Dólar espanhol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
dólar espanhol
real de a ocho
peso de ocho
peso fuerte (em castelhano)
Dólar espanhol
Dados
Sub-unidade

½, 1, 2, 4, 8, 16 maravedis
¼, ½, 1, 2, 4 reales
1 real de a ocho
1, 2, 4 e 8 escudos
Plural Dólares espanhóis

O Real de a ocho, também conhecido como dólar espanhol, peso de ocho ou peso fuerte, é uma moeda de prata, de aproximadamente 38 milímetros de diâmetro, no valor de oito reales, que foi cunhada pelo Império Espanhol a partir de 1598. Sua finalidade era corresponder ao alemão Táler.

História

Ele foi amplamente utilizado por muitos países como moeda internacional por causa de sua uniformidade nas características. Alguns países permitiram que o dólar espanhol fosse usado como moeda local.[1] O dólar espanhol foi a moeda em que o original dólar dos Estados Unidos foi baseado, e manteve-se em curso legal nos Estados Unidos até que a Lei da Cunhagem de 1857 proibiu seu uso nesse país.

As moedas em circulação nas colônias americanas eram, em sua maior parte, de origem espanhola ou portuguesa, prevalecendo, porém, os dólares espanhóis, que acabaram por denominar a moeda americana no lugar da Libra esterlina.[2].

Foi amplamente utilizado na Europa, nas Américas e no Extremo Oriente e tornou-se a primeira moeda global no final do século XVIII.[3][4]

Além do dólar norte-americano, várias outras moedas existentes, como o dólar canadense, o iene japonês, o yuan chinês, o peso filipino e várias moedas na América Latina foram, inicialmente, baseadas no dólar espanhol.

Milhões de dólares espanhóis foram cunhados ao longo de vários séculos. Eles estavam entre as moedas de maior circulação do período colonial nas Américas, e ainda estavam em uso na América do Norte e no Sudeste da Ásia no século XIX.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dólar espanhol

Referências

  1. «Dissemination of Hispanic-American coinage». Enclopedia Britannica. Consultado em 7 fevereiro 2012 
  2. Michener, "Money in the American Colonies"
  3. Ray Woodcock (1 May 2009). Globalization from Genesis to Geneva: A Confluence of Humanity. [S.l.]: Trafford Publishing. pp. 104–105. ISBN 978-1-4251-8853-5. Consultado em 13 August 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  4. Thomas J. Osborne (29 novembro 2012). Pacific Eldorado: A History of Greater California. [S.l.]: John Wiley & Sons. p. 31. ISBN 978-1-118-29217-4. Consultado em 13 agosto 2013 

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.