E.T. (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"E.T."
Single de Katy Perry com a participação de Kanye West
do álbum Teenage Dream
Lançamento  ()
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2010;Conway Recording Studios
(Los Angeles, CA)
Gênero(s) Electropop
Duração 3:26 (versão do álbum)
3:51 (versão do single)
Gravadora(s) Capitol Records
Composição Katy Perry, Lukasz Gottwald, Max Martin, Joshua Coleman
Produção Dr. Luke, Ammo, Max Martin
Cronologia de singles de Katy Perry
Último
Último
"Firework"
(2010)
"Last Friday Night (T.G.I.F.)"
(2011)
Próximo
Próximo
Cronologia de singles de Kanye West
Último
Último
"All of the Lights"
(2011)
"Marvin & Chardonnay"
(2011)
Próximo
Próximo

"E.T." é uma canção da cantora e compositora estadunidense Katy Perry, contida em seu terceiro álbum de estúdio, Teenage Dream. Sua versão remix foi lançada em 16 de fevereiro de 2011 como o quarto single do trabalho, com a participação de Kanye West. O rapper também aparece no videoclipe da música, dirigido por Floria Sigismondi e lançado em 31 de março de 2011. Foi composta e produzida por Dr. Luke, Max Martin e Ammo, com o auxílio de Perry na escrita.

Possui acordes semelhantes a "We Will Rock You" do grupo inglês Queen. Metáforas extraterrestres são usadas em toda a canção e West continua essas metáforas em seus dois versos, fazendo uso de auto-tune.[1] Apesar de a canção ser amplamente conhecida por seu tema mais sombrio e maduro, em contraste com obras convencionais de Perry, os críticos responderam de forma mista. A presença de Kanye West no single também recebeu opiniões divididas. A faixa chegou ao topo da Billboard Hot 100, sendo o quarto single do disco a alcançar o primeiro lugar. Além disso, trata-se da quinta música de Perry a atingir topo da parada americana. Ela também alcançou a primeira posição na Nova Zelândia, o número três no Canadá e o número cinco na Austrália e na Irlanda, bem como o Top 40 na Áustria, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Suécia e Reino Unido.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

A decisão de escrever "E.T." veio depois que sua batida foi acidentalmente jogada na gravação de estúdio que estava previsto inicialmente para o grupo americano de hip hop Three 6 Mafia.[2] [3] Admirada pelos seus acordes, Perry optou por trabalhar com o Sample, e escrever "Um som futuristico, alienígena". Na sequência do lançamento do Teenage Dream,"E.T."foi lançado como o terceiro e último single promocional em 17 de agosto de 2010[4] . Em Dezembro de 2010, Perry abriu uma enquete no Twitter, onde os fãs escolheriam qual seria o próximo single a ser lançado[5] . Surgiu a especulação de que Peacock seria o seu próximo single, Porém "E.T." foi anunciado como o single oficial em sua página no Facebook[5] [6] [7] . O anúncio foi acompanhado pela capa do single[7] [8] . A versão do single tem a participação do Rapper americano Kanye West e foi lançado em 16 de Fevereiro de 2011.

Perry tem performado "E.T." em vários locais, incluindo como faixa bônus para o seu Walmart Soundcheck set, e no Madison Square Garden, em Manhattan, em 10 de Dezembro de 2010 para Z100's Jingle Ball[9] [10] . A canção também foi incluída no set list do The California Dreams Tour, segunda turnê da cantora[11] . A canção foi lançada como uma faixa livre na Katy Revenge Perry 2, um jogo para a aplicação do IOS Tap Tap[12] . Um vídeoclipe com a letra do single foi publicado no site de Katy Perry em 16 de março de 2011,[13] .

