saye House, em Basingstoke, Hampshire. Apsley House, em Londres, pertence ao corpo público English Heritage, mas a família mantém um apartamento lá.

Lista de Duques de Wellington (1814)[editar | editar código-fonte]

O 1° Duque de Wellington

O atual herdeiro aparente ao título é o filho do 8° Duque de Wellington, Arthur Charles Valerian Wellesley, Marquês de Douro (nascido em 19 de agosto de 1945). O filho e herdeiro do antecessor é Arthur Wellesley, Conde de Mornington (nascido em 31 de janeiro de 1978).

Lord Douro decidiu se estilizar "Marquês de Douro", mas o título é oficialmente "Marquês Douro".