E. Fay Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Fay E. Jones (31 de janeiro de 1921 - 31 de agosto de 2004) foi um notável arquiteto e designer norte-americano. Ele era um aprendiz de Frank Lloyd Wright. Jones é também o único dos discípulos de Wright a ter recebido do Instituto Americano de Arquitetos Gold Medal, a mais alta honra de um arquiteto pode receber.

E. Fay Jones (Euine primeiro nome que é pronunciado como U-wan e é uma forma antiga de Gales John), nasceu em Pine Bluff, Arkansas, em 31 de janeiro de 1921. Jones se tornou a única filha viva de sua família depois de perder duas de suas irmãs em uma idade adiantada. Sua família se mudou para Little Rock, Arkansas, e depois para El Dorado, Arkansas. Jones era um membro antigo do Boy Scouts of America e ganhou o posto de Eagle Scout.

Jones esperava ganhar uma nomeação para a Academia Naval dos Estados Unidos e teve aulas de engenharia na Universidade de Arkansas para melhorar suas chances. As esperanças foram frustradas Jones quando seu congressista foi derrotado à reeleição e foi incapaz de oferecer um compromisso. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Jones se juntou a Marinha dos Estados Unidos e serviu no teatro de operações do Pacífico como um aviador naval pilotagem torpedo e bombardeiros de mergulho. Após a guerra Jones estudou na Universidade de Arkansas em Fayetteville, Arkansas e na Universidade Rice, em Houston, Texas. Jones encontrou Frank Lloyd Wright, em Houston, Texas, e os dois tiveram um relacionamento imediato. Jones foi lecionar na Universidade de Oklahoma e Wright entrou para a universidade para uma palestra. Wright Jones convidou para o seu inverno workshop Taliesin West perto de Scottsdale, Arizona. Mais tarde, Wright convidou toda a família de Jones para a sua casa e instituto de design Taliesin em Spring Green, Wisconsin. Jones voltou a ambos os sites por diversas vezes tanto como amigo e aprendiz e se tornou um companheiro Taliesin. Jones era um grande admirador de Wright, mas não tinha desejo irresistível de ser pessoalmente famoso e logo estabeleceu uma prática privada no Montanhas Ozark , a noroeste de Arkansas, onde também se juntou ao corpo docente do departamento de arquitetura na Universidade de Arkansas, mais tarde servindo como primeiro reitor da U de uma escola de arquitetura. Jones foi um arquiteto e despretensioso calma que preferiu o isolamento calma das montanhas de Arkansas para a paisagem urbana. Jones ignorado tendências arquitetônicas e focaram-se em sua própria orgânica estéticos com materiais encontrados no Ozarks familiar e as formas tradicionais de sua terra natal. Jones trabalho voltado principalmente para o íntimo do que o grandioso. mais famosas obras Jones são capelas e casas privadas ao invés de arranha-céus.

Jones usou Lloyd Wright Frank princípios e os edifícios que tinham criado uma sensação wrightianos distintas para eles. famosos edifícios mais Jones são os Chapel Thorncrown em Eureka Springs, Arkansas, a Mildred B. Cooper Memorial Chapel , em Bella Vista, Arkansas, e do Pavilhão Pinecote no Arboretum Crosby em Picayune, Mississippi. Estes edifícios são simples e transcendental criações de madeira. Thorncrown Capela foi escolhida como a mais favorecida quarto edifício em uma votação dos membros do Instituto Americano de Arquitetos. Thorncrown também foi selecionado como o melhor edifício construído americano desde 1980.

Além de seus edifícios notáveis, Jones também é conhecido por criar projetos exclusivos para o mobiliário e objectos do quotidiano, tais como a Paz Fulbright Fonte localizada na Universidade de Arkansas, Fayetteville campus principal.

Jones é recordado como um homem gentil e despretensioso para quem a palavra dura estava completamente fora do caráter. Seu sócio, Maurice Jennings, afirmou que ele havia trabalhado com Jones durante 25 anos sem um caso de conflito emocional. Jones foi um beneficiário do Instituto Americano de Arquitetos Medalha de Ouro em 1990. Ele foi aceito como um companheiro do Instituto Americano de Arquitetos , em 1979, e como Fellow da Academia Americana de Roma em 1980.

Em 1997, Jones 'John B. Begley capela foi dedicada, no campus da Lindsey Wilson College em Columbia, Ky Begley A Capela foi o primeiro capela todos os tijolos Jones. Em 1999, uma retrospectiva de sua obra foi produzida para o Old State House Museum , em Little Rock, Arkansas e está disponível como uma exposição itinerante do museu. A Universidade do Arkansas publicou também um tour de condução de muitas de suas residências e prédios no noroeste do Arkansas. Em 31 de agosto de 2004 Jones morreu em sua casa em Fayetteville na idade de 83, a esposa e duas filhas. A partir de 3 de abril de 2009, a Universidade de "Escola de Arquitetura Arkansas dedicado a escola em honra de Fay. Devido a uma contribuição de vários milhões de dólares de Don e Edmondson Ellen, a escola é agora conhecido como o Fay Jones School of Architecture.