Dynastinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaDynastinae
Besouro-rinoceronte macho (Dynastes hercules)

Besouro-rinoceronte macho (Dynastes hercules)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Subordem: Polyphaga
Família: Scarabaeidae
Subfamília: Dynastinae
(MacLeay, 1819)
Géneros
Ver texto

Dynastinae, vulgarmente conhecidos como besouros-rinoceronte, kabuto, besouro-hércules, é uma subfamília de besouros da família Scarabaeidae.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O besouro rinoceronte é nativo da América do Sul e pode erguer oitocentas e cinqüenta vezes seu próprio peso. Se os humanos fossem tão fortes quanto este besouro, poderiam erguer 15 elefantes - um peso equivalente a 60 toneladas.

O Besouro-rinoceronte mede entre 30 a 57 mm de comprimento e entre 14 a 21 mm de largura, normalmente é preto com mesclas de encarnado muito escuro. Embora originalmente do continente asiático, o Besouro Rinoceronte prosperou na zona do Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial resultado do aumento do tráfego marítimo. O Besouro Rinoceronte é um insecto bastante resistente, é passível de sobreviver em qualquer tipo de composto orgânico.

O besouro-rinoceronte possui grandes chifres (apêndices cefálicos e torácicos), os quais são utilizados durante as disputas entre machos por acasalamento.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre coleópteros, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.