Durango Kid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Durango Kid

Pôster do primeiro filme de Durango Kid
Informações gerais
Primeira aparição The Durango Kid (1940)
Última aparição The Kid from Broken Gun (1952)
Interpretado por Charles Starrett
Aparições
Série(s) Durango Kid

Durango Kid é um cowboy fictício do cinema e dos quadrinhos. Ele surgiu pela primeira vez no faroeste B de 1940 O Cavaleiro de Durango (The Durango Kid). O personagem somente seria retomado em 1945, quando a Columbia Pictures iniciou uma série que renderia sessenta e quatro filmes até 1952, todos interpretados pelo ator Charles Starrett. Ela foi relançada na televisão brasileira nos anos 1960, com grande sucesso.

Durango Kid agia como Robin Hood. Vestia-se de preto e cobria parte do rosto com um lenço da mesma cor. O nome de seu cavalo era Raider (Corisco, no Brasil; quando o personagem retomava seus trajes civis, ele era chamado de Faísca). O personagem é citado por Raul Seixas nas canções "Cowboy Fora da Lei" e "Anarkilópolis", por Fernando Brant na letra da canção "Durango Kid", por Sérgio Sampaio em "Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua" e por Sandy & Junior na canção "Infância Careta".

Charles Starrett, o Durango Kid do cinema[editar | editar código-fonte]

Charles Starrett nasceu na cidade de Athol, Massachusetts em 28 de março de 1903 (ou 1904, segundo algumas fontes). Estreou no cinema em 1926 ao fazer uma ponta em O Campeonato do Amor (The Quarterback), quando era estudante no Dartmouth College, universidade de Hanôver, New Hampshire, onde jogava no time de futebol americano. Após formar-se em filosofia, trabalhou com vários grupos teatrais em Nova Iorque e participou de mais dois filmes, até ser levado para Hollywood, onde estrelou o drama Damaged Love em 1931.

Até 1935, Starrett trabalhou em vinte e nove filmes, em estúdios do Poverty Row (Chesterfield, Monogram, Beacon) ou não (Paramount, MGM, Fox), contracenando com atores importantes, como Fredric March, John Wayne, Boris Karloff, Randolph Scott, Irene Dunne e muitos outros. Nesse ano, assinou com a Columbia Pictures, tendo ficado ali até o fim de sua carreira, dezessete anos depois. Com isso, Starrett detém o recorde de ser o ator que mais fez filmes por um mesmo estúdio: foi coadjuvante em dezessete fitas de gêneros variados e astro em cento e trinta e quatro faroestes e quatorze de outros gêneros. O primeiro faroeste foi O Galante Defensor (The Gallant Defender, 1935), seguido de dezenas de outros. Entre 1937 e 1941, ele teve a companhia dos Sons of the Pioneers (Roy Rogers chegou a aparecer em um deles, antes de se dedicar à sua própria série na Republic Pictures). Também participaram em muitas dessas produções a atriz Iris Meredith (que fez vinte filmes) e os sidekicks (companheiro, parceiro ou ajudante, no Brasil) George "Gabby" Hayes (em apenas um filme, de 1933), Cliff Edwards, Dub Taylor e Arthur Hunnicut.

Entre 1937 e 1952, com exceção de 1943, Starrett sempre esteve entre os dez cowboys mais populares do cinema. Em 1945, apesar de bem cuidados e com boa dose de ação, os faroestes do ator pediam novas idéias. Foi quando o produtor Jack Fier lembrou-se do personagem que Starrett personificara cinco anos antes no filme O Cavaleiro de Durango (The Durango Kid, 1940) e que ficara esquecido, apesar do sucesso que ele obtivera. Nasceu assim a série onde o ator faria todos seus filmes seguintes, antes de abandonar as telas, em 1952.[1]

Ao lado de sua primeira e única esposa, Mary McKinnon, com quem se casara em 1927 e com quem teve um casal de gêmeos, Starrett passou os anos seguintes em viagens. Problemas de saúde variados levaram à sua morte, em 23 de março de 1986.

