East Coast hip hop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
East Coast hip hop (Underground,Hardcore)
Origens estilísticas Uma forma da música hip hop que combina os elementos jamaicanos dancehall e o toasting com o R&B e o disco, juntamente com o soul e o jazz.
Contexto cultural Cidade de Nova Iorque no final da década de 1970
Instrumentos típicos Caixa de ritmos, Bateria, rapping, sampler, metais, piano, beatbox
Popularidade Iniciou durante a década de 1980 e alcançou o mainstream em meados da década de 1990
Formas regionais
Cidade de Nova Iorque - Filadélfia - Nova Jérsei - Boston - Baltimore - Washington, D.C. - Virginia Beach - South Bronx

A East Coast hip hop (ou Hip Hop da Costa leste) foi um subgênero regional do hip hop, que teve sua origem na cidade de Nova Iorque, durante a década de 1970.[1] Tinha como rival a Costa Oeste. Tal rivalidade motivou a briga dos dois principais representantes de cada área: Tupac Shakur, da Costa Oeste, e posteriormente, The Notorious B.I.G., da Leste.[2]

Nascimento da East Coast Hip-Hop[editar | editar código-fonte]

A East Coast começou a ficar conhecida por EPMD, Run DMC, KRS-One, Public Enemy e Boogie Down Productions, LL Cool J entre outros grandes nomes do Hip-Hop.

Rensascimento da East Coast[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 80,a West Coast dominava a cena do Hip-Hop com o estilo Gangsta Rap.Os grupos de Hip-Hop NWA, South Central Cartel e Compton's Most Wanted.A cena da East Coast Hip-Hop estava esquecida até que o grupo de Hip-Hop Black Moon estreiar com Enta Da Stage contribuindo para o renascimento da East Coast Hip-Hop.O rapper Nas ajudou com o inesquecível Illmatic considerado um dos melhores álbuns de Hip-Hop da década.The Notorious Big com Ready To Die, Jeru the Damaja com The Sun Rises In The East, Method Man com Tical e Mobb Deep com The Infamous.

Rivalidade costeira[editar | editar código-fonte]

Em 1995,o rapper Tupac Shakur levou um tiro na gravadora de Notorious B.I.G.Tupac e Big até então eram amigos e frequentemente eram vistos juntos. Após o lamentável episódio Tupac não tinha dúvidas quanto ao fato e acusava Notorious de ter armado para ele.

Pouco tempo depois Notorious B.I.G gravou "Who Shot Ya?" ("Quem Atirou em Você?") uma música que questiona Tupac e que afirma que ele estava errado nas acusações que estava fazendo contra Notorious B.I.G.

Tupac respondeu com "Hit Em Up" uma música que contém diversos insultos a rappers da Costa Leste, entre eles a: Lil' Kim (ex-Junior M.A.F.I.A., grupo ligado ao Notorious B.I.G), aos membros do Mobb Deep e insultos diretos a Notorious B.I.G e a sua esposa: Faith Evans.

Tupac afirmou que teria tido relações sexuais com a mulher de Notorius Big Faith Evans, mãe de Christopher Wallace Jr (filho do Notorious B.I.G). Faith Evans sempre negou ter tido qualquer tipo de relação com Tupac Shakur.

Em 13 de setembro de 1996 Tupac foi assassinado, e até hoje muitas pessoas acreditam que Notorious tem ligação direta com a morte de Tupac . Em outubro de 1996, o grupo Westside Connection (de Ice Cube, Mack 10 e WC) lançam o álbum Bow Down que tem a maioria das músicas humilhando os rappers da Costa Leste: B-Real do Cypress Hill e Common.

Em março de 1997 Notorious B.I.G é assassinado, e todos especulam que o assassinato seria de Notorious B.I.G seria uma vingança pelo assassinato de Tupac. Isto causou um grande choque nas duas costas. Todos já estavam tristes com a morte de Eazy-E. A morte de Tupac e Notorious B.I.G causou grande comoção e acirrou ainda mais a rivalidade que já era grande entre os membros do Hip Hop das duas costas.

Em 1999, com o intuito de amenizar a Rivalidade entre a Costa Oeste e a Costa Leste, a MTV norte-americana colocou lado a lado as mães dos dois Rappers: Sra. Voletta Wallace (Mãe do Notorious B.I.G) e a Sra. Afeni Shakur (Mãe do Tupac Shakur) acompanhadas por Will Smith na entrega de uma premiação ao Rapper Jay-Z, no VMA de 1999. Este momento marcante foi aplaudido de pé por todos os presentes naquele VMA, e é tido também como um momento importante em nome do Hip Hop, pelo fim da violência no movimento.

Nos dias de hoje[editar | editar código-fonte]

Em 1996, o rapper Busta Rhymes lançou o seu primeiro álbum The Coming trazendo a Costa Lest de volta ao mainstream. Nos dias de hoje a Costa Leste tem artistas como Talib Kweli, 50 Cent, Slum Village entre outros. Hoje em dia a rivalidade entre as costas, aparentemente está resolvida.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre hip hop, integrado ao Projeto Hip hop é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.