Composição[editar | editar código-fonte]

E.T., por Katy Perry
Amostra de 20 segundos da canção, que contém os acordes de "Stomp-stomp-clap" semelhantes à We Will Rock You do grupo Queen.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Com a faixa do álbum contendo três minutos e 26 segundos[14] , "E.T." é uma balada Eletrônica[15] com elementos de Hip Hop, Pop e Teen. A BBC Music descreveu a canção como um "Balada influenciada por uma quase-Rave". A canção foi escrita por Perry, Lukasz Gottwald, Max Martin, e Coleman Josué, e produzido pelos três últimos, com Gottwald e Coleman creditado com Dr. Luke e Ammo. De acordo com a partitura de Alfred Music Publishing, a canção foi publicada originalmente em fá menor e segue um ritmo lento de 76 batimentos por minuto, em tempo comum[16] . A voz de Katy atinge E♭4 e D♭5. De acordo com Ann Powers, do Los Angeles Times, "E.T." carrega influências da cantora Rihanna e apresenta Perry usando "gaguejar da diva do Hip Hop"[17] . Darryl Sterdan do QMI Agência observou que a canção usa a "Stomp-Stomp-clap", batida de We Will Rock You do grupo Queen[18] , enquanto Stephen Thomas Erlewine. do Allmusic, notou semelhanças com as produções de Ryan Tedder[19] . Matthew Perpetua da Rolling Stone achou que a canção foi semelhante em som a baladas Hard Rock do Evanescence[20] .

Segundo Perry, a música é sobre “se apaixonar por um estrangeiro”[21] . Usando metáforas sobre extraterrestres, ela canta: "Você não é como os outros / amante Futuristico / DNA diferente" O refrão tem Perry abordando seu amante:. "Beije-me, Beije-me / Infecta-me com seu amor / Enche-me com o seu veneno", afirmando estar "pronto para ser seqüestrada". Por sua única versão, a canção foi reformulado para a inclusão dos dois versos de Kanye West, que continua as metáforas extraterrestre. Abrindo a pista com "Eu tenho uma mente suja / eu tenho uma maneira suja"[22] , então ele continua a dizer ", Eles me chamam de alienígena / grande astronauta odiado "[23] . West contribui com um verso antes refrão final de Perry, com vocais muito Auto-Sintonizado. "Eu conheço um bar em Marte / Onde há naves de condução, ao em vez de carros ". Ele termina com uma referência ao personagem fictício Shrek e letras de "Alien Sex": "Eu vou despir você, depois sondá-la / Veja, eu te abduzindo / Então eu digo o que fazer"[24] . Ben Kaplan do The National Post observou que a presença de West na pista foi semelhante ao seu trabalho em seu quarto álbum, 808s & Heartbreak em 2008.

Análise da crítica[editar | editar código-fonte]

"E.T." foi recebida de maneira mista pelos críticos profissionais. Tem-se observado que Perry traz um lado mais diferente do que ja foi apresentado pela cantora, com um tom mais escuro, mais profundo e mais maduro[25] [26] . A canção foi elogiada pelo Al BBC Music Fox que apreciaram o contraste entre "E.T." e suas faixas pop convencional otimistas como "Hot n Cold" e "California Gurls"[27] . Leah Greenblatt da Entertainment Weekly sentiu que Perry mostrou a força da música, comparando seu som a uma combinação dos músicos americanos Lita Ford e Trent Reznor[28] . Matthew Cole do Slant Magazine não gostou da inescrutabilidade da faixa e disse que "ET" fazia lembra a canção "All the Things She Said" do grupo t.A.T.u[29] . Jason Richards, do "Now Magazine" chamou a música "estranha" e Rudy Sputnikmusic de Clapper negou provimento ao seu esforço de um som mais maduro, chamando-a de "extravagante"[30] [31] . Bill Lamb, escrevendo para o About.com, classificou a canção com 3,5 estrelas em cinco. ele ficou decepcionado com a falta de um gancho definida, com destaque para "a canção poderia ter mais potencial e que o seu "nervosismo cria sem liberação."

Referente ao remix, os críticos estavam divididos sobre a aparência de West. Kaplan se referiu a balada como "um grande dueto", elogiando os vocais de ambos os artistas, uma declaração ecoaram por Lamb, que sentiu que os versos de West intensificaram a canção. Além disso, Brad Entertainment Weekly Wete disse que a música foi melhorada com uma perspectiva masculina[32] . Robert Copsey, do Digital Spy classificou a canção com 4 estrelas em 5, mas ressaltou que, por outro lado, a participação do rapper não acrescentou nada a faixa[33] . Amos Barshad de Nova York, afirmou que as metáforas alienígenas de West entratam em "direções estranhas".

Vídeoclipe[editar | editar código-fonte]

Perry beijando Shaun Ross que desde então se transformado em um robô.

