East Coast hip hop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
East Coast hip hop (Underground,Hardcore)
Origens estilísticas Uma forma da música hip hop que combina os elementos jamaicanos dancehall e o toasting com o R&B e o disco, juntamente com o soul e o jazz.
Contexto cultural Cidade de Nova Iorque no final da década de 1970
Instrumentos típicos Caixa de ritmos, Bateria, rapping, sampler, metais, piano, beatbox
Popularidade Iniciou durante a década de 1980 e alcançou o mainstream em meados da década de 1990
Formas regionais
Cidade de Nova Iorque - Filadélfia - Nova Jérsei - Boston - Baltimore - Washington, D.C. - Virginia Beach - South Bronx

A East Coast hip hop (ou Hip Hop da Costa leste) foi um subgênero regional do hip hop, que teve sua origem na cidade de Nova Iorque, durante a década de 1970.[1] Tinha como rival a Costa Oeste. Tal rivalidade motivou a briga dos dois principais representantes de cada área: Tupac Shakur, da Costa Oeste, e posteriormente, The Notorious B.I.G., da Leste.[2]

Nascimento da East Coast Hip-Hop[editar | editar código-fonte]

A East Coast começou a ficar conhecida por EPMD, Run DMC, KRS-One, Public Enemy e Boogie Down Productions, LL Cool J entre outros grandes nomes do Hip-Hop.

Rensascimento da East Coast[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 80,a West Coast dominava a cena do Hip-Hop com o estilo Gangsta Rap.Os grupos de Hip-Hop NWA, South Central Cartel e Compton's Most Wanted.A cena da East Coast Hip-Hop estava esquecida até que o grupo de Hip-Hop Black Moon estreiar com Enta Da Stage contribuindo para o renascimento da East Coast Hip-Hop.O rapper Nas ajudou com o inesquecível Illmatic considerado um dos melhores álbuns de Hip-Hop da década.The Notorius Big com Ready To Die, Jeru the Damaja com The Sun Rises In The East, Method Man com Tical e Mobb Deep com The Infamous.

Rivalidade costeira[editar | editar código-fonte]

Em 1995,o rapper 2Pac levou um tiro na gravadora de Notorius Big.2Pac e Notorius Big desde então eram amigos.2Pac acusou The Notorius Big de ter armado para ele levar um tiro.The Notorius Big gravou Who Shot Ya ? dizendo que Tupac estava errado das acusações que estava fazendo.2Pac respondeu com a humilhante Hit Em Up que foi destinado para Lil'Kim, Mobb Deep e para o própio Notorius.2Pac afirmou ter tido relações sexuais com a mulher de Notorius Big Faith Evans.Mobb Deep respondeu no seu álbum Hell On Hearth e Faith Evans negou ter tido relações com 2Pac.Em 13 de setembro de 1996 2Pac foi assassinado que até hoje muitas pessoas desconfiam que foi Notorius Big tem possíveis ligações com a morte de 2Pac.Em outubro de 1996, o grupo Westside Connection de Ice Cube, Mack 10 e WC lançam o álbum Bow Down que tem a maioria das músicas humilhando os rappers da East Coast como B-Real do Cypress Hill e Common.Em março de 1997, The Notorius Big é assassinado.Isto causou choque nas duas costas.Todos já estavam tristes com a morte de Eazy-E.A morte de 2Pac e Notorius Big causou comoção nas duas costas.

Nos dias de hoje[editar | editar código-fonte]

Em 1996,o rapper Busta Rhymes lançou o seu primeiro álbum The Coming trazendo a East Coast de volta ao mainstream.Nos dias de hoje a East Coast tem artistas como Talib Kweli, 50 Cent, Slum Village entre outros.Hoje em dia a richa entre East Coast e West Coast foi resolvida.

Referências

  1. East Coast Hip-Hop - What Is East Coast HIp-Hop Hip. about.com. Página visitada em 26 de Dezembro de 2010.
  2. Explore: East Coast Rap. www.allmusic.com. Página visitada em 26 de Dezembro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre hip hop, integrado ao Projeto Hip hop é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.