ESP (guitarras)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A ESP Guitar Company é uma empresa norte-americana especializada na fabricação de guitarras e baixos, localizada na Califórnia, Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi criada por Hisatake Shibuya em 1975 como uma filial de uma loja de instrumentos musicais do Japão. Em 1983, a ESP começou a fabricar peças de reposição. Em 1983, começou a fabricar seus próprios instrumentos. Em 1986, a ESP abriu um escritório em Nova Iorque para fabricar guitarras sob encomenda para músicos norte-americanos.

Em 1996, a ESP inaugurou uma nova marca, a LTD, que produz guitarras similares às ESP à preços mais acessíveis.[1] As LTD são feitas em linhas de montagem na Indonésia, Vietnam e Estados Unidos caso se trate de um modelo Custom shop. Geralmente, são relativamente mais acessíveis do que as ESP, que são fabricadas no Japão.

A ESP ainda oferece o serviço de fabricação de instrumentos por encomenda até os dias de hoje.

A ESP ganhou fama ao fabricar guitarras para os guitarristas que iriam se tornar os expoentes do thrash metal na década de 1980, notadamente a banda Metallica e pelo guitarrista Jake E. Lee (Ozzy Osbourne) Como resultado dessas parcerias, a ESP tornou-se um dos maiores fornecedores de guitarras para guitarristas de som pesado.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]