Cheio de efeitos especiais e também figurinos intergaláticos, o vídeoclipe de "E.T." foi lançado em 31 de março de 2011[34] , estreando na MTV.com[35] . A data de lançamento foi anunciada em um teaser lançado em 21 de março de 2011, que exibiu vídeo de um objeto voador não identificado[36] . O vídeo foi dirigido pela canadense Floria Sigismondi, conhecida por seus vídeos musicais escuros e femininos de artistas como Christina Aguilera e Marilyn Manson[37] . Em uma entrevista com show NRJ French Radio Show Le 09/06 em 10 de março de 2011, Perry revelou que ela estava satisfeita com sua decisão de colaborar com Sigismondi, depois de ter visto um clipe de 30 segundos[38] .

No vídeo, Perry, como uma alienígena, deriva através do espaço, antes de pousar no Planeta Terra (já abandonado) em busca de vida, e aparentemente absorvendo informações sobre a vida extinta do planeta[39] . O clipe é intercalado com cenas de várias plantas e felinos principalmente, que habitavam o local antes de ter sido destruído. Através destas visualizações o ainda "Alienigena" se transforma em Katy porém com a aparência num mix das imagens.[40] . Após algumas visualizações dessas imagens seguidas de suas transformações, Perry desce ao planeta coberto em escombros e se depara com um robô quebrado, que, ao beijá-lo, se transforma em um homem, interpretado pelo modelo albino Shaun Ross[41] . Revela-se eventualmente que as pernas de Perry(após visualizações de vários felinos) são de fato os de uma Gazela[42] . È interessante citar também, que após a transformação do "robô" em homem, existem ao redor uma espécime de passáro fechada em uma pequena caixa datado com sua extinção, além de óculos Vogue que os coloca antes de se dirigir com seu parceiro ao horizonte ensolarado. Enquanto isso, West é destaque no vídeo flutuando em uma nave espacial que vaga pelo espaço[43] [44] .

Durante todo o vídeo, Perry usa cosméticos pesados e roupas extravagantes[45] , incluindo maquiagem azul e rosa, o olhar semelhante ao de um gato e ao de répteis também podem ser vistos, e as tranças de Medusa[46] [47] [48] . Ela também recebeu comparações com o olhar de Lady Gaga no vídeo da música "Born This Way", à rainha de Sabá, Ziggy Stardust, O alter ego de Inglês músico David Bowie, e os personagens fictícios Lara Croft, Padmé Amidala, e Jadzia Dax[40] [46] [49] [50] . O vídeo em si tem sido descrito como "uma seqüência de Avatar e Katy Perry em um jogo de vídeo Game".

Listas de Faixas[editar | editar código-fonte]

Download digital
N.º Título Duração
1. "E.T." (feat. Kanye West) 3:51
EP de remixes download digital
N.º Título Duração
1. "E.T." (Tiësto Remix – Club Edit) 7:10
2. "E.T." (Benny Benassi - Radio Edit) 3:20
3. "E.T." (Dave Audé Remix – Radio Edit) 3:38
4. "E.T." (Noisia Remix) 3:53
5. "E.T." (Johnson Somerset & John Monkman Remix) 9:49
CD single Alemanha
N.º Título Duração
1. "E.T." (feat. Kanye West)  
2. "E.T." (Tiësto Remix – Radio Edit)  

Pessoal[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

A canção debutou no número #42 no Billboard Hot 100 após seu lançamento como um single promocional, vendendo 64 mil cópias digitais[51] . Na mesma semana, "E.T." estreou no Canadian Hot 100, na 13º posição. Na Austrália, a música estreou no número #12 e chegou ao número #5, por duas semanas. Desde então, conquistou o disco de platina triplo pela Australian Recording Industry Association para a venda de 210.000 unidades.[52] Uma semana depois de ter estreado em 17º lugar, "E.T." conquistou o 1º lugar na New Zealand Singles Chart, tornando-se seu sexto número um no país, e foi certificado Ouro pela Recording Industry Association of New Zealand. Em 26 de fevereiro de 2011, a canção entrou na Billboard Dance/Club Play Songs no número #36, e atingiu um pico de número #3[53] . A canção chegou a número #27 no Top 40 holandês, número #35 no chart Tcheco e número #64 no Airplay Eslovaco.

