Duração (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Duração em música é a quantidade de tempo durante o qual um determinado fenômeno persiste, ou simplesmente um intervalo de tempo. Em música a duração é o tempo em que uma nota é tocada ou o tempo entre duas notas (pausa). As durações são os elementos constituintes do ritmo.

A duração de um fenômeno pode ser medida em unidades absolutas de tempo (segundos e seus múltiplos e submúltiplos). Isso é útil na descrição precisa deste evento. Em música, no entanto, a noção de duração é relativa. Em uma estrutura rítmica, é mais importante a relação entre as durações das notas do que sua duração absoluta.

Na notação musical ocidental, as durações são representadas pelos símbolos utilizados na partitura, também chamados de figuras. Hoje em dia a maior figura é a semibreve. A tabela abaixo mostra a duração como fração da semibreve.

Nota Pausa Nome português Nome inglês
(não americano)
Duração
Music-octwholenote.png Music-octwholerest.png Máxima (obsoleta) Maxima \frac{32}{4}
Music-quadwholenote.png Music-quadwholerest.png Longa (obsoleta) Longa \frac{16}{4}
Music-doublewholenote.png Music-alt-doublewholenote.png Music-doublewholerest.png Breve Breve \frac{8}{4}
Music-wholenote.png Music-wholerest.png Semibreve Semibreve \frac{4}{4}
Music-halfnote.png Music-halfrest.png Mínima Minim \frac{2}{4}
Music-quarternote.png Music-quarterrest.png Semínima Crotchet \frac{1}{4}
Music-eighthnote.png Music-eighthrest.png Colcheia Quaver \frac{1}{8}
Music-sixteenthnote.png Music-sixteenthrest.png Semicolcheia Semiquaver \frac{1}{16}
Music-thirtysecondnote.png Music-thirtysecondrest.png Fusa Demisemiquaver \frac{1}{32}
Music-sixtyfourthnote.png Music-sixtyfourthrest.png Semifusa Hemidemisemiquaver \frac{1}{64}
Music-hundredtwentyeighthnote.png Music-hundredtwentyeighthrest.png Quartifusa Quasihemidemisemiquaver \frac{1}{128}

A duração de cada uma destas figuras depende da fórmula de compasso que define qual das notas será tomada como unidade de tempo (pulso) e quantas unidades existem em cada compasso. Em um compasso 4/4, por exemplo, a unidade de tempo é a semínima (1/4 de uma semibreve) e há 4 pulsos em cada compasso. Em um compasso 3/4, a mesma semínima é a unidade de tempo, mas só há três unidades por compasso.

Outro fator que influencia a duração de uma nota é o andamento, ou seja, a freqüência dos pulsos que define quanto tempo dura o pulso. Usando o mesmo exemplo anterior, se tocamos uma música em 4/4 com um pulso que dura cerca de 1s isso resulta em um ritmo lento. Se a unidade tiver metade dessa duração, o ritmo será duas vezes mais rápido. Por isso dizemos que, em música, as durações são relativas.

Em uma estrutura rítmica, durações que não correspondam às frações mostradas na tabela ou durações maiores que um compasso podem ser representadas como ligações de duas ou mais notas (chamadas de ligaduras).

O som é um dos assuntos estudados nas Ciências Fisico-Químicas no 8ºano.

Parâmetros sonoros[editar | editar código-fonte]