Earl Grey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Earl Grey da Twinnings

Earl Grey é o nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota. O tipo mais frequente de Earl Grey é à base de chá preto, mas a designação também se aplica a infusões aromatizadas de chá verde e chá branco.

A mistura foi baptizada em honra do 2° Conde Grey (Earl Grey, em inglês), primeiro-ministro britânico na década de 1830, que introduziu este tipo de chá aromatizado no Reino Unido. A história de como o Conde Grey adquiriu a mistura tem várias versões e, provavelmente, nenhuma delas corresponde à verdade. A mais popular conta que foi um presente de um mandarim chinês, grato pela intervenção do Conde (ou das suas tropas) no salvamento de um dos seus filhos. O Conde Grey, porém, nunca visitou a China e, noutra versão semelhante, quem é salvo é o filho de um marajá indiano (de um tigre).

Fosse qual fosse a origem, certo é que o Conde Grey recebeu a mistura como presente diplomático e começou a servir o chá aromatizado aos seus convidados. O chá foi um grande sucesso e os fabricantes de chá Twinings foram convidados para elaborar uma receita. A empresa foi bem sucedida e, pouco depois, comercializou a receita como Earl Grey’s Tea. A receita da Twinings consiste numa mistura de chás indianos Darjeeling e Ceilão, com um toque de Lapsang Souchong e aromatizada com óleo de bergamota. Mas nem esta história é consensual. Os fabricantes de chá Jacksons of Piccadilly (rivais da Twinings) afirmam que a receita foi-lhes oferecida pelo próprio Conde de Grey nos anos 1830 e que é a base da sua produção desde então. Ao contrário da Twinings o Earl Grey da Jacksons of Piccadilly é feito à base de chás pretos chineses. A rivalidade entre as duas casas pela invenção do Earl Grey continua nos dias de hoje.

O Earl Grey é uma das variedades de chá mais consumidas e apreciadas no Reino Unido, que se pode beber sem ou com um pouco de leite. A sua popularidade cruzou as barreiras da realidade e é o chá preferido de muitas personagens de ficção, incluindo o Capitão Jean-Luc Picard da série Star Trek, Bruce Wayne (o Batman), a Dra. Ellie Arroway do filme de ficção científica Contato e Sir Leigh Teabing do Código Da Vinci.