Em 05 de março de 2011, após o lançamento do single com Kanye West, a canção reentrou na Billboard Hot 100, em 28º lugar, com 110 mil cópias vendidas em sua primeira semana, e no Canadian Hot 100, no número #18[54] [55] [56] . A canção já vendeu mais de um milhão de cópias e chegou ao topo do Billboard Hot 100, tornando-se quinta canção de Perry a atingir tal marca[57] , e a quarta de West, tirando da liderança de seis semanas Lady Gaga com Born This Way. Este feito faz de Teenage Dream o nono álbum da história do gráfico a colocar quatro singles em primeiro lugar."E.T." também chegou ao número oito na Billboard Pop Songs, bem como o número #5 no Canadian Hot 100. O single atingiu a 11ª posição na Irlanda,14ª na Áustria, na Austrália, no número 53, e no gráfico Ultratop de ambas as regiões belgas a canção conseguiu os números #7 (Valónia) e #10 (Flandres). No UK Singles Charts, o single chegou ao número #12 em sua sexta semana na parada[58] .

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Gravadora
 Estados Unidos 11 de fevereiro de 2011[68] Download digital Capitol Records
 Reino Unido 27 de fevereiro de 2011

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Barshad, Amos (February 16, 2011). Kanye West Coins the Phrase ‘Alien Sex’ for Katy Perry. New York (magazine). New York Media Holdings. Página visitada em February 25, 2011.
  2. Montgomery, James. "Katy Perry Says She Swiped 'E.T.' From Three 6 Mafia", MTV News, April 1, 2011. Página visitada em April 1, 2011.
  3. Herrera, Monica (July 23, 2010). Katy Perry: The Billboard Cover Story. Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em February 24, 2011.
  4. Final iTunes Countdown Track: "E.T." -. KatyPerry.com. Capitol Records (August 17, 2010). Página visitada em February 24, 2011.
  5. a b Vena, Jocelyn. "Is Katy Perry's Next Single 'E.T.'?", MTV News, December 22, 2010. Página visitada em February 24, 2011.
  6. Katy Perry's 'California Gurls' is top selling digital song. EMI (January 7, 2011). Página visitada em February 25, 2011.
  7. a b Vena, Jocelyn. "Katy Perry Unveils Artwork For New Single, 'E.T.' -", MTV News, January 26, 2011. Página visitada em February 24, 2011.
  8. Vena, Jocelyn. "Kanye West Joins Katy Perry On 'E.T.'", MTV News, MTV Networks, February 15, 2011. Página visitada em March 31, 2011.
  9. Walmart Soundcheck: Katy Perry. Walmart.com. Walmart. Página visitada em March 21, 2011.
  10. Vena, Jocelyn. "Justin Bieber, Selena Gomez, Katy Perry Rock Z100's Jingle Ball", MTV News, December 11, 2010. Página visitada em March 21, 2011.
  11. Dawson, Kim (March 12, 2011). Gig Review: Katy Perry, Ancienne Belgique, Brussels. Daily Star (United Kingdom). Northern & Shell. Página visitada em March 21, 2011.
  12. Saltzman, Marc (March 19, 2011). Katy Perry's Revenge 2: App tops iTunes chart. USA Today. Gannett Company. Página visitada em March 21, 2011.
  13. "E.T." (Feat. Kanye West) Official Lyrics Video. KatyPerry.com. Capitol Records (March 16, 2011). Página visitada em March 21, 2011.
  14. E.T. [Explicit]. Amazon.com. Página visitada em February 24, 2011.
  15. Montgomery, James. "New Katy Perry Songs Hit The Net", MTV News, May 6, 2010. Página visitada em February 24, 2011.
  16. Perry, Katy. Katy Perry – Teenage Dream: Piano/Vocal/Chords. [S.l.]: Alfred Music Publishing, November-2010. ISBN 978-0739075944
  17. Powers, Ann (August 23, 2010). Album review: Katy Perry's 'Teenage Dream' -. Los Angeles Times. Eddy Hartenstein. Página visitada em February 24, 2011.
  18. Sterdan, Darryl (Augsut 22, 2010). Album Review: Teenage Dream. JAM! Music. QMI Agency. Página visitada em March 9, 2011.
