Earth (1998)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Earth
Terra (PT)
 Índia
1998 • cor • 110 min 
Direção Deepa Mehta
Elenco Aamir Khan
Nandita Das
Género drama
Idioma hindi

Earth (pt: Terra)[1] é um filme de 1998 realizado por Deepa Mehta, que relata a divisão entre a Índia e o Paquistão e as consequências humanas dessa separação. O filme é a segunda parte da trilogia que inclui os filmes Fire (1996) e Water (2005).[2]

A trilogia trouxe à realizadora indiana o reconhecimento internacional, consagrando-a em todo o mundo como uma referência do cinema de autor. Terra, foi nomeado para três prémios Gemini e baseia-se num romance semi-autobiográfico da escritora paquistanesa Bapsi Sidhwa, Cracking India. O filme na Índia foi intitulado 1947: Earth.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Lenny (Maia Sethna) é filha de uma abastada família parse. Alguns minutos depois do início do filme ela deixa cair um prato, que se parte em pedaços. Pensativa, ela pergunta à mãe, «Será possível fracturar um país?»

A ama de Lenny é Shanta (Nandita Das), uma amável jovem hindu. Shanta é amiga de todos os outros empregados da família parse (o cozinheiro, o guarda do zoo, o jardineiro e o massagista). Eles eram uma mistura de hindus, muçulmanos e sikhs e reflectiam a sociedade indiana dessa altura. Vão regularmente ao parque local para falar e comer juntos. Lenny (ou Lenny-baby como os outros a chamam) aprecia realmente os piqueniques multiculturais. Dil Navaz, chamado Ice Candy Man (Aamir Khan), é um muçulmano e o favorito de Lenny e fica cada vez mais apaixonado por Shanta. Mas ele não é o único. Hassan (Rahul Khanna), o massagista e também muçulmano, tem o mesmo dilema.

Esses bons tempos não irão durar. À medida que a situação política se intensifica e a sociedade é atormentada com a violência entre grupos étnicos, crescem as tensões dentro desse círculo de amigos, até que uma série de incidentes desencadeia um inferno de ódio e vingança.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Terra. Sapo cinema. Página visitada em 21-08-2012.
  2. ROGER EBERT. Earth. Sun Times. Página visitada em 21-08-2012.