EN107

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
EN107 - Estradas Nacionais de Portugal
EN107
2
Cruza com:
 A 41 
Marco miriamétrico ao km 10 da EN 107, em Moreira da Maia

A EN 107- Estrada Nacional n.º 107 é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal.

Fazia a ligação entre as cidades de Matosinhos e Ermesinde, concluindo o antigo Anel Externo do Porto (norte), uma vez que o Interno era a N12 ( Estrada da Circunvalação ).

Originalmente iniciava-se na zona da Ponte Móvel de Leixões, atravessando o centro de Leça da Palmeira até Freixieiro. Posteriormente, ainda na década de 1960, com a construção da Via Marechal Carmona (actual A28/IC1) entre Francos e Freixieiro, foi desclassificada neste percurso.

Era também uma Estrada estratégica para a cidade do Porto, uma vez que ligava o Aeroporto e o Porto de Leixões, às outras estruturantes EN13, Via Norte/N14 e EN15.

Desde a década de 1990, todo o seu percurso antigo está desclassificado, tendo sido substituída pela variante à EN107, posteriormente renomeada de IC24, entre Perafita e Alfena, e IC1 entre Leixões e Perafita.

Hoje em dia, a EN107 foi reclassificada, e portanto, esta estrada atualmente é o acesso de ligação do aeroporto à A41/IC24, construído na década de 90, mais tarde ganhando importância com a construção da VRI.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.