  19. Erlewine, Stephen Thomas. Teenage Dream – Katy Perry: Review. Allmusic. Rovi Corporation. Página visitada em February 24, 2011.
  20. Perpetua, Matthew (March 31, 2011). Katy Perry Goes Sci-Fi With 'E.T.'. Rolling Stone. Jann Wenner. Página visitada em March 31, 2011.
  21. Barshad, Amos (November 9, 2010). Katy Perry Blew Confetti Into Vulture's Beer Last Night. New York. New York Media Holdings. Página visitada em February 25, 2011.
  22. Collins, Leah (February 16, 2011). Hear Kanye West and Katy Perry's New Single 'E.T.' -. Dose (magazine). Postmedia Network. Página visitada em February 25, 2011.
  23. Montgomery, James. "Kanye West Gets Dirty On Katy Perry's 'E.T.' Remix", MTV News, February 16, 2011. Página visitada em February 25, 2011.
  24. Roberts, Soraya (February 16, 2011). Katy Perry 'E.T.' remix with Kanye West features singers engaging in 'alien sex' talk. Daily News (New York). Mortimer Zuckerman. Página visitada em February 25, 2011.
  25. Mason, Kerri (September 3, 2010). Katy Perry, "Teenage Dream" -. Billboard (magazine). Prometheus Global Media. Página visitada em February 24, 2011.
  26. Lamb, Bill. Katy Perry - "E.T." featuring Kanye West. About.com. The New York Times Company. Página visitada em March 22, 2011.
  27. Fox, Al (August 23, 2010). Katy Perry Teenage Dream Review. BBC Music. Página visitada em February 24, 2011.
  28. Greenblatt, Leah (August 11, 2010). Music Review: Teenage Dream (2010). Entertainment Weekly. Time Inc. Página visitada em February 24, 2011.
  29. Cole, Matthew (August 22, 2010). Katy Perry: Teenage Dream Album Review. Slant Magazine. Página visitada em February 24, 2011.
  30. Richards, Jason (August 26, 2010). Disc Review: Katy Perry, Teenage Dream (Capitol/EMI). Now (magazine). NOW Communications. Página visitada em February 24, 2011.
  31. Clapper, Rudy (August 23, 2010). Katy Perry – Teenage Dream. Sputnikmusic. Página visitada em February 24, 2011.
  32. Wete, Brad (February 16, 2011). Kanye West abducts Katy Perry on singer's new single, 'E.T'. Entertainment Weekly. Time Inc. Página visitada em February 25, 2011.
  33. Copsey, Robert (February 27, 2011). Katy Perry ft. Kanye West: 'E.T.' -. Digital Spy. Hachette Filipacchi Médias. Página visitada em February 25, 2011.
  34. "Katy Perry lança videoclipe de "E.T."", MTV News. Página visitada em 14-06-2011.
  35. "Katy Perry's 'E.T.' Video To Premiere Thursday On MTV", MTV News, March 28, 2011. Página visitada em March 29, 2011.
  36. Vena, Jocelyn. "Katy Perry Launches 'E.T.' Video Teaser", MTV News, March 21, 2011. Página visitada em March 21, 2011.
  37. Marketwire (January 19, 2011). KATY PERRY visits Scotiabank Place on July 3. Press release. Página visitada em January 20, 2011.
  38. Hulin, Christophe (March 10, 2011). Katy Perry : Confidences au 6-9 d'NRJ ! (em french). nrj.fr. NRJ Radio. Página visitada em March 21, 2011.
  39. Katy Perry strips off as she plays a naked alien in new video for chart-topping E.T.. Daily Mail. Associated Newspapers (March 31, 2011). Página visitada em March 31, 2011.
  40. a b Warner, Kara. "Katy Perry's 'E.T.' Video: Watch An Exclusive Preview!", MTV News, March 30, 2011. Página visitada em March 31, 2011.
  41. Contessa, Gayless (March 31, 2011). Katy Perry 'E.T.' Feat. Kanye West -- New Video. AOL Music. AOL. Página visitada em April 1, 2011.
  42. Paskin, Willa (March 31, 2011). Katy Perry Makes Out With an Alien in New ‘ET’ Video. New York (magazine). New York Media Holdings. Página visitada em March 31, 2011.
  43. Iandoli, Kathy (March 31, 2011). Katy Perry And 'Friend' Kanye West Finally Unveil 'E.T.' -. MTV. Viacom. Página visitada em April 1, 2011.