A série Durango Kid[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de ter marcado a primeira aparição do herói, O Cavaleiro de Durango (The Durango Kid, 1940) não é considerado o primeiro filme da série, por não ter sido produzido com essa intenção. Oficialmente, a série começa com A Volta de Durango Kid (The Return of the Durango Kid, 1945).
  • No início, Durango Kid tinha dois companheiros: um cantor, interpretado por Tex Harding, e o "boboca" Dub Taylor; no entanto, eles foram despedidos já em 1946; para o lugar deles, entrou o "sidekick" Smiley Burnette, que estreou em Valentia Rural (Roaring Rangers, 1946) e ficou até o fim, tendo feito cinqüenta e seis fitas. Em seguida, voltou a trabalhar com Gene Autry, a quem deixara em 1944.
  • Em cada filme, que tinha uma duração entre cinqüenta e três e sessenta minutos, Charles Starrett interpretava um cowboy cuja identidade secreta muda em cada filme
  • Ao contrário de outros personagens com dupla identidade, como Super-Homem e Zorro, ele não se fingia de fraco ou medroso, sendo retratado até como xerife em algumas películas; outra diferença: sua identidade era conhecida por diversas pessoas, tanto que em Vaqueiro Vingador (Buckaroo from Powder River, 1947), um personagem chega a vestir a máscara do herói para confundir os bandidos.
  • Ray Nazzarro dirigiu trinta e oito aventuras de Durango Kid; os outros diretores foram: Derwin Abrahams (nove), Vernon Keays (quatro) e Fred F. Sears (treze)
  • A série teve bons filmes no início, mas depois caiu na mediocridade, com roteiros muito semelhantes entre si, elenco repetido, cenários pobres, falta de ação e aproveitamento de material de fitas anteriores (tanto que, de 1950 em diante, em cada filme havia quase tantas cenas antigas quanto cenas recém-gravadas).
  • A partir de 1948, a série ganhou um novo sopro, com a chegada do diretor Fred. F. Sears e do dublê Jock Mahoney, que muitas vezes estava por trás da máscara do herói, ao invés de Charles Starrett, sem ninguém desconfiar. Mais tarde, Mahoney tornou-se astro de filmes de ação, tendo interpretado, inclusive o "Rei das Selvas" em Tarzan Vai à Índia (Tarzan Goes to India, 1962) e Os Três Desafios de Tarzan (Tarzan's Three Challenges, 1963).

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Todos os títulos se referem a exibições no Brasil.

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Capa de Charles Starrett as The Durango n. 8, 1950

Em 1949, o personagem ganhou uma revista em quadrinhos pela Magazine Enterprises: "Charles Starrett as the Durango Kid", a revista foi publicada até 1955 e teve 41 edições, também foi publicado em revistas mix de faroeste da editora: "Best of the West" e "Great Western", onde foi publicado com outros personagens publicados pela mesma: Flecha Ligeira, Tim Holt e Ghost Rider.[2] Smiley Burnette não aparece nessas histórias, já que possuía quadrinhos licenciados pela Fawcett Comics,[3]a solução foi criar outro sidekick, Muley Pike.[4]


A editora também lançou histórias de outro cowboy mascarado, Latigo Kid, o herói possuía poderes sobrenaturais e tinha identidade civil de Charles Starrett, uma homenagem ao interprete de Durango Kid nos cinemas.[5] Na década de 1980, as histórias foram republicadas pela AC Comics.[6] No Brasil foram publicadas nas revistas Super X,[7] Ai, Mocinho e Nevada da EBAL.[8] Na Rio Gráfica Editora, histórias de Durango Kid eram transformadas em histórias do cowboy Cavaleiro Negro da Marvel Comics.

Referências

  1. MATTOS, A. C. Gomes de. A Outra Face de Hollywood: Filme B. [S.l.: s.n.], Editora Rocco, 2003. ISBN 85-325-1496-0
  2. Michael R. Pitts (2009). Western Film Series of the Sound Era. [S.l.]: McFarland. 91 páginas. 9780786435296 
  3. Gary Dowell, Greg Holman, James L. Halperin. Heritage Comics Dallas Signature Auction Catalog. [S.l.]: Heritage Capital Corporation, 2006. 172 p. ISBN 9781599670638
  4. Gene Blottner (2011). Columbia Pictures Movie Series, 1926-1955: The Harry Cohn Years. [S.l.]: McFarland. 101 páginas. 9780786486724 
  5. Latigo Kid Western 1 ACComics.com
  6. Paul Green (2009). Encyclopedia of Weird Westerns: Supernatural and Science Fiction Elements in Novels, Pulps, Comics, Films, Television and Games. [S.l.]: McFarland. 37 páginas. 9780786458004 
  7. Nikki Nixon (2010). «Mistura explosiva». Editora Europa. Mundo dos Super-Heróis (21) 
  8. «Acervo Gibis». GibiRaro 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rodrigues da Silva, Divino (1992). «Charles Starrett, O Galante Defensor». Ribeirão Preto: edição de autor. Fanzim Edição de Natal (02) 
  • Carman, Bob; Scapperotti, Dan (1983). The Adventures of the Durango Kid. [S.l.]: R.C. Carman 
  • RAINEY, Buck, Charles Starrett, Columbia's Ace of the Open Acres in Heroes of the Range, Waynesville, EUA: The World of Yesterday, 1987 (em inglês)
  • Gomes de Mattos, Antonio Carlos; Araújo, Gil; Diegues, Danilo (1988). «Os Grandes Cowboys do Cinema: Durango Kid». Rio de Janeiro: EBAL. Cinemin. 5 (49) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]