  44. Goodman, William (March 31, 2011). Katy Perry Debuts Otherworldly Video ft. Kanye. Spin (magazine). Spin Media. Página visitada em April 1, 2011.
  45. Montgomery, James. "Katy Perry's 'E.T.' Video Premieres -- Watch It Now!", MTV News, March 31, 2011. Página visitada em March 31, 2011.
  46. a b Glazer, Eliot (March 25, 2011). Star Spotting: Katy Perry Phones Home In 'E.T.' Video Stills. MTV. Viacom. Página visitada em March 29, 2011.
  47. Out of this world! Katy Perry gets an alien transformation for her new E.T. film clip. Daily Mail. Associated Newspapers (March 26, 2011). Página visitada em March 29, 2011.
  48. Saad, Nardin (March 31, 2011). Katy Perry and Kanye West get spacey in 'ET' video premiere [Poll]. Los Angeles Times. Eddy Hartenstein. Página visitada em March 31, 2011.
  49. Riley, Katherine (March 30, 2011). Katy Perry's "E.T." Video: Space Glam!. E! Online. E!. Página visitada em March 31, 2011.
  50. Lynch, Joseph Brannigan (March 31, 2011). Katy Perry's 'E.T.' video feat. Kanye West: Watch the bizarro sci-fi fest here!. Entertainment Weekly. Prometheus Global Media. Página visitada em March 31, 2011.
  51. "Eminem, Rihanna Continue to 'Love' Life Atop Hot 100", Billboard (magazine), Prometheus Global Media, August 26, 2010. Página visitada em February 24, 2010.
  52. ARIA Charts – Accreditations – 2011 Singles. Australian Recording Industry Association (February 28, 2011). Página visitada em March 4, 2011.
  53. Dance/Club Play Songs: Week of February 26, 2011 (Biggest Jump). Billboard (magazine). Prometheus Global Media. Página visitada em March 2, 2011.
  54. Hot 100: Week of March 05, 2011 (Biggest Jump). Billboard (magazine). Prometheus Global Media. Página visitada em March 2, 2011.
  55. Pietroluongo, Silvio. "Lady Gaga's 'Born This Way' Grows Atop Grammy-Fueled Hot 100", Billboard (magazine), Prometheus Global Media, February 24, 2011. Página visitada em February 24, 2011.
  56. Canadian Hot 100: Week of March 05, 2011 (Biggest Jump). Billboard (magazine). Prometheus Global Media. Página visitada em March 2, 2011.
  57. Grein, Paul (March 23, 2011). Week Ending March 20, 2011: Songs: The Chris Brown Matter. Chart Watch. Yahoo! Music. Página visitada em March 23, 2011.
  58. The Official Charts Company (April 10, 2011). JLO stands firm with On The Floor while Adele's 21 keeps on running.... Press release. Página visitada em April 10, 2011.
  59. ARIA Top 50 Singles Chart: 11/04/2011. Australian Recording Industry Association. Página visitada em April 10, 2011.
  60. (Junho de 2011) "Brasil Hot 100 Airplay". Billboard Brasil 19: 100. BBP. ISSN 977-217605400-2.
  61. (Junho de 2011) "Brasil Hot Pop & Popular". Billboard Brasil 19: 101. BBP. ISSN 977-217605400-2.
  62. Trust, Gary (March 30, 2011). Katy Perry's 'E.T.' Rockets To No. 1 On Hot 100. Billboard (magazine). Prometheus Global Media. Página visitada em March 30, 2011.
  63. E.T. – Katy Perry. Billboard (magazine). Prometheus Global Media. Página visitada em April 6, 2011.
  64. Italian single chart. FIMI. Página visitada em April 8, 2011.
  65. The Official UK Top 40 Singles Chart– 10 April 2011. BBC Radio 1. Página visitada em April 10, 2011.
  66. Latest Gold / Platinum Singles. RadioScope. Recording Industry Association of New Zealand. Página visitada em February 22, 2011.
  67. Firework, Katy Perry - RIAA (em inglês). Recording Industry Association of America. Página visitada em 3 de fevereiro de 2011.
  68. E.T. (feat. Kanye West) - Single by Katy Perry (em inglês). iTunes Store. Página visitada em 24 de fevereiro